PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação 7

    Pragas que ela vai ter de receber pela Lei de Causa e Efeito, pela implacável volta que é a Lei do Retorno, como diz São Paulo:
    "QUE NINGUÉM SE ILUDA: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER, AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR ISSO MESMO TERÁ DE COLHER".
    Pode praticar suas infâmias, mas vai recebê-las todas de volta; pode trair, mas será traído; pode esmagar, mas será esmagado. O tempo não marcha em vão. Não sairás da prisão até pagares o último ceitil, que esta é a Lei.
    BABILÔNIA, portanto, ainda existe para pecar e suas pragas são ainda futuras depois da queda. Os que fazem BABILÔNIA se aplicar exclusivamente ao Papado, pretendem que a queda de BABILÔNIA seja a perda do poder civil pela Igreja Papalina. Mas, tal opinião não se coaduna com a profecia por vários motivos, é o que vamos ver amanhã.
    Sei muito bem que muita gente está adorando esta explicação, embora tenha a impressão de estar entrando, assim, na Amazônia, naquelas florestas impenetráveis. Mas, é assim mesmo, porque o Apocalipse não é livro fácil de explicar por mais que a gente queira ser simples, não pode. 
    Vai até o limite, do contrário desfigura a profecia, e não pode tirar uma vírgula nem acrescentar uma vírgula, e não pode deixar o plano da seriedade como que este livro tem de ser apresentado. É a última advertência, é o último aviso ao mundo em perigo, principalmente ao nosso Brasil. 
    Mas, se o Brasil souber Apocalipse dominará o Mundo. É o nosso desejo.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE, E VIVA JESUS!
   
PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação 6

     A união ilícita com o mundo e que BABILÔNIA é culpada, é uma prova positiva de que não se trata do poder civil. O fato de o POVO DE DEUS estar no meio dela antes de ser destruída, é uma prova de que ela é professamente um povo religioso. 
    Observem bem, por esse motivo não será evidente que a BABILÔNIA DO APOCALIPSE é a professa igreja unida com o mundo, seja essa igreja qual for?
    Católica, Protestante, Espírita, Judaica, Muçulmana, mas, avacalha com o mundo, abastardada com os costumes mundanos?
    A QUEDA DE BABILÔNIA vai ocupar toda a nossa atenção. É uma das passagens mais importantes do livro que fecha a Bíblia Sagrada, do livro que nos abre os olhos sobre o que vem lá até o fim. Depois sabemos o que constitui BABILÔNIA. Não será difícil entender o que significa a declaração de que BABILÔNIA CAIU. Ora, como BABILÔNIA não é uma cidade literal, a queda não pode ser uma queda literal, já vimos que absurdo isto poderia representar. 
    E além disto, entre a queda e a destruição de BABILÔNIA, é mantida a mais nítida distinção pela própria profecia. BABILÔNIA cai antes de ser lançada com ímpeto no mar como grande mó e queimada no fogo. A queda é, portanto, uma queda moral, porque depois da queda é dirigida a voz ao POVO DE DEUS que ainda está em contato com ela: "SAI DELA POVO MEU". 
    E o motivo é, logo a seguir, apresentado. Sair dela para quê?
    "PARA QUE NÃO SEJAS PARTICIPANTE DOS SEUS PECADOS E PARA QUE TAMBÉM NÃO RECEBAS AS SUAS PRAGAS".
 
PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação 5

    É a vontade de JESUS que Sua IGREJA fosse uma só. Orou para que seus discípulos fossem UM, como Ele e o PAI eram e são eternamente UM. Porque isso daria poder ao Seu Evangelho, levaria o mundo a não descrer Dele. 
    Mas que acontece em vez disso?
    Olhai para a confusão que existe no mundo Protestante igual ao do mundo Católico, igual ao do mundo Espírita, igual ao do mundo Judaico ou Muçulmano. Olhai para os muitos muros de separação que os dividem - uma colcha de retalhos - e para os muitos credos discordantes, como as línguas dos que foram dispersos na Torre de Babel. Convenhamos que, DEUS não tem culpa de tudo isso, DEUS não tem nada com isso, porque não é o autor disso. E, é justamente este estado de coisas que a palavra BABILÔNIA, como termo descritivo, designa com muita propriedade. É, evidentemente, empregado para este mesmo fim e não é termo de censura. Em vez de se deixar excitar por sentimentos e ressentimentos quando esse termo é mencionado, o povo devia antes examinar a sua posição para ver se, na fé ou na prática, é culpado de algum contato com a grande cidade, cidade da confusão e, caso positivo, separar-se imediatamente dela, ter coragem para isto.
    Por quê?
    Porque a verdadeira IGREJA DE DEUS tem de ser uma VIRGEM CASTA. É a definição de São Paulo na II Epístola aos Coríntios, capítulo 11: 2: 
    "PORQUE A IGREJA QUE SE JUNTA COM O MUNDO EM AMIZADE DÚBIA NÃO PASSA DE MERETRIZ".
    É este contato ilícito com os reis da terra que a constitui a GRANDE PROSTITUTA. Quem o diz não sou eu, é o próprio JESUS no APOCALIPSE, capítulo 17. Assim a igreja Judaica, a princípio esposada com o SENHOR, basta ver o Profeta Jeremias, capítulos 2, 3 e 31.
    "TORNOU-SE UMA MERETRIZ". Quem o diz? O Profeta Ezequiel, no capítulo 16.
    "ESTA IGREJA QUANDO APOSTATOU DE DEUS FOI CHAMADA SODOMA". Quem o diz? O Profeta Isaías, capítulo 1.
    Exatamente como A GRANDE CIDADE BABILÔNIA, é também chamada no Apocalipse, capítulo 11.
PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação  4

    O Novo Testamento fala nos mais decididos termos contra adornos e extravagâncias no vestuário. Entretanto, onde havemos de procurar a ostentação das últimas modas, os trajes mais preciosos, os adornos mais faustosos, os mais ricos diamantes, as mais ofuscantes joias deste mundo, de que em uma reunião de igreja Romana ou igreja Protestante, num domingo agradável e "society"? 
    Tal é hoje o estado do mundo religioso, que muitos na prossecução da sua carreira, como advogados, médicos, políticos, reis do comércio, etc, procuram pela entrada do contato eclesiástico, sucesso nos seus negócios, honra na sociedade, altos cargos no governo, posições lucrativas por toda a parte. 
    Triste, dolorosa, nefanda verdade, mas é a verdade. E muito mais do que isto se verá quando, como já explicamos aqui, a Igreja e o Estado se unirem na AMÉRICA DO NORTE, segundo eles querem de uma profissão religiosa se tornar qualificação para cargos políticos. Adotar uma forma de piedade por esses motivos, deve ser, em extremo, abominável diante de DEUS. 
    Estas mesmas classes, porém, são recebidas de braços abertos pelas igrejas, por quê? Porque isso as tornam ainda mais populares ou ricas.
    BABILÔNIA é representada como traficando com as almas dos homens. Um costume comum na igreja Inglesa parece aqui perfeitamente abrangido. Ali, lugares vagos são, por vezes, postos à venda; quem mais oferecer, sem se atender as suas qualificações morais, ou a sua posição espiritual, torna-se o proprietário dos rendimentos que competem à posição e o Pastor do povo daquela paróquia.
    Vindo aos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, olhai para todas as artes e planos empregados para atrair as multidões, não para converter e salvar pessoas e suas almas, mas para ganhar patrocínio comercial e influência política, tirar vantagens materiais.
    O mais desastroso resultado de tudo isso é que "o ministro de Deus" tem de pregar coisas brandas, lisonjear os ouvidos da moda com fábulas muito agradáveis... É chover no molhado. 
    Pregar o Evangelho para distrair os ricos e poderosos? Essa não!
 
PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação 3
    Mas, a igreja Protestante manifestou o mesmo espírito. Basta recordar Miguel Cervet, queimado pelos protestantes de Genebra sob a direção de Calvino. 
    Quem é que pode contestar esta verdade?
    Os dissidentes, durante muito tempo oprimidos pela Igreja Inglesa, também aí, figuram os Quakers enforcados, Batistas açoitados pelo próprios pais puritanos da Nova Inglaterra, por sua vez, fugitivos de igual opressão da Igreja Inglesa. 
    Mas dirão alguns: Esses acontecimentos já passaram, isso tudo pertence ao passado, o passado morreu... Pode ser, mas a História não morreu, e o passado vive na História. Esses fatos provam que quando pessoas dirigidas por forte preconceito religioso, têm o poder de coatar os dissidentes, não se podem eximir de usar o estado de coisas que antevemos nos ESTADOS UNIDOS em cumprimento da profecia final do capítulo 13.
    Esta é a verdade.
    Recordemos, também, quantos se afastaram dos ensinos de JESUS sob outros aspectos. O CRISTO mandou que seu POVO não se agarrasse aos tesouros deste mundo, mas a igreja popular, como um corpo, mostra maior avidez de riquezas do que os próprios mundanos.
    Quantas igrejas não são dominadas por Mamon? E, entretanto, JESUS diz: 
    "NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E A MAMON" (A DEUS E A RIQUEZA). 
    JESUS, diz ainda:
    "NÃO QUEIRAS SER CHAMADO MESTRE, RABI, MESTRE OU DOUTOR DA LEI, PORQUE UM SÓ É O VOSSO MESTRE - O CRISTO DE DEUS".
    Fazer uma coisa destas é participar do mesmo espírito que levou homens ambiciosos a pretenderem ser a CABEÇA DA IGREJA, sucessor de São Pedro, o primeiro Papa que nunca foi Papa, o Vigário do Cristo - um verdadeiro Deus na face da Terra.
    Todavia, quantos na igreja Protestante, nesta imitação de Roma, adotam o título de Reverendo? Na versão inglesa das Escrituras Sagradas, Reverendo só se aplica a DEUS: SANTO E REVERENDO É O SEU NOME. Mas, não contente com  isso, alguns ainda dizem: Reverendíssimo - muito Reverendo.
   
PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação 2
    Sob esta CABEÇA é que vem a BESTA DE DUAS PONTAS representada nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, embora não seja somente constituída por ela, guerra, opressão, mundanismo, "crê ou morre", do outro lado, a busca do prazer, a conservação de muitos erros da velha igreja de Roma. Identificam com uma triste e fiel exatidão, grande parte das igrejas protestantes, constituindo também, esta grande BABILÔNIA. Idem, o baixo espiritismo, o espiritismo que nada tem da pureza de Allan Kardec, de Flamarion, de Gabriel Delane, de Leon Denis e tantos pioneiros, como aqui no Brasil, Leopoldo Machado, o Legionário número 2. 
    Infelizmente, vamos reconhecer, o Espiritismo no Brasil se presta às maiores fraudes, às maiores loucuras, às maiores baixezas. Hoje se alguém quer vender um terreno consulta um "espírito"... todos querem saber o seu futuro, então vão aos cartomantes e nos donos de "bolas de cristal". Se alguém quer saber se o Irmão Zarur é honesto, vão para um "terreiro" qualquer e, aí perguntam ao "santo", ou ao "pai de santo". Assim é o espiritismo na sua quase totalidade no Brasil: espiritismo baixo, espiritismo que não é, absolutamente, a imagem daquele que está Codificado pelo grande insigne Allan Kardec, e que foi completado brilhantemente por João Batista Roustaing. Não é o Espiritismo de Bezerra de Menezes, não é o Espiritismo de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, infelizmente. 
    O baixo espiritismo é o que aparece aqui no Apocalipse como um flagelo da humanidade, e JESUS me aplaude por dizer estas palavras, porque Ele sabe que tudo isto é verdade. Ninguém pode brincar impunemente com as coisas da alta espiritualidade. 
    Mas uma vista de olhos sobre alguns modos como a igreja Protestante procedeu, mostra muito melhor, porque também ela faz parte desta grande BABILÔNIA, isto é, a sua parte irreconhecível, sua parte baixa, apodrecida, vilipendiada.
    Roma tendo poder, destruiu multidões dos que considerava hereges, fez a inquisição e levou tanta gente à fogueira, inclusive Joana D'Arc que ela mesma depois canonizou.
    Então, afinal, o Papa é infalível ou não é infalível?
    Se é infalível, como permitiu queimar Joana D'Arc viva?
    Depois vem o arrependimento da ICAR e canoniza Joana D"Arc... Qualquer criança vê que isso não está certo.
PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR

    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA TODO O SEMPRE!
    Este é o Apocalipse, capítulo 14: 6 a 12:
    E VI OUTRO ANJO VOAR PELO MEIO DO CÉU E TINHA O EVANGELHO ETERNO PARA O PROCLAMAR AOS QUE HABITAM SOBRE A TERRA, E A TODA NAÇÃO, E TRIBO, E LÍNGUA, E POVO, DIZENDO COM GRANDE VOZ: TEMEI A DEUS E DAI-LHE GLÓRIA, PORQUE VINDA É A HORA DO SEU JUÍZO. E ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU, E A TERRA, E O MAR, E AS FONTES DAS ÁGUAS. E OUTRO ANJO SEGUIU DIZENDO: CAIU, CAIU BABILÔNIA! AQUELA GRANDE CIDADE QUE A TODAS AS NAÇÕES DEU A BEBER DO VINHO DA IRA DA SUA PROSTITUIÇÃO. E SEGUIU O TERCEIRO ANJO DIZENDO COM GRANDE VOZ: SE ALGUÉM ADORAR A BESTA E A SUA IMAGEM E RECEBER O SINAL NA SUA TESTA, OU NA SUA MÃO, TAMBÉM O TAL TERÁ DE BEBER DO VINHO DA IRA DE DEUS, QUE SE DEITOU NÃO MISTURADO, NA CÁLICE DA SUA IRA, E SERÁ ATORMENTADO COM O FOGO E ENXOFRE DIANTE DOS SANTOS ANJOS E DIANTE DO CORDEIRO DE DEUS. E O FUMO DO SEU TORMENTO SOBE PARA TODO O SEMPRE, E NÃO TEM REPOUSO NEM DE DIA NEM DE NOITE, OS QUE ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM E AQUELE QUE RECEBER O SINAL DO SEU NOME. AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA DOS SANTOS, AQUI ESTÃO OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ DO CRISTO JESUS. 
    Estamos vendo o significado de BABILÔNIA neste Apocalipse, que é o livro das profecias finais.
    BABILÔNIA significa a igreja mundana universal, isto é, a parte podre de cada religião, a parte podre de todas as religiões deste mundo.
    A grande cidade, como já vimos, que é apresentada como sendo composta de três divisões. Assim as grandes religiões do mundo podem ser distribuídas debaixo de três capítulos:
    A primeira - a mais velha e a mais espalhada é o paganismo, particularmente simbolizado pela forma de um DRAGÃO;
    A segunda - é a grande apostasia romana simbolizada na BESTA;
    A terceira - são as suas filhas, isto é, descendentes daquela igreja.
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação 7

    BABILÔNIA embriagou todas as nações com o vinho da sua fornicação, isto é, suas falsas doutrinas, nada menos portanto, simbolizar do que a igreja mundana universal é essa BABILÔNIA. É A PARTE PODRE DE CADA RELIGIÃO. Está claro agora? BABILÔNIA é isto: 
    CADA RELIGIÃO TEM A SUA PARTE PODRE. O CONJUNTO DESSA PODRIDÃO É BABILÔNIA. 
    A grande cidade BABILÔNIA é apresentada como sendo composta de três divisões. Assim as grandes religiões do mundo podem ser distribuídas debaixo de três capítulos:
    A PRIMEIRA - A mais velha e a mais espalhada é o paganismo separadamente simbolizado sob a forma de um DRAGÃO.
    A SEGUNDA - É a grande apostasia romana simbolizada na BESTA, e,
    A TERCEIRA - são as filhas descendentes dessa igreja. A mãe é mundana e as filhas caíram no mundo. Sob esta cabeça é que vem a BESTA DE DUAS PONTAS, embora não seja só constituída por ela. 
    Guerra, opressão, mundanismo, o poder do credo, a busca do prazer, a obsessão do sexo e a conservação de muitos erros da velha igreja romana identificam, com triste e fiel exatidão, grande parte das igrejas protestantes, como também o baixo espiritismo que é uma praga desgraçada. Tudo isso constitui a GRANDE BABILÔNIA.
    Mas não temos mais tempo por hoje, estamos dando um Apocalipse que não é católico, nem judaico, nem protestante, nem espírita. É a LBV - CAMPO NEUTRO - dando o Apocalipse neutro como JESUS o daria em pessoa, acima de todas as divisões, de toda arrogância dos sectarismos intolerantes. É o clima respirável da LBV acima de todos os ódios. Do contrário não se poderia dar o Apocalipse e, na verdade, nunca se deu Apocalipse assim no mundo, não só no Brasil, NUNCA SE DEU NO MUNDO! Porque, ora é dado por um católico, ora é dado por um espírita, por um judeu, por um protestante, e aí já perdeu todo o equilíbrio e todo o merecimento. LBV é CAMPO NEUTRO - respeita todas as concorrentes mas pede licença e diz: EU TENHO QUE DAR O APOCALIPSE DE JESUS! PODE SER? Principalmente agora, porque JESUS ESTÁ VOLTANDO PARA ACABAR COM TODA ESSA MISÉRIA RELIGIOSA QUE VAI PELO MUNDO, GERANDO A MISÉRIA POLÍTICA, CIENTÍFICA, FILOSÓFICA, ARTÍSTICA E TUDO MAIS.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE, E VIVA JESUS!
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação 6

    BABILÔNIA significa a igreja mundana universal. Excluídos os dois dos três únicos significados possíveis, resta apenas este. Mas não somos abandonados neste assunto a esta espécie de raciocínio  "a priori". BABILÔNIA é chamada uma MULHER - uma MULHER usada como símbolo significa uma igreja. Interpretamos como sendo uma igreja a MULHER do capítulo 12; a do capítulo 16 devia, sem dúvida, interpretar-se como significado também de uma igreja. 
    O caráter da MULHER representa o caráter da igreja em questão: representando uma MULHER CASTA - uma igreja pura; uma MULHER corrupta - uma igreja impura ou apóstata. A MULHER BABILÔNIA é uma prostituta, mãe de filhas iguais a ela. Esta circunstância, bem como o seu próprio nome, mostra que BABILÔNIA não está circunscrita a qualquer isolado corpo eclesiástico, mas deve ser composta de vários corpos eclesiásticos, não há dúvida. Deve englobar tudo que tem natureza semelhante e representar a igreja corrupta ou apóstata no planeta Terra. Isto explicará, talvez, a linguagem do Apocalipse 18: 24, pela qual vemos que, quando DEUS imputar à GRANDE BABILÔNIA o sangue dos seus mártires, nela se encontrará o sangue dos profetas e dos santos e de todos os que foram mortos neste mundo.
    A Igreja Grega é a igreja estabelecida na Rússia e na Grécia. A Igreja Luterana é a igreja estabelecida na Prússia, Holanda, Suécia, Noruega e parte dos pequenos Estados Germânicos. A Inglaterra tem a sua Igreja Episcopal com sua religião de Estado, e outros países têm suas religiões estabelecidas e se opõem zelosamente aos dissidentes.
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação  5


    Assim se vê que o anjo representa as CABEÇAS como MONTES. Explica depois os MONTES como sendo SETE SUCESSIVOS REIS ou FORMAS DE GOVERNOS. O significado é transferido de um símbolo para o outro, não é dada uma explicação do segundo símbolo. Do argumento anterior, segue-se que a MULHER não pode representar uma cidade literal, porque sendo simbólicos os MONTES sobre os quais a MULHER ESTÁ SENTADA, uma MULHER, ou melhor uma CIDADE literal, não pode estar sentada sobre os MONTES simbólicos. Além disso, Roma era sede do DRAGÃO do capítulo 12, e este foi transferido para a BESTA (Apocalipse 13: 2), tornando-se a sede da BESTA, mas constituiria uma singular mistura de figuras tomar a sede sobre a que ESTÁ SENTADA A BESTA, e fazer que uma MULHER se sente sobre a BESTA.
    e - Se a cidade de Roma fosse a BABILÔNIA DO APOCALIPSE um contra-senso teríamos no capítulo 18, que vamos ver nos seus versículos 1 a 4, visto que neste caso a QUEDA DE BABILÔNIA seria subversão e destruição da cidade, de fato sua completa consumição pelo fogo segundo o versículo 8.
    Mas vamos observar o que se passa depois da queda: BABILÔNIA torna-se morada de demônios, coito de todo espírito imundo, coito de toda ave imunda e desprezível e abominável. 
    Como pode isto acontecer a uma cidade depois de esta cidade ser destruída e completamente abrasada pelo fogo?
    Mas, pior ainda, depois de tudo isto houve-se uma voz dizendo:
    SAI DELA POVO MEU!
    Está o Povo de DEUS em Roma?
    Na sua maior parte não está, mesmo no melhor estado de Roma, no melhor tempo de Roma. 
    Mas quantos podemos supor que ali estejam, que sejam chamados a sair dela, depois de a cidade ser abrasada com fogo?
    Não é necessário dizer mais para provar que BABILÔNIA não pode ser a cidade de Roma.
   
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    O princípio em que se baseia esta interpretação é a suposição de que a explicação de um símbolo tem que ser sempre literal, mas cai por terra desde o momento em que se mostra que os símbolos por vezes são explicados por outros símbolos, explicando-se então estes. Isso pode facilmente acontecer.
    Por exemplo, no Apocalipse, capítulo 11, versículo 3, é apresentado o símbolo das DUAS TESTEMUNHAS. O versículo seguinte diz: ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA.
    Neste caso, o primeiro símbolo é o mesmo que outro símbolo, que por sua vez é claramente explicado algures. 
    O mesmo acontece com o caso que temos aqui diante de nós: "AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES. A MULHER QUE VISTE É A GRANDE CIDADE". Não será difícil mostrar que tanto OS MONTES como A CIDADE são usados simbolicamente. Diante de tudo isto, temos de prestar atenção aos pontos seguintes:
    a - Somos informados, no capitulo 13, de que uma das SETE CABEÇAS foi ferida de morte. Esta CABEÇA não pode, portanto, ser um MONTE literal, porque seria absurdo dizer que UM MONTE FOI FERIDO DE MORTE.
    b - Cada uma das SETE CABEÇAS tem sobre si uma COROA. Ora, quem viu jamais um MONTE literal adornado com uma COROA?
    c - AS SETE CABEÇAS se sucedem, evidentemente em ordem de tempo, porque lemos aqui: CINCO JÁ CAÍRAM, UM EXISTE, O OUTRO AINDA NÃO CHEGOU, AINDA NÃO É VINDO (Apocalipse, cap. 17: 10). Mas as SETE COLINAS sobre que Roma está edificada não são sucessivas. Seria absurdo aplicar-lhe semelhante linguagem.
    d - Segundo o Profeta Daniel, cap. 7: 6, comparado com o próprio Daniel no seu capítulo 8: 18 a 22, as CABEÇAS significavam governos, e ainda segundo Daniel, capítulo 2: 35 e 44; Profeta Jeremias, capítulo 51: 25, os MONTES  significam REINOS.
    Segundo estes fatos, a versão do Apocalipse capítulo 17: 9 e 10, dada pelo professor Witten, que é uma tradução literal do texto, isto é, no pé da letra, remove então, a obscuridade. As SETE CABEÇAS são os SETE MONTES sobre os quais a MULHER ESTÁ SENTADA, e são SETE REIS.
 
 


   
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação  3

    Ora, examinando estes pontos, mostraremos primeiro o que não é BABILÔNIA. Vamos por exclusão, que fica muito mais fácil:
    1º - BABILÔNIA não se limita à Igreja de Roma. Não se pode negar que essa Igreja é uma parte constitutiva muito importante da GRANDE BABILÔNIA. As descrições do capítulo 17 aplicam-se, muito particularmente, a essa Igreja. Mas o nome que ela traz na sua testa: MISTÉRIO. A GRANDE BABILÔNIA, MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA, revela outras relações familiares.
    Se a Igreja é a mãe, quais são ou quem são as filhas?
    O fato em se falar nestas filhas mostra que, além da Igreja, há outros corpos religiosos incluídos nesta estreita designação. Tem estreita ligação com a Igreja de Roma, além disso haverá um apelo feita em relação com esta mensagem:
    SAI DELA POVO MEU (Apocalipse 14: 1 a 4).
    E como esta mensagem é localizada na presente geração?
    Segue-se que se BABILÔNIA apenas se referiu à Igreja Romana, que o POVO DE DEUS como corpo, se encontra na comunhão dessa Igreja e deve ser chamado a sair dela, mas, pelo menos nenhum protestante estará disposto a adotar semelhante conclusão.
    Vamos então ao segundo:
    BABILÔNIA não é a cidade de Roma. 
    O argumento para mostrar que a cidade de Roma é a BABILÔNIA do Apocalipse, é assim apresentado: 
    O anjo disse a João que a MULHER que ele tinha visto era a grande cidade que reinava sobre os reis da Terra e, que as sete cabeças da besta são sete montes sobre os quais a mulher está sentada. 
    Então, tomando a cidade e os montes nesse sentido literal e encontrando Roma justamente edificada sobre sete colinas, é feita, imediatamente, a aplicação à Roma literal.
    
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação 2


    Vamos, então, à segunda mensagem. Esta que segue a primeira, é anunciada (versículo 8) com estas poucas palavras:
    E OUTRO ANJO O SEGUIU, DIZENDO: CAIU, CAIU BABILÔNIA! AQUELA GRANDE CIDADE QUE A TODAS AS NAÇÕES DEU A BEBER DO VINHO DA IRA DA SUA PROSTITUIÇÃO.
    A cronologia desta mensagem é determinada em grande parte pela primeira mensagem. Esta não pode preceder aquela. Mas aquela, como vimos, está limitada nos últimos dias. Esta, todavia, deve ser dada antes do FIM, porque nenhum acontecimento desta espécie é possível depois desse acontecimento. É, portanto, uma parte daquele movimento religioso que toma lugar nos ÚLTIMOS DIAS com referência especial à VOLTA DE JESUS. Segue-se, portanto, naturalmente, o desejo de saber.
    Mas, e essa Babilônia o que é que significa? E por que que Babilônia caiu?
    Qual é afinal a sua queda? O que é que isto significa?
    Como se realizou este acontecimento?
    Vamos logicar:
    Quanto a etimologia da palavra, algumas coisas sabemos pelas lições marginais do Gênesis, capítulo 10: 10; cap. 11: 9 - "O começo do reino de Nemrode foi Babel ou Babilônia; o lugar foi chamado assim porque DEUS confundiu a lingua dos construtores da torre".
     Na verdade a palavra significa "CONFUSÃO", e até hoje nós dizemos: Está uma Babilônia que ninguém entende. A palavra é aqui usada em sentido figurado para designar a grande cidade simbólica do Apocalipse, com  referência especial ao significado do termo e as circunstâncias de que se originou. Aplica-se, portanto, a alguma coisa em que, especificando sua principal característica, se pode escrever a palavra - CONFUSÃO.
    Há apenas três objetos possíveis que a palavra pode se aplicar, e são eles, pela ordem:
    1º - O mundo religioso apóstata em geral;
    2º - A Igreja Papal, em particular;
    3º - A cidade de Roma.
    
PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR

    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA TODO O SEMPRE!
    Estamos analisando o Apocalipse de JESUS segundo São João, em seu capítulo 14: 6 a 12:
    E VI OUTRO ANJO VOAR PELO MEIO DO CÉU E TINHA O EVANGELHO ETERNO PARA O PROCLAMAR AOS QUE HABITAM SOBRE A TERRA, E A TODA NAÇÃO, E TRIBO, E LÍNGUA, E POVO, DIZENDO COM GRANDE VOZ: TEMEI A DEUS E DAI-LHE GLÓRIA, PORQUE É VINDA A HORA DO SEU JUÍZO. E ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU, E A TERRA, E O MAR, E AS FONTES DAS ÁGUAS. E OUTRO ANJO O SEGUIU DIZENDO: CAIU, CAIU BABILÔNIA! AQUELA GRANDE CIDADE QUE A TODAS AS NAÇÕES DEU A BEBER DO VINHO DA IRA DA SUA PROSTITUIÇÃO. E AINDA O SEGUIU O TERCEIRO ANJO, DIZENDO COM GRANDE VOZ: SE ALGUÉM ADORAR A BESTA E A SUA IMAGEM E RECEBER O SINAL NA SUA TESTA, OU NA SUA MÃO, TAMBÉM O TAL TERÁ DE BEBER DO VINHO DA IRA DE DEUS QUE SE DEITOU NÃO MISTURADO NO CÁLICE DA SUA IRA E SERÁ ATORMENTADO COM O FOGO E ENXOFRE DIANTE DOS SANTOS ANJOS E DIANTE DO CORDEIRO DE DEUS. E O FUMO DO SEU TORMENTO SOBE PARA TODO O SEMPRE, E NÃO TEM REPOUSO NEM DE DIA NEM DE NOITE, OS QUE ADORAM A BESTA E A SUA IMAGEM E AQUELE QUE RECEBER O SINAL DO SEU NOME. AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA DOS SANTOS, AQUI ESTÃO OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ DO CRISTO JESUS.
    Estávamos exatamente naquela passagem da parábola das Bodas. Evidentemente, porque agora está patente a relação dessa parábola com a mensagem que estamos a examinar. Salienta um período de preparação dos hospedes para as Bodas do Cordeiro que é a obra do juízo a que a mensagem nos leva quando diz, claramente:
    VINDA É A HORA DO JUÍZO DE DEUS.
    E doravante esse tempo ESTA MENSAGEM devia ser proclamada com grande voz. Saiu com o poder assim indicado entre os anos de 1840 e 1844, mais especialmente no movimento do 7º mês do último ano, levando-se ao fim dos DOIS MIL E TREZENTOS DIAS, quando começou a obra do juízo ao iniciar o CRISTO a obra de purificação do Santuário. Mas, como já demonstramos aqui, não traz o fim da provação, mas apenas o período do JUÍZO INVESTIGATIVO, neste Juízo estamos nós vivendo e, durante este tempo, são proclamadas outras mensagens como declara adiante o Profeta.
PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação  7

    Falamos, então, do clamor da meia-noite desta parábola no verão de 1844. 
    As virgens loucas disseram às virgens prudentes:
    DAI-NOS DO VOSSO AZEITE, ANTES QUE AS NOSSAS LÂMPADAS SE APAGUEM. Mas as virgens prudentes responderam: ORA, IDE E COMPRAI-O PARA VÓS. Então,  elas indo comprá-lo o Esposo chegou. 
    Não se trata aqui da vinda do CRISTO à Terra, porque é uma vinda que precede as bodas, mas às BODAS, isto é, a recepção do Reino pelo capítulo 21, devem preceder a Sua vinda à Terra para receber para si mesmo o seu POVO que há de ser convidado para a festa nupcial (Evangelho segundo São Lucas, capítulo 19: 12, e Apocalipse, como vamos ver no capítulo 19: 7 a 9).
    Esta vinda na parábola, deve, portanto, ser a mesma que a do ANCIÃO DE DIAS de que nos fala o Profeta Daniel, cap. 7: 13 e 14. 
    E as que estavam preparadas foram com Ele para as BODAS E A PORTA SE FECHOU. Depois de o Esposo vir para as Bodas, há um exame dos convidados para ver quem está em condições de participar da festa, segundo a parábola de JESUS, Mateus, cap. 22, versículos 1 a 3. Como último ato antes das Bodas, o Rei vem ver os convidados para verificar se todos estão convenientemente trajados com as vestes nupciais e, todo aquele que, após o devido exame, for achado com as vestes, é aceito pelo Rei. Nunca mais perde suas vestes, porque está certo da importância pela salvação.  Mas esta questão para o Reino, pode apenas ser determinada pelos juízes investigativo do Santuário.
    Vocês estão preparados? Nós estamos preparados?
    Estaremos todos com as vestes nupciais em ordem?
    Eis a grande pergunta:
    Se JESUS voltasse agora vocês poderiam recebê-lo? Poderiam ir ao encontro de JESUS?
    JESUS ESTÁ VOLTANDO! Estejamos preparados para a Sua volta porque pode ser a qualquer momento.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE, E VIVA JESUS!
 

PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação 6

    O grande período de 2300 dias que era o período mais importante na indicação do tempo definido naquela proclamação, estende-se até a purificação do Santuário, e a purificação do Santuário não é a purificação de qualquer parte da Terra, mas, é a última obra do NOSSO GRANDE SUMO SACERDOTE NO SANTUÁRIO CELESTIAL antes da Sua vinda à Terra. 
    Basta recordar o que está em Daniel, cap. 8: 14, e compreendemos que, enquanto tem lugar a obra da PURIFICAÇÃO DO SANTUÁRIO, é que a última mensagem de misericórdia é proclamada aos homens. Ver-se-á, portanto, que os períodos proféticos e a proclamação baseada sobre eles não se estendem até a volta do CRISTO DE DEUS. 
    Que o erro feito pelos Adventistas em 1844 não foi no tempo. Demonstrou-se pelo argumento sobre as SETENTA SEMANAS, os DOIS MIL E TREZENTOS DIAS do Profeta Daniel, cap. 9; que foi na natureza do acontecimento a ocorrer no fim desses dias, mostrou-se no argumento sobre o SANTUÁRIO, também Daniel, cap. 8. Supondo que a Terra era o Santuário e que a sua purificação devia realizar-se pelo fogo ao se manifestar o SENHOR desde o céu, esperavam, naturalmente, o aparecimento de JESUS no FIM DOS DIAS. Pela sua má compreensão e interpretação deste ponto sofreram uma decepção tremenda, embora tudo o que a profecia declarava e tudo o que lhes estava indicado esperassem, teve lugar nesse tempo com uma exatidão absoluta. 
    Começou, então, a purificação do SANTUÁRIO, mas este fato não trouxe o CRISTO à Terra, porque a Terra não é O SANTUÁRIO. Sua purificação não implica a destruição do Mundo porque é realizada com o sangue de uma oferta de sacrifício e não com fogo, e aqui estava o amargo daquele FAMOSO LIVRINHO para a IGREJA DE DEUS (Apocalipse, cap. 10: 10). 
    Aqui estava a vinda de um como o FILHO DO HOMEM, não a esta Terra, mas ao ANCIÃO DE DIAS (Profeta Daniel, cap. 7: 13 e 14); aqui estava a vinda do ESPOSO para as BODAS, segundo a parábola das DEZ VIRGENS, como vemos no Evangelho de JESUS segundo São Mateus, capítulo 25. 
PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação 5

    Foi por causa das decepções continuadas, que os filhos de Israel sofreram no deserto e tantas vezes negaram a PRESENÇA DE DEUS. São-nos apresentados como um aviso para que não caiamos no mesmo exemplo de incredulidade, mas deve ser evidente para todo estudante das Sagradas Escrituras que o anjo que proclama a HORA DO JUÍZO DE DEUS não dá a última mensagem  de misericóridia.
    O Apocalipse no seu capítulo 14, apresenta outras duas proclamações posteriores antes do fim da provação humana. Este fato, por si só, basta para provar que a vinda de JESUS não tem lugar sem que a segunda e terceira proclamações sejam devidamente acrescentadas à primeira. O mesmo pode, também, ver-se no fato que após o anjo do capítulo 10, ter JURADO QUE NÃO HAVERIA MAIS TEMPO, é anunciada outra obra de profetizar perante muitos povos e nações, por onde compreendemos que o primeiro anjo prega a vinda da HORA DO JUÍZO DE DEUS, isto é, prega o término dos períodos proféticos, e que este é o tempo em que ele jura não haver mais tempo.
    O JUÍZO começa, necessariamente, antes da volta de JESUS, porque Ele vem executar o JUÍZO. São Judas Tadeu, versículos 14 e 15 (porque só tem um capítulo); Apocalipse, cap. 22: 12; II Epístola de São Paulo a Timóteo, cap. 4: 1: 
    "E AO TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA CONFERE A IMORTALIDADE A TODO AQUELE QUE É JUSTO, E PASSA POR ALTO TODOS OS ÍMPIOS DO MUNDO."
    Portanto, o juízo investigativo precede a execução do mesmo pelo REDENTOR, compete a DEUS PAI presidir a esta obra investigativa como está anunciado no Propfeta Daniel, cap. 7, no velho Testamento da Bíblia Sagrada. Neste Tribunal o FILHO termina a sua obra como o ÚNICO SUMO SACERDOTE e é COROADO REI. Daí vem à Terra executar as decisões do PAI. 
    É esta a obra de Juízo pelo PAI que o primeiro anjo apresenta neste Apocalipse.

PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    A advertência de João Batista que devia preparar o caminho para o primeiro advento de JESUS foi de curta duração, de uma extensão limitada. A cada testemunho profético que apoiava a obra de São João, temos vários que apoiam a proclamação do próximo advento do CRISTO. São João não tinha o auxílio da imprensa para divulgar a sua proclamação, não tinha também a facilidade dos carros de Naum, era um homem humilde, vestido de pele de camelo e não operava milagres, como diz o Evangelho. Se os Fariseus e Doutores da Lei rejeitaram o conselho de DEUS contra si próprios, não sendo batizados por João, quão grande deve ser a culpa dos que rejeitam a advertência enviada por DEUS para preparar o caminho do segundo advento do FILHO UNIGÊNITO.
    Mas, aqueles que esperavam JESUS em 1843 e 1844 sofreram uma grande decepção. Este fato constitui para muitos, motivo bastante para negar a mão de DEUS nessa obra. A Igreja Judaica ficou decepcionada, quando no fim da obra de João Batista, se apresentou JESUS como o Prometido MESSIAS desde Moisés. 
    É incrível!
    E os discípulos ainda mais tristemente ficaram decepcionados quando Aquele que esperavam libertassem Israel; foi preso, foi morto, e depois da ressurreição, quando ainda esperavam que Ele restituísse de novo o reino a Israel, tiveram outra decepção ao compreenderem que Ele ia voltar para o PAI, e que eles haviam de ser abandonados por um longo tempo de angústia e tribulação.
    É sempre assim, a História se repete, o Apocalipse também, os símbolos também, os símbolos se repetem conforme as épocas. Aí cabe, perfeitamente, a LBV e cabe, perfeitamente O IRMÃO OPERÁRIO. 
    VEJA QUEM TEM OLHOS DE VER; OUÇA QUEM TEM OUVIDOS DE OUVIR.
    Porque, infelizmente, a maioria não entende essas coisas, temos que deixar o tempo passar. E, como dizia André Luiz: "O tempo não marcha em vão". 
    Mas a decepção não prova, jamais, que JESUS não mantenha a SUA MÃO a conduzir o SEU POVO. Devia levá-los a corrigir os seus erros, a vencer os seus pecados, jamais abandonar a sua confiança na DIVINA PROTEÇÃO. 

PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação 3

    Andrews na sua obra: AS TRÊS MENSAGENS DO APOCALIPSE, páginas 32 a 35, escreve o seguinte a respeito da mensagem que estamos agora estudando: 
    "Ninguém pode negar que foi dada esta advertência mundial de juízo breve, isto é, de próximo julgamento."
    Os tempos chegaram. A Natureza dá evidência aduzida em sua defesa, chama agora a nossa atenção como fornecendo o mais concludente testemunho de que foi mesmo uma mensagem do céu. Demonstrou-se estarem já realizadas nesta geração as grandes linhas gerais da história profética do Mundo. A grande cadeia profética de Daniel, cap. 2, assim como a dos capítulos 7, 8, 11 e 12, todas estão já cumpridas. Diga-se o mesmo da descrição profética de JESUS acerca da dispensação cristã, basta ver o Evangelho segundo São Mateus, cap. 24; segundo São Marcos, cap. 13; segundo São Lucas, cap. 21.
    Mostrou-se que os períodos proféticos de Daniel, 7, 8, 9 e 12; Apocalipse 11, 12 e 13, se harmonizam perfeitamente com esta proclamação e a apoiam.
    Os SINAIS NO CÉU, NA TERRA E NO MAR, na igreja e entre as nações, dão um testemunho uníssono em favor da advertência que DEUS dirigiu à família humana. Confrontar o Profeta Joel, cap. 2, versículos 30 e 31; Evangelho de JESUS segundo São Mateus, cap. 24: 29 a 31; Evangelho segundo São Marcos, cap. 13: 24 a 26; Evangelho de Jesus segundo São Lucas, cap 21: 25 a 36; e ainda São Paulo na II Epístola a Timóteo, cap. 3; a II Epístola de São Pedro, cap 3, e neste mesmo Apocalipse, como já vimos, cap. 6: 12 e 13. 
    E além do poderoso aparato de evidências sobre o qual esta advertência está baseada, o grande derramamento do ESPÍRITO DE VERDADE relativo a esta proclamação, foi um selo do céu na sua esplendente Verdade.
PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação 2


    Também Taylor no seu livro: "A VOZ DA IGREJA", páginas 342 a 344, fala nos seguintes termos da ampla difusão do advento: Em WITTEMBERG há uma colônia cristã com algumas centenas de membros que aguardam o breve advento do CRISTO. Também outra de igual crença nas margens do Cáspio; os Melocaners, grande povo dos dissidentes da igreja russa, a chamada Igreja Grega-Russa, que residem nas margens do Báltico, povo muito piedoso de quem se diz, tomando a Bíblia por um único credo, a única norma de sua fé, as Sagradas Escrituras, são também caracterizados pela expectativa do Reino imediato, visível, do CRISTO sobre a Terra. Na Rússia a doutrina da vinda do reino de JESUS é pregada em relativa extensão e aceita por muitos da classe mais pobre. Tem sido extensamente agitada na Alemanha, em particular ao sul entre os... Na Noruega, mapas e livros sobre o advento do CRISTO vem circulando amplamente e a doutrina está sendo recebedida por multidões. Entre os tártaros, isto é, na Tartária, prevalece a expectativa do segundo advento do CRISTO. Publicações inglesas e Norte Americanas sobre esta doutrina são enviadas para a Holanda, Alemanha, Índia, Irlanda, Constantinopla, Roma e para quase todas as estações missionárias do orbe terrestre.
    Por sua vez, Fox, missionário escocês junto ao povo chamado telewood, era um crente fervoroso, extremado na volta próxima do CRISTO DE DEUS. James Mac Gregor Bertrand, missionário escocês em Santa Helena, levantou o clamor naquela ilha fazendo muitos conversos e premillianistas. Pregou-se, também, nas estações missionárias da África do Sul. David Duord informa que uma grande proporção de missionários da Grã Bretanha, para tornar conhecido o Evangelho aos pagãos, e que atualmente trabalham na Ásia e na África, são millerianos e, Wolff, segundo os seus diários, proclamou o breve advento do SENHOR JESUS, na Palestina, no Egito, na costa do Mar Vermelho, na Mesopotâmia, na Criméia, na Pérsia, na Geórgia, através do império Otomano, na Grécia, na Arábia, Turquestão, Bukhara, Afeganistão, Cachemira, Industão, Tibet, Holanda, Escócia, Irlanda, Constantinopla, Jesusalém, Santa Helena e também a bordo no Mediterrâneo, na cidade de Nova York e a todas as denominações. Declara ele que pregou entre judeus, sírios, turcos, maometanos, persas, hindus, caldeus, sabeus; pregou a Pachás, Xeiques e Xás; a organtes e Bukhara, a Grécia, e todos receberam as suas pregações extraordinárias sobre o segundo advento do CRISTO DE DEUS. 
    Desse trabalho formidável, disse o jornal "Investigation": 
    "Ninguém, talvez, tenha dado maior publicidade à doutrina da segunda vinda de JESUS do que este conhecido Missionário, e onde quer que ele vá, proclama abertamente o próximo advento do MESSIAS com toda a glória e todo o poder".