PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação 6

    BABILÔNIA significa a igreja mundana universal. Excluídos os dois dos três únicos significados possíveis, resta apenas este. Mas não somos abandonados neste assunto a esta espécie de raciocínio  "a priori". BABILÔNIA é chamada uma MULHER - uma MULHER usada como símbolo significa uma igreja. Interpretamos como sendo uma igreja a MULHER do capítulo 12; a do capítulo 16 devia, sem dúvida, interpretar-se como significado também de uma igreja. 
    O caráter da MULHER representa o caráter da igreja em questão: representando uma MULHER CASTA - uma igreja pura; uma MULHER corrupta - uma igreja impura ou apóstata. A MULHER BABILÔNIA é uma prostituta, mãe de filhas iguais a ela. Esta circunstância, bem como o seu próprio nome, mostra que BABILÔNIA não está circunscrita a qualquer isolado corpo eclesiástico, mas deve ser composta de vários corpos eclesiásticos, não há dúvida. Deve englobar tudo que tem natureza semelhante e representar a igreja corrupta ou apóstata no planeta Terra. Isto explicará, talvez, a linguagem do Apocalipse 18: 24, pela qual vemos que, quando DEUS imputar à GRANDE BABILÔNIA o sangue dos seus mártires, nela se encontrará o sangue dos profetas e dos santos e de todos os que foram mortos neste mundo.
    A Igreja Grega é a igreja estabelecida na Rússia e na Grécia. A Igreja Luterana é a igreja estabelecida na Prússia, Holanda, Suécia, Noruega e parte dos pequenos Estados Germânicos. A Inglaterra tem a sua Igreja Episcopal com sua religião de Estado, e outros países têm suas religiões estabelecidas e se opõem zelosamente aos dissidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário