PROGRAMA 57 - ALZIRO ZARUR - continuação 2


    Também Taylor no seu livro: "A VOZ DA IGREJA", páginas 342 a 344, fala nos seguintes termos da ampla difusão do advento: Em WITTEMBERG há uma colônia cristã com algumas centenas de membros que aguardam o breve advento do CRISTO. Também outra de igual crença nas margens do Cáspio; os Melocaners, grande povo dos dissidentes da igreja russa, a chamada Igreja Grega-Russa, que residem nas margens do Báltico, povo muito piedoso de quem se diz, tomando a Bíblia por um único credo, a única norma de sua fé, as Sagradas Escrituras, são também caracterizados pela expectativa do Reino imediato, visível, do CRISTO sobre a Terra. Na Rússia a doutrina da vinda do reino de JESUS é pregada em relativa extensão e aceita por muitos da classe mais pobre. Tem sido extensamente agitada na Alemanha, em particular ao sul entre os... Na Noruega, mapas e livros sobre o advento do CRISTO vem circulando amplamente e a doutrina está sendo recebedida por multidões. Entre os tártaros, isto é, na Tartária, prevalece a expectativa do segundo advento do CRISTO. Publicações inglesas e Norte Americanas sobre esta doutrina são enviadas para a Holanda, Alemanha, Índia, Irlanda, Constantinopla, Roma e para quase todas as estações missionárias do orbe terrestre.
    Por sua vez, Fox, missionário escocês junto ao povo chamado telewood, era um crente fervoroso, extremado na volta próxima do CRISTO DE DEUS. James Mac Gregor Bertrand, missionário escocês em Santa Helena, levantou o clamor naquela ilha fazendo muitos conversos e premillianistas. Pregou-se, também, nas estações missionárias da África do Sul. David Duord informa que uma grande proporção de missionários da Grã Bretanha, para tornar conhecido o Evangelho aos pagãos, e que atualmente trabalham na Ásia e na África, são millerianos e, Wolff, segundo os seus diários, proclamou o breve advento do SENHOR JESUS, na Palestina, no Egito, na costa do Mar Vermelho, na Mesopotâmia, na Criméia, na Pérsia, na Geórgia, através do império Otomano, na Grécia, na Arábia, Turquestão, Bukhara, Afeganistão, Cachemira, Industão, Tibet, Holanda, Escócia, Irlanda, Constantinopla, Jesusalém, Santa Helena e também a bordo no Mediterrâneo, na cidade de Nova York e a todas as denominações. Declara ele que pregou entre judeus, sírios, turcos, maometanos, persas, hindus, caldeus, sabeus; pregou a Pachás, Xeiques e Xás; a organtes e Bukhara, a Grécia, e todos receberam as suas pregações extraordinárias sobre o segundo advento do CRISTO DE DEUS. 
    Desse trabalho formidável, disse o jornal "Investigation": 
    "Ninguém, talvez, tenha dado maior publicidade à doutrina da segunda vinda de JESUS do que este conhecido Missionário, e onde quer que ele vá, proclama abertamente o próximo advento do MESSIAS com toda a glória e todo o poder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário