PROGRAMA 58 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    O princípio em que se baseia esta interpretação é a suposição de que a explicação de um símbolo tem que ser sempre literal, mas cai por terra desde o momento em que se mostra que os símbolos por vezes são explicados por outros símbolos, explicando-se então estes. Isso pode facilmente acontecer.
    Por exemplo, no Apocalipse, capítulo 11, versículo 3, é apresentado o símbolo das DUAS TESTEMUNHAS. O versículo seguinte diz: ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA.
    Neste caso, o primeiro símbolo é o mesmo que outro símbolo, que por sua vez é claramente explicado algures. 
    O mesmo acontece com o caso que temos aqui diante de nós: "AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES. A MULHER QUE VISTE É A GRANDE CIDADE". Não será difícil mostrar que tanto OS MONTES como A CIDADE são usados simbolicamente. Diante de tudo isto, temos de prestar atenção aos pontos seguintes:
    a - Somos informados, no capitulo 13, de que uma das SETE CABEÇAS foi ferida de morte. Esta CABEÇA não pode, portanto, ser um MONTE literal, porque seria absurdo dizer que UM MONTE FOI FERIDO DE MORTE.
    b - Cada uma das SETE CABEÇAS tem sobre si uma COROA. Ora, quem viu jamais um MONTE literal adornado com uma COROA?
    c - AS SETE CABEÇAS se sucedem, evidentemente em ordem de tempo, porque lemos aqui: CINCO JÁ CAÍRAM, UM EXISTE, O OUTRO AINDA NÃO CHEGOU, AINDA NÃO É VINDO (Apocalipse, cap. 17: 10). Mas as SETE COLINAS sobre que Roma está edificada não são sucessivas. Seria absurdo aplicar-lhe semelhante linguagem.
    d - Segundo o Profeta Daniel, cap. 7: 6, comparado com o próprio Daniel no seu capítulo 8: 18 a 22, as CABEÇAS significavam governos, e ainda segundo Daniel, capítulo 2: 35 e 44; Profeta Jeremias, capítulo 51: 25, os MONTES  significam REINOS.
    Segundo estes fatos, a versão do Apocalipse capítulo 17: 9 e 10, dada pelo professor Witten, que é uma tradução literal do texto, isto é, no pé da letra, remove então, a obscuridade. As SETE CABEÇAS são os SETE MONTES sobre os quais a MULHER ESTÁ SENTADA, e são SETE REIS.
 
 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário