PROGRAMA 59 - ALZIRO ZARUR - continuação  4

    O Novo Testamento fala nos mais decididos termos contra adornos e extravagâncias no vestuário. Entretanto, onde havemos de procurar a ostentação das últimas modas, os trajes mais preciosos, os adornos mais faustosos, os mais ricos diamantes, as mais ofuscantes joias deste mundo, de que em uma reunião de igreja Romana ou igreja Protestante, num domingo agradável e "society"? 
    Tal é hoje o estado do mundo religioso, que muitos na prossecução da sua carreira, como advogados, médicos, políticos, reis do comércio, etc, procuram pela entrada do contato eclesiástico, sucesso nos seus negócios, honra na sociedade, altos cargos no governo, posições lucrativas por toda a parte. 
    Triste, dolorosa, nefanda verdade, mas é a verdade. E muito mais do que isto se verá quando, como já explicamos aqui, a Igreja e o Estado se unirem na AMÉRICA DO NORTE, segundo eles querem de uma profissão religiosa se tornar qualificação para cargos políticos. Adotar uma forma de piedade por esses motivos, deve ser, em extremo, abominável diante de DEUS. 
    Estas mesmas classes, porém, são recebidas de braços abertos pelas igrejas, por quê? Porque isso as tornam ainda mais populares ou ricas.
    BABILÔNIA é representada como traficando com as almas dos homens. Um costume comum na igreja Inglesa parece aqui perfeitamente abrangido. Ali, lugares vagos são, por vezes, postos à venda; quem mais oferecer, sem se atender as suas qualificações morais, ou a sua posição espiritual, torna-se o proprietário dos rendimentos que competem à posição e o Pastor do povo daquela paróquia.
    Vindo aos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, olhai para todas as artes e planos empregados para atrair as multidões, não para converter e salvar pessoas e suas almas, mas para ganhar patrocínio comercial e influência política, tirar vantagens materiais.
    O mais desastroso resultado de tudo isso é que "o ministro de Deus" tem de pregar coisas brandas, lisonjear os ouvidos da moda com fábulas muito agradáveis... É chover no molhado. 
    Pregar o Evangelho para distrair os ricos e poderosos? Essa não!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário