Programa nº 10 - ALZIRO ZARUR - continuação (6)


     A cada Legionário que também,  volta e meia, é provado na sua fé, JESUS dirige esta advertência: AQUELE QUE ME TESTEMUNHAR DIANTE DOS HOMENS TAMBÉM EU O TESTEMUNHAREI DIANTE DO PAI QUE ESTÁ NO CÉU, MAS AQUELE QUE ME NEGAR DIANTE DOS HOMENS EU TAMBÉM O NEGAREI DIANTE DO PAI QUE ESTÁ CÉU. SÊ FIEL ATÉ A MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA. Isto é muito importante! Eu também não posso tirar a prova de nenhum companheiro de LBV. Eu às vezes sei a razão de certas coisas mas tenho que ficar calado; eu não fui experimentado? Cada Legionário tem de ser experimentado. Você está na Legião por causa de uma estação de rádio? Por que a Legião tem um terreno em Nova Iguaçu? Por que a Legião possui um templo em Cascadura? Ou você está na Legião da Boa Vontade porque acredita em JESUS? Você acredita na LBV pelos seus frutos, principalmente pela Revelação do Novo Mandamento, que é o assunto mais importante dos Evangelhos? Se você está na LBV com este pensamento nada o pode abalar. A LBV não veio para ser proprietária de estações de rádio, nem de televisão, nem de teatro. A LBV terá todos os recursos necessários desde que vocês mantenham sua fidelidade ÀQUELE que dá todas estas coisas, quando necessárias. Quando DEUS nos tira um veículo nos dá quatro, nos dá cinco. Eu não estou sendo agora convidado pela TV Bandeirantes de São Paulo, Rádio Bandeirantes? Outros querem que eu vá para a Rádio Record, outros querem que vá pra qui, para acolá. Nunca recebi tantos convites. E vou fazer vídeo-tape para todo o território nacional onde haja televisão: ou a LBV tem de ser comerciante e ter rivais nas outras emissoras? Por quê? Basta que ela tenha seu estúdio de gravação. A LBV não veio para competir comercialmente com ninguém. Ao contrário, antes todas as rádio se fechavam, todas as televisões, agora que não somos rivais todas as televisões e emissoras abrem as suas portas, mas quem está abrindo os caminhos é NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A mensagem é muito importante: SÊ FIEL ATÉ AMORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA. Quem fala assim é dono de todas as estações de rádio,  de todos os jornais e televisões, de todos os teatros e cinemas; é o dono de todos os Bancos; é dono do Fundo Monetário Internacional; é dono de todas as riquezas do mundo, e nós mesmos somos propriedades DELE. Portanto, amigos, irmãos Legionários de todo o Brasil, na hora do XI CONGRESSO, quando dizemos ao Brasil: ATENÇÃO MENINOS! JESUS ESTÁ VOLTANDO! Mas do que nunca temos de estar testemunhando O CRISTO DE DEUS diante dos homens, porque ELE está voltando. Este é o sentido da nossa mensagem. Todos unidos, todos realmente congregados na maior Família Fraternista do Mundo - é a Familia do NOVO MANDAMENTO DE NOSSO SENHOR E MESTRE JESUS. SÊ FIEL ATÉ A MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA. Veremos amanhã este mesmo capítulo, a partir do versículo 7. É uma Epístola muito interessante esta mensagem à Igreja de Filadélfia, a começar pelo nome, porque Filadélfia quer dizer: AMOR FRATERNAL.
    Digam como é que estão recebendo esta explicação. Escrevam dizendo: "Estou entendendo"; "Não estou entendendo". Porque estou sendo claro até onde é possível ser claro. Nem tudo eu posso dizer ainda. Para o bom entendedor meia palavra basta. Portanto, todos alerta, todos num pensamento só, aguardando aquele GRANDE DIA porque JESUS ESTÁ VOLTANDO para a nossa salvação.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS E VIVA JESUS!
Programa nº 10 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


    DE MANEIRA ALGUMA RISCAREI OS NOMES DOS VENCEDORES, diz o CRISTO, no futuro, o que equivale a subentender que no mesmo tempo riscará os nomes daqueles que não venceram. Não se tratará do tempo, mencionado por São Pedro no Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 3, versículo 19? - ARREPENDEI-VOS, disse o grande pescador, CONVERTEI-VOS AO SENHOR DEUS, PARA QUE SEJAM APAGADOS OS VOSSOS PECADOS, AS VOSSAS MALDADES, E VENHAM ASSIM, OS TEMPOS DE REFRIGÉRIO PELA PRESENÇA DO SENHOR. Dizer ao vencedor que o seu nome não será riscado do Livro da Vida, é o mesmo que dizer que os seus pecados hão de ser apagados do Livro onde estão registrados, para não serem mais recordados contra ele. Quem diz isto aqui? São Paulo na Epístola aos Hebreus, capítulo 8, versículo 12, para quem quiser verificar. Dar-se-á isto quando vierem os tempos do refrigério pela presença do SENHOR. E, segundo outra expressão do próprio São Pedro, devemos acrescentar que, quando a Estrela da Alva aparecer em nossos corações ou a Estrela da Manhã for dada à Cristandade, logo antes de a vinda do SENHOR JESUS iniciar aquele dia glorioso (II Epístola de São Pedro, capítulo 1º, versículo 19; Apocalipse, capítulo 2, versículo 28). Quando chegar esta hora de decisão, que não pode estar num futuro muito distante, é lógico, o que é que vai acontecer conosco? Irmão, que é que vai acontecer contigo? Serão apagados os teus erros? Teu nome será conservado no Livro da Vida? Ou será teu nome riscado desse Livro Divino, e ficarão lá os teus pecados, com seu terrível registro contra a tua salvação?
    CONFESSAREI SEU NOME DIANTE DO MEU PAI E DIANTE DOS SEUS ANJOS. Como JESUS é bom! O CRISTO ensinou que, conforme os homens O confessarem ou negarem, é claro, O desprezarem ou honrarem neste mundo, assim serão confessados ou negados por ELE diante do PAI que está no céu e diante dos seus Santos Anjos. Isto está também no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 10, versículo 32, Evangelho segundo São Marcos, capítulo 8, versículo 38, Evangelho de JESUS, segundo São Lucas, capítulo 12, versículos 8 e 9. Mas, que honra serem aprovados diante das hostes celestiais. Quem poderá conceber esta ventura? A ventura daquele momento em que hão de ser confessados, testemunhados, elogiados por JESUS, o SENHOR DA VIDA diante do ETERNO PAI: elogiado como tendo feito a SUA VONTADE, combatido o BOM COMBATE, mantendo da fidelidade até o fim, para receber a coroa da Vida. Isto é muito sério!

    
Programa nº 10 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)


    E estas VESTES BRANCAS?
    Ser vestido de vestes brancas é explicado noutras passagens da Bíblia como um símbolo de mudar a iniquidade em Justiça, o mal no Bem, maldade na Bondade. Basta ver o Livro do Profeta Zacarias, no Velho Testamento da Bíblia, capítulo 3, versículos 4 e 5: TIRAI-LHES ESTAS VESTES QUE ESTÃO SUJAS. Isto é muito importante! Porque estão sujas... o que explica na linguagem que se segue: Eis que tenho feito com que passe de tí a tua sujeira, a tua iniquidade.
    O linho fino, que as vestes brancas representam, são os atos de Justiça dos Santos de DEUS. Isto também nós vamos ver neste mesmo Apocalipse, no capítulo 19. O linho fino, linho finíssimo, as vestes brancas, são os atos de bondade de cada um de nós. Quando você dá um donativo; quando você se lembra de alguém que sofre; quando você tem uma palavra de Amor, até para o seu inimigo, você está praticando atos de Justiça, para merecer o linho fino, as vestes brancas que DEUS reserva para aqueles que O AMAM.
    E O LIVRO DA VIDA?
    Eis aqui um assunto de interesse arrebatador, representando como um vasto e pesado volume em que estão registrados os nomes de todos os candidatos à VIDA ETERNA. E haverá perigo, depois de os nossos nomes terem entrado nesse diário celeste, de poderem ser riscados?  Sim, infelizmente sim. Caso contrário nunca teria sido feita esta advertência pelo próprio JESUS. O próprio São Paulo temia poder ficar reprovado (I Epístola aos Coríntios, capítulo 9, versículo 27), o próprio São Paulo, com toda a sua elevação moral, temia ser riscado. Só sendo por fim vencedores é que os nossos nomes poderão ser retidos no LIVRO DA VIDA. Mas, infelizmente, nem todos querem vencer, então seus nomes serão riscados, e se faz referência a um tempo determinado, no futuro, para esta obra.
Programa nº 10 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)


    Esta Igreja devia ouvir a proclamação da Doutrina do segundo advento, como vemos pelo versículo 3: SE NÃO VIGIARES EU VIREI SOBRE TI COMO VEM UM LADRÃO. Isto supõe que a Doutrina do Advento devia ser proclamada e ser imposto à Igreja ao dever de vigiar, isto é, manter sua fidelidade ao CRISTO DE DEUS. A vinda de que se fala é incondicional; só o modo como se realizará, para ELE é que é condicional. E sua invigilância não impedirá a vinda do SENHOR, mas vigiando pode evitar ser surpreendido como por um ladrão. Daí a imagem ser perfeita. Só para os que se encontram nesta condição que o DIA DO SENHOR virá sem ser esperado, virá imprevistamente. Então, diz São Paulo na advertência da I Epístola aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 4: VÓS IRMÃOS, JÁ NÃO ESTAIS MAIS EM TREVAS PARA QUE AQUELE DIA VOS SURPREENDA COMO UM LADRÃO. 
    AINDA UNS POUCOS DE NOMES EM SARDO.
    O que significa esta expressão?
    Esta linguagem representa um período de incomparável mundanismo dentro da Igreja. Mas, mesmo neste estado, de coisas, há alguns cujas vestes não estão contaminadas, alguns que se libertaram da influência, do contágio. O Apóstolo Tiago diz: A RELIGIÃO PURA E IMACULADA DIANTE DE DEUS, NOSSO PAI, É ESTA: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS NAS SUAS TRIBULAÇÕES E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO. 
    Não é possível misturar Religião com mafuá; Religião com circo de cavalinhos; Religião com yê-yê-yê. Está na Epístola de Tiago, a Epístola chamada Universal, capítulo 1º, versículo 27.
    COMIGO ANDARÃO DE BRANCO.
    O que é que significa esta expressão: COMIGO ANDARÃO DE VESTES BRANCAS?
    Evidentemente, JESUS não abndona seu povo em qualquer lugar, ainda que seja pequeno o seu número. Cristão isolado, que não se pode comunicar com ninguém que professe a mesma fé, a ele parece que as hostes dos infiéis podem tragá-lo, mas não passa despercebido, nem esquecido por JESUS, seu DIVINO MESTRE E SENHOR. Também te digo, Legionário, irmão, em qualquer ponto deste Brasil predestinado: "A multidão dos ímpios que te cerca não pode ser tão grande que te encubra da vista de DEUS". E se não te deixares contaminar pelo medo ou pelo mal que te rodeia, SUA promessa se cumprirá também em tí, serás vestido de branco, com as vestes brancas do vencedor. E andarás com JESUS em SUA GLÓRIA, Como está no capítulo 7, versículo17: PORQUE O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ E LHES SERVIRÁ DE GUIA PARA AS FONTES DAS ÁGUAS DA VIDA, E DEUS LIMPARÁ DOS SEUS OLHOS TODAS AS LÁGRIMAS. Isto é muito bonito! Às vezes parece que estamos desprezados, abandonados, desamparados pelo próprio DEUS e entretanto, jamais isto aconteceu, nem poderá acontecer nunca, jamais. DEUS ESTÁ PERMANENTEMENTE PERTO DE NÓS, mais do que isto, ESTÁ DENTRO DE NÓS. Agora, que ELE nos experimenta, isto é verdade, ELE NOS EXPERIMENTA; quer ver até onde vai o grau da nossa fé. Porque a fé é a substância das coisas desejadas, é a substância das coisas ainda invisíveis para a maioria que não tem fé.
    
Programa nº 10 - ALZIRO ZARUR - continuação (2)


    Ora, se as datas das Igrejas precedentes foram corretamente fixadas, o período abrangido pela Igreja de Sardo, começa no ano 1798. SARDO significa PRÍNCIPE ou CÂNTICO DE ALEGRIA, AQUILO QUE PERMANECE. Temos pois, diante de nós, como constituindo nesta Igreja, que muitos chamam Sardes, as chamadas Igrejas Reformadas, isto é, da REFORMA DE MARTINHO LUTERO, desde a data mencionada até o grande movimento que marcou outra Era na História do Povo de DEUS. Quando dizemos POVO, IGREJA, não é um povo determinado, de uma determinada religião: não é uma igreja determinada, de um sectarismo determinado. POVO DE DEUS, para nós, é toda a Cristandade do mundo inteiro. Mesmo porque o moderno POVO DE DEUS é o NOVO MANDAMENTO. O antigo Povo de DEUS foi aquele que aceitou o Decálogo; o MODERNO POVO DE DEUS é o que aceitou o NOVO MANDAMENTO daquele que deu o Decálogo. Para que o Decálogo? E para que Ciência? Para que Filosofia? Para que sabedoria? Para que Religião? Evidentemente para que todos sejam bons e se ajudem uns aos outros e se amparem uns aos outros. Do contrário tudo seria inútil. É, portanto, no NOVO MANDAMENTO DE JESUS que vamos encontrar as soluções para todos os problemas da Humanidade. O grande defeito encontrado na Igreja de Sardo é que tem nome  de que vive e, entretanto, está morta. E que elevada posição, sobre o ponto de vista mundano, ocupou a Igreja nominalmente nesse período? Amigos, vamos olhar para os seus títulos altissonantes, para a sua tentação pelo mundo. Mas também, depressa, aumentaram o orgulho e a popularidade, até que a espiritualidade ficou completamente destruída, obliterada a linha de distinção entre a Igreja e o mundo, a ponto de esses diferentes corpos populares serem Igrejas do CRISTO apenas de nome, apenas de fachada.
 
Programa nº 10 - ALZIRO ZARUR 

    Meus amigos, meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    Escreveu Victor Hugo: MAIS PODEROSA DO QUE TODOS OS EXÉRCITOS DO MUNDO, É UMA IDÉIA CUJO TEMPO TENHA CHEGADO.
    O NOVO MANDAMENTO de JESUS é esta idéia, é a idéia máxima, a última palavra deste fim de ciclo; caminho da grande profecia do Redentor da Humanidade. Sem o Novo Mandamento não há Religião, nem Filosofia, nem Ciência, nem Política, nem Bíblia, nem Evangelho, nem Apocalipse. Por isso estamos dando um Apocalipse neutro à luz do Novo Mandamento. Não é um Apocalipse católico, nem espírita, nem protestante, nem judaico, É O APOCALIPSE DE JESUS na sua originalidade inteiriça, irrepreensível e inatacável. Agora mais do que nunca chegou a hora de explicar o Apocalipse, porque JESUS ESTÁ VOLTANDO. Este é o PLANEJAMENTO DIVINO. Ninguém pode orientar sua vida sem conhecer Apocalipse. Nenhum governante pode saber governar sem conhecer o Planejamento Apocalíptico. SABER PARA PREVER; PREVER PARA PROVER.
    Vamos, então, ao capítulo 3º do Apocalipse de JESUS segundo São João, versículos 1 a 6: 
    E AO ANJO DA IGREJA QUE ESTÁ EM SARDES, OU SARDO, ESCREVE: ISTO DIZ O QUE TEM OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS E AS SETE ESTRELAS: EU SEI AS TUAS OBRAS; QUE TENS NOME DE QUE VIVES E ESTÁS MORTO. SÊ VIGILANTE, CONFIRMA O RESTO QUE ESTAVA PARA MORRER, PORQUE NÃO ACHEI AS TUAS OBRAS PERFEITAS DIANTE DE DEUS. LEMBRA-TE, PORTANTO, DO QUE TENS RECEBIDO E OUVIDO; GUARDA-O E ARREPENDE-TE. SE NÃO VIGIARES, VIREI SOBRE TI COMO VEM UM LADRÃO E NÃO SABERÁS A QUE HORA EU VIREI SOBRE TI. MAS TAMBÉM TENS EM SARDO ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO CONTAMINARAM SUAS VESTES. COMIGO ANDARÃO DE BRANCO, PORQUE DISTO SÃO DIGNAS. AQUELE QUE VENCER ANDARÁ DE VESTES BRANCAS E DE MANEIRA ALGUMA RISCAREI O NOME DELE DO LIVRO DA VIDA; CONFESSAREI O SEU NOME DIANTE DO PAI E DIANTE DOS SEUS ANJOS. QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS DO SENHOR.
    Isto é muito importante, por isso estamos dando apenas alguns versículos para dar uma explicação mais extensa, mais cuidadosa, não o capítulo inteiro para não fazer confusão, principalmente para os neófitos, os aprendizes de Apocalipse.
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (7)


    Esta é a grande mensagem que conforta todos os cristãos. Porque não estamos dando aqui um Apocalipse alegórico preterista e futurista. Também não é católico, nem protestante, nem espírita, nem judaico. É um Apocalipse neutro como o próprio JESUS, que ama seus filhos de todas as religiões, porque na verdade todos eles são eminentemente cristãos em diversas etapas da sua evolução na marcha para DEUS. Estamos dando o Apocalipse no seu verdadeiro sentido histórico e profético. Já expliquei aqui que há quatro métodos de explicar o Apocalipse:
    - o espiritual ou alegórico;
    - o futurista, ou que só se reduz ao futuro negando o passado e o presente;
    - o preterista, isto é, do pretérito, do passado negando o presente e o futuro;
    - o nosso não (histórico-profético).
    Já explicamos que a Humanidade evolui em pequenos ciclos dentro de um grande ciclo. EM VERDADE VOS DIGO, dizia JESUS, QUE ESTA GERAÇÃO NÃO SAIRÁ DA TERRA ENQUANTO TUDO ISTO NÃO SE CUMPRA. Isto é, ninguém vai sair daqui. Aqueles todos que viveram no tempo de JESUS estão aqui e aqui ficarão até o final do ciclo, de reencarnação em reencarnação. Portanto, meus amigos, este é o método exato para interpretar o Apocalipse: é o histórico-profético,  que acompanha a História e dá a PALAVRA DE DEUS de acordo com a HISTÓRIA. É o método altamente científico porque está sempre de acordo com a Ciência, e quando a religião tem medo da Ciência é porque é falsa religião.
    JESUS ESTÁ VOLTANDO PARA PUNIR OS QUE DERRUBARAM A PALAVRA DE DEUS, OS QUE SE ABOLETARAM NA RELIGIÃO PARA EXPLORAR A IGNORÂNCIA DAS MASSAS. E VEM SIM, PARA REUNIR AS BOAS OVELHAS NUM SÓ REBANHO PARA UM SÓ PASTOR - 144.000,  OS QUE ELE SALVARÁ, PORQUE TODOS ELES FIZERAM JUS À SALVAÇÃO.
    Meus amigos e meus irmãos, na suas orações peçam a JESUS que dê os recursos para levar esta MENSAGEM A TODO  O BRASIL e a todo MUNDO.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE!
    VIVA JESUS! 
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (6)


    PODER SOBRE AS NAÇÕES
      Neste mundo dominam os ímpios, os velhacos, os canalhas, os vendilhões, os traidores, os depravados, os imorais, os ateus, digamos assim. É verdade: neste mundo dominam os ímpios.  Para eles nada valem os SERVOS DO CRISTO DE DEUS. Mas até que enfim está chegando a hora, o tempo em que a Justiça será feita, mas que isto, terá a primazia em que toda impiedade será vista à sua verdadeira luz, para sofrer um pesado castigo.
     A CADA UM CONFORME AS SUAS OBRAS 
     A hora em que o cetro do poder estará nas mãos do verdadeiro povo de DEUS, isto é muito importante!
     Esta promessa é aclarada pelos seguintes fatos e afirmações da Bíblia: 
     1 - As nações hão de ser entregues, pelo PAI, nas mãos do CRISTO, para serem esmigalhadas com vara de ferro e despedaçadas como um vaso de oleiro (Salmos, capítulo 2, versículos 8 e 9);
     2 - Os Santos se unirão ao CRISTO quando Ele assim iniciar a sua obra de poder, juízo e julgamento;
     3 - Hão de reinar com Ele, exercendo estas funções pelo espaço de mil anos. É o que vamos ver no capítulo 20, versículo 4 (Apocalipse);
     4 - Durante esse período é determinado o grau de castigo dos ímpios e dos anjos maus (I Epístola de São Paulo aos Coríntios, capítulo 6);
     5 - No fim do milênio, terão a honra de participar com o CRISTO na execução da sentença final de DEUS, tal como está em Salmos, capítulo 149, versículo 9.
     E A ESTRELA DA MANHÃ?
     JESUS diz no capítulo 22, versículo 16 (Apocalipse) que Ele próprio é a Estrela Matutina.
     A Estrela da Manhã é a imediata precursora do dia, aqui chamada ESTRELA DA MANHÃ, é chamada Estrela da Alva ou então, como diz o povo, Estrela D'Alva. Está na II Epístola de São Pedro, capítulo 1, versículo 19, onde está relacionada com o dealbar do dia: até que o dia clareça e a Estrela da Alva apareça.
     Durante a penosa noite de vigília dos cristãos fiéis, dos santos como são chamados aqui, a palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada derrama sua necessária luz sobre o caminho deles. Mas quando a Estrela da Alva lhes aparece nos corações ou a Estrela da Manhã é dada aos vencedores com o CRISTO, entrarão numa relação tão íntima com JESUS, que seus corações serão completamente iluminados pelo SEU ESPÍRITO, e Eles andarão permanentemente em Sua luz. Então, não terão mais necessidade da firme palavra da profecia que agora brilha como luz em lugar escuro. E diz a Verdadeira Igreja, o VERDADEIRO CRISTIANISMO DO NOVO MANDAMENTO: 
     VEM DEPRESSA, Ó GLORIOSA HORA, EM QUE A LUZ BRILHANTE DO CÉU GUIARÁ O CAMINHO DO PEQUENO REBANHO E RAIOS DE GLÓRIA PROCEDENTES NO MUNDO ETERNO HÃO DE DOURAR OS SEUS ESTANDARTES.   
          
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


    Que se há de fazer? A imprensa está cheia desses debilóides, rádio e televisão também estão superlotados de debilóides. Dão valor a tudo que não tem valor e o que vem de Deus eles não querem receber. Não vão dizer que eu até os magoei para avisá-los: Meninos, não é nada disso; podem ficar zangadinhos agora, mas do lado de lá vão dizer: "Não, Zarur foi legal. Ele deu o recado, até nós caímos em cima dele com aqueles deboches todos, mas que ele deu o recado, deu. Ele nos avisou". Porque quem avisa amigo é. Eu sei o que é que vem lá. Não vão dizer que eu não avisei, não é? Mesmo aborrecendo, contrariando, não é? Pois é. Isto é muito sério.
    Esta Igreja aqui nos leva ao tempo em que começam a se cumprir os mais imediatos sinais de Sua volta eminente. E JESUS não sabe mentir, jamais mentiu. Em 1780, 18 anos antes do final desse período, realizam-se os sinais previstos no sol e na lua. E referindo-se a estes sinais diz o próprio Senhor, o Salvador: QUANDO ESTAS COISAS COMEÇAREM A ACONTECER, OLHAI PARA O ALTO E LEVANTAI AS VOSSAS CABEÇAS PORQUE A VOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA. Quer dizer: NÃO PERDESTE O VOSSO TEMPO. E ninguém perde por ser bom, honesto e caridoso. Nós não fazemos isto para agradar a sociedade, aos magnatas, aos exploradores dos jornais, das televisões ou da indústria, ou do comércio, ou da política, ou da religião. Não! Nós perseveramos no Bem, enfrentando todos os deboches, para agradar a DEUS, o resto não importa.
    Ora, na história desta Igreja, atingimos um ponto em que o fim se aproxima tanto, que a atenção do povo podia ser chamado, particularmente, para este acontecimento. Para todo intervalo de tempo o CRISTO diz: NEGOCIAI ATÉ QUE EU VOLTE, como está no Evangelho segundo São Lucas, capítulo 19, versículo 13. Mas agora diz: RETENDE-O, NEGOCIAI? Não. RETENDE-O ATÉ QUE EU VOLTE.
    E finalmente por que ATÉ AO FIM?
    É o fim da Era Cristã, da Era chamada  Cristã, porque cristianismo ainda não houve na face da terra. Ainda continuam as guerras, as falsidades, as hipocrisias, as traições, isso não é próprio de Era Cristã, mas prefaciozinho da Era Cristã. Já estamos indo para lá. 
    AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM, diz JESUS, SERÁ SALVO.
    Não temos aqui uma promessa igual para aqueles que guardam as obras de DEUS, fazendo o que DEUS ordenou, aqueles que tem fé em JESUS? PORQUE DE TAL MANEIRA AMOU DEUS AO MUNDO QUE LHE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)


    A morte aqui ameaçada, sem dúvida é a segunda morte, no fim do Milênio (Apocalipse, cap. 20) quando for dada a justa retribuição por aquele que sonda os rins e os corações dos homens todos. E além disso a declaração de: DAREI A CADA UM DE ACORDO COM AS SUAS OBRAS, é uma prova de que a carta a esta Igreja se refere profeticamente a recompensa ou castigo final de todos os responsáveis pela deturpação do Evangelho. Daí dizer: E TODAS AS IGREJAS SABERÃO... Alguns têm procurado concluir desta expressão que estas Igrejas não podem significar sete períodos sucessivos da História Eclesiástica, mas que têm de existir ao mesmo tempo. Aliás, não podiam saber todas as Igrejas que o CRISTO era o  perscrutador de rins e corações, ao verem seu juízo sobre Jezabel e os seus filhos. Mas quando é que todas as Igrejas hão de saber tudo isto? Quando esses filhos forem castigados com a morte, e se isto há de suceder na altura em que a segunda morte é infligida a todos os ímpios, então de fato, todas as Igrejas, ao presenciarem a aplicação do castigo, conhecerão que não há nada secreto, não há pensamento mau, oculto no coração, que se tenha furtado ao conhecimento do CRISTO - AQUELE QUE, COM OS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO, SONDA RINS E CORAÇÕES, isto é, vai até a profundidade da alma.
    E que significa então: OUTRA CARGA NÃO VOS POREI?
    Está claro. É aqui prometido à Igreja um alívio de carga que durante tanto tempo suportou o peso da opressão do Cesarismo Romano. Não pode aplicar-se à recepção de novas verdades, porque a Verdade não é uma carga para nenhum ser responsável. Mas os dias de tribulação que haviam de vir sobre a Igreja seriam abreviados por causa dos escolhidos. O próprio JESUS fala assim no seu Evangelho segundo São Mateus, capítulo 24, versículo 22. ENTÃO SERÃO AJUDADOS, diz o profeta, COM UM PEQUENO SOCORRO (Livro de Daniel, capítulo 11, versículo 34) E A TERRA AJUDOU A MULHER (Apocalipse, capítulo 12, versículo 16). Isto é muito importante!
    Mas ainda há esta advertência: RETENDE-O ATÉ QUE EU VOLTE. É o próprio JESUS falando que vai voltar. Estas palavras do FILHO DE DEUS apresentam uma vinda incondicional, isto é, sem condições. Para as Igrejas de Éfeso e Pérgamo, estas vindas eram ameaçadas sob condições: "ARREPENDE-TE, SENÃO EM BREVE EU VIREI A TI, etc." implicando o quê? Uma visitação de castigo. Mas aqui é apresentada uma vinda de natureza completamente diversa. Não é uma ameaça de castigo, não está dependente de condições. É proposta ao crente ou cristão como objeto de esperança, que não se pode referir a outro acontecimento, senão a segunda vinda de JESUS, isto é, a sua volta em glória, por que hão de cessar as provações de todos os cristãos que realmente amam o seu CHEFE e seus esforços para alcançar a Vida, e sua luta por uma coroa de Justiça. E realmente hão de ser todos recompensados com o sucesso eterno.
    Mas infelizmente os homens dão valor a tudo aquilo que não tem valor. É sempre assim. Para eles JESUS, Evangelho, Apocalipse, não tem  valor nenhum. Tem é piada, deboche, minissaia, cabeludismo e outras bobagens. E o que tem realmente valor eles não entendem que tenha valor.
   
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)

    Tiatira significa: perfume suave de labor ou sacrifício de contrição. Este nome descreve bem o estado da Igreja de JESUS durante longo período de triunfo e perseguição, perseguição da falsa religião, é claro. É a revivescência do Imperialismo Romano, do Cesarismo Romano. Este tempo de terrível tribulação sobre a Igreja, COMO NUNCA HOUVE IGUAL, melhorou a condição religiosa dos cristãos. Daí o receberem, por suas obras: caridade, serviço, fé, paciência - o elogio daquele cujos olhos são como chamas de fogo. E as obras são de novo mencionadas como dignas de duplo louvor: "e as últimas são mais do que as primeiras". Houve um progresso na sua condição, um crescimento da Graça Celestial, um aumento em todos esses elementos do cristianismo. Vejam bem que esta Igreja é a única elogiada por um progresso em coisas espirituais. Mas, assim como na Igreja de Pérgamo, as circunstâncias desfavoráveis não eram desculpas para as falsas doutrinas na Igreja, assim, também nesta, a quantidade de trabalho, serviço, fé ou paciência não podem compensar pecado igual. Então lhes é endereçada uma censura. Por quê? 
    Porque toleram no seu meio Jezabel, a mulher que se diz profetiza do Senhor. Assim como na Igreja precedente, Ântipas significava, não um indivíduo, mas uma classe de indivíduos, também, indubitavelmente, Jezabel é aqui apresentada no mesmo sentido. A propósito, qualquer um pode ver no Dicionário Bíblico de Watson com referência ao Apocalipse, capítulo 2, versículo 20: o nome Jezabel é usado proverbialmente, isto é, um símbolo.
    William Müller diz: Jezabel é um nome figurado, aludindo à mulher de Acab que mandou matar os Profetas do Senhor. Levou o próprio marido à idolatria e alimentou os profetas de Baal à sua própria mesa. Não se podia usar uma figura mais flagrante para representar as abominações romanas. A propósito (claro que aos estudiosos se recomenda ler o primeiro Livro dos Reis, capítulo 18, 19 e 21) vê-se pela história, bem como por estes versículos que a Igreja do CRISTO TOLERAVA que alguns dos monges do cesarismo romano pregassem a falsa religião no meio dela. Falar-se aqui de FILHOS confirma a idéia de que se tem em vista uma seita e os seus seguidores, os seus prosélitos. Os castigos aqui ameaçados contra esta mulher estão em harmonia com as ameaças, noutras parte deste Livro, contra a falsa religião cristã. E como é que ela é simbolizada? Na figura da mulher corrupta, mãe das prostituições e abominações do mundo. Basta ver neste mesmo Apocalipse, que nós vamos analisar, capítulos 17, 18 e 19.          
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (2)


    Hoje no capítulo 2, versículos 18 a 29:
      E AO ANJO DA IGREJA DE TIATIRA ESCREVE, ISTO DIZ O FILHO DE DEUS QUE TEM OS SEUS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO E OS PÉS SEMELHANTE AO LATÃO RELUZENTE: EU CONHEÇO AS TUAS OBRAS, E A TUA CARIDADE, E O TEU SERVIÇO, E A TUA FÉ, E A TUA PACIENCIA E QUE AS TUAS ÚLTIMAS OBRAS SÃO MAIORES DO QUE AS PRIMEIRAS. MAS TENHO CONTRA TI QUE TOLERAS JEZABEL, MULHER QUE SE DIZ PROFETISA DO ALTO, ENSINAR E ENGANAR OS MEUS SERVOS PARA QUE SE PROSTITUAM E COMAM DOS SACRIFíCIOS DA IDOLATRIA. DEI-LHE TEMPO PARA SE ARREPENDER DA SUA PROSTITUIÇÃO E NÃO SE ARREPENDEU. EIS QUE EU A POREI DOENTE NUMA CAMA, E SOBRE AQUELES QUE ADULTERAM COM ELA VIRÁ GRANDE TRIBULAÇÃO SENÃO SE ARREPENDEREM DAS SUAS MÁS OBRAS. EU FERIREI DE MORTE SEUS FILHOS E TODAS AS IGREJAS SABERÃO QUE EU SOU AQUELE QUE SONDA OS RINS E OS CORAÇÕES. DAREI A CADA UM DE ACORDO COM AS SUAS OBRAS. MAS EU VOS DIGO A VÓS E AOS RESTANTES QUE ESTÃO EM TIATIRA, A TODOS QUANTOS NÃO TEM ESTA DOUTRINA E NÃO CONHECERAM, COMO DIZEM, AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS, QUE OUTRA CARGA EU NÃO VOS POREI. MAS O QUE TENDES RETENDE-O ATÉ QUE EU VOLTE. E AO QUE VENCER E GUARDAR ATÉ AO FIM AS MINHAS OBRAS EU LHE DAREI PODER SOBRE AS NAÇÕES E COM VARA DE FERRO AS REGERÁ E SERÃO QUEBRADAS COMO VASOS DE OLEIRO. COMO TAMBÉM RECEBI DE MEU PAI, EU LHE DAREI A ESTRELA DA MANHÃ. QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS DO SENHOR.
    Ora, se o período abrangido pela Igreja de Pérgamo foi convenientemente localizado terminando com o estabelecimento do Papado em 538, a divisão mais natural para a Igreja de Tiatira é compreendida pelo exercício deste poder durante 1260 anos - são os 1260 anos da sua supremacia, portanto, desde o ano de 538 até 1798.
Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR


    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS!
    Damos prosseguimento à explicação popular do Apocalipse, com fundamento nesta sentença de Victor Hugo: "MAIS PODEROSA DO QUE TODOS OS EXÉRCITOS DO MUNDO É UMA IDÉIA CUJO TEMPO TENHA CHEGADO".  Ora, o Novo Mandamento de JESUS é esta idéia. É a idéia máxima, a última palavra deste final de ciclo. É o caminho da realização da grande profecia do Redentor da Humanidade: "HAVERÁ UM SÓ REBANHO PARA UM SÓ PASTOR". Na verdade sem este Novo Mandamento não há Religião, nem Filosofia, nem Ciência, nem Política, nem Bíblia, nem Evangelho, nem Apocalipse. E que seria de nós sem o Apocalipse, complemento do Evangelho?
    Porque JESUS está voltando. E é por isso que estamos levando a todos os lares do Brasil, o Livro das Profecias Finais, o último livro da Bíblia Sagrada - Apocalipse de JESUS segundo São João.