Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)


    A morte aqui ameaçada, sem dúvida é a segunda morte, no fim do Milênio (Apocalipse, cap. 20) quando for dada a justa retribuição por aquele que sonda os rins e os corações dos homens todos. E além disso a declaração de: DAREI A CADA UM DE ACORDO COM AS SUAS OBRAS, é uma prova de que a carta a esta Igreja se refere profeticamente a recompensa ou castigo final de todos os responsáveis pela deturpação do Evangelho. Daí dizer: E TODAS AS IGREJAS SABERÃO... Alguns têm procurado concluir desta expressão que estas Igrejas não podem significar sete períodos sucessivos da História Eclesiástica, mas que têm de existir ao mesmo tempo. Aliás, não podiam saber todas as Igrejas que o CRISTO era o  perscrutador de rins e corações, ao verem seu juízo sobre Jezabel e os seus filhos. Mas quando é que todas as Igrejas hão de saber tudo isto? Quando esses filhos forem castigados com a morte, e se isto há de suceder na altura em que a segunda morte é infligida a todos os ímpios, então de fato, todas as Igrejas, ao presenciarem a aplicação do castigo, conhecerão que não há nada secreto, não há pensamento mau, oculto no coração, que se tenha furtado ao conhecimento do CRISTO - AQUELE QUE, COM OS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO, SONDA RINS E CORAÇÕES, isto é, vai até a profundidade da alma.
    E que significa então: OUTRA CARGA NÃO VOS POREI?
    Está claro. É aqui prometido à Igreja um alívio de carga que durante tanto tempo suportou o peso da opressão do Cesarismo Romano. Não pode aplicar-se à recepção de novas verdades, porque a Verdade não é uma carga para nenhum ser responsável. Mas os dias de tribulação que haviam de vir sobre a Igreja seriam abreviados por causa dos escolhidos. O próprio JESUS fala assim no seu Evangelho segundo São Mateus, capítulo 24, versículo 22. ENTÃO SERÃO AJUDADOS, diz o profeta, COM UM PEQUENO SOCORRO (Livro de Daniel, capítulo 11, versículo 34) E A TERRA AJUDOU A MULHER (Apocalipse, capítulo 12, versículo 16). Isto é muito importante!
    Mas ainda há esta advertência: RETENDE-O ATÉ QUE EU VOLTE. É o próprio JESUS falando que vai voltar. Estas palavras do FILHO DE DEUS apresentam uma vinda incondicional, isto é, sem condições. Para as Igrejas de Éfeso e Pérgamo, estas vindas eram ameaçadas sob condições: "ARREPENDE-TE, SENÃO EM BREVE EU VIREI A TI, etc." implicando o quê? Uma visitação de castigo. Mas aqui é apresentada uma vinda de natureza completamente diversa. Não é uma ameaça de castigo, não está dependente de condições. É proposta ao crente ou cristão como objeto de esperança, que não se pode referir a outro acontecimento, senão a segunda vinda de JESUS, isto é, a sua volta em glória, por que hão de cessar as provações de todos os cristãos que realmente amam o seu CHEFE e seus esforços para alcançar a Vida, e sua luta por uma coroa de Justiça. E realmente hão de ser todos recompensados com o sucesso eterno.
    Mas infelizmente os homens dão valor a tudo aquilo que não tem valor. É sempre assim. Para eles JESUS, Evangelho, Apocalipse, não tem  valor nenhum. Tem é piada, deboche, minissaia, cabeludismo e outras bobagens. E o que tem realmente valor eles não entendem que tenha valor.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário