Programa nº 9 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)

    Tiatira significa: perfume suave de labor ou sacrifício de contrição. Este nome descreve bem o estado da Igreja de JESUS durante longo período de triunfo e perseguição, perseguição da falsa religião, é claro. É a revivescência do Imperialismo Romano, do Cesarismo Romano. Este tempo de terrível tribulação sobre a Igreja, COMO NUNCA HOUVE IGUAL, melhorou a condição religiosa dos cristãos. Daí o receberem, por suas obras: caridade, serviço, fé, paciência - o elogio daquele cujos olhos são como chamas de fogo. E as obras são de novo mencionadas como dignas de duplo louvor: "e as últimas são mais do que as primeiras". Houve um progresso na sua condição, um crescimento da Graça Celestial, um aumento em todos esses elementos do cristianismo. Vejam bem que esta Igreja é a única elogiada por um progresso em coisas espirituais. Mas, assim como na Igreja de Pérgamo, as circunstâncias desfavoráveis não eram desculpas para as falsas doutrinas na Igreja, assim, também nesta, a quantidade de trabalho, serviço, fé ou paciência não podem compensar pecado igual. Então lhes é endereçada uma censura. Por quê? 
    Porque toleram no seu meio Jezabel, a mulher que se diz profetiza do Senhor. Assim como na Igreja precedente, Ântipas significava, não um indivíduo, mas uma classe de indivíduos, também, indubitavelmente, Jezabel é aqui apresentada no mesmo sentido. A propósito, qualquer um pode ver no Dicionário Bíblico de Watson com referência ao Apocalipse, capítulo 2, versículo 20: o nome Jezabel é usado proverbialmente, isto é, um símbolo.
    William Müller diz: Jezabel é um nome figurado, aludindo à mulher de Acab que mandou matar os Profetas do Senhor. Levou o próprio marido à idolatria e alimentou os profetas de Baal à sua própria mesa. Não se podia usar uma figura mais flagrante para representar as abominações romanas. A propósito (claro que aos estudiosos se recomenda ler o primeiro Livro dos Reis, capítulo 18, 19 e 21) vê-se pela história, bem como por estes versículos que a Igreja do CRISTO TOLERAVA que alguns dos monges do cesarismo romano pregassem a falsa religião no meio dela. Falar-se aqui de FILHOS confirma a idéia de que se tem em vista uma seita e os seus seguidores, os seus prosélitos. Os castigos aqui ameaçados contra esta mulher estão em harmonia com as ameaças, noutras parte deste Livro, contra a falsa religião cristã. E como é que ela é simbolizada? Na figura da mulher corrupta, mãe das prostituições e abominações do mundo. Basta ver neste mesmo Apocalipse, que nós vamos analisar, capítulos 17, 18 e 19.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário