"O BATISTA E A REENCARNAÇÃO"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur
P – As lições do Centro Espiritual Universalista estão sendo acompanhadas com o mais vivo interesse. Nas referências a João o Batista, e ao Mestre Jesus, nos Evangelhos Sinóticos, vemos que os judeus acreditavam na Lei da Reencarnação. Que diz a respeito, pelo CEU da LBV, o Espírito da Verdade?
R – Vamos harmonizar Mateus, XIV: 1-12, Marcos, VI: 14-29 e Lucas, III: 19-20 e IX: 7-9.
MATEUS: 1 – A esse tempo chegou aos ouvidos do tetrarca Herodes a fama de Jesus, 2 – e ele disse aos seus servos: “Esse é João, o próprio Batista que ressuscitou dentre os mortos; por isso é que, por seu intermédio, se fazem tantos milagres”. 3 – Herodes mandara prender João, pusera-o a ferros e o metera na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão. 4 – É que o Batista lhe dizia: “Não te é permitido tê-la por mulher”. 5 – Herodes queria dar-lhe a morte, mas temia o povo, que considerava João um profeta. 6 – Entretanto, no dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante dele e muito lhe agradou. 7 – tanto que prometeu sob juramento dar-lhe tudo o que pedisse. 8 – Ela, de antemão instruída por sua mãe, disse: “Dá-me, aqui mesmo, num prato a cabeça de João Batista!” 9 – Esse pedido muito afligiu o rei que, todavia, por causa do juramento que fizera e dos que com ele estavam à mesa, ordenou que lhe dessem a cabeça de João. 10 – Ao mesmo tempo, ordenou que ao Batista cortassem a cabeça, na prisão. 11 – E a cabeça de João foi trazida num prato e dada à moça, que a levou à sua mãe. 12 – Os discípulos do Batista vieram, carregaram seu corpo, o sepultaram e foram comunicar tudo isso a Jesus.
MARCOS: 14 – Ora, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cuja fama se espalhara muito, e dizia: “João Batista ressuscitou dentre os mortos; daí vem que tantos milagres se operam por seu intermédio. 15 – Outros, porém, diziam: “É Elias!” E outros: “É um profeta, igual a qualquer dos profetas!” 16 – Ouvindo isso, disse Herodes: “Esse homem é João, a quem mandei cortar a cabeça e que ressuscitou dentre os mortos”. 17 – Herodes, tendo desposado Herodíades, não obstante ser ela a mulher de Felipe, irmão dele, mandara prender João, atando-o no cárcere, por causa dela. 18 – Pois João lhe dizia: ”Herodes, não te é lícito possuir a mulher de teu irmão!” 19 – Desde então, Herodíades sempre lhe armava ciladas, desejosa de fazê-lo morrer, o que não conseguia. 20 – visto que Herodes temia João, por saber que era um varão justo e santo, e o guardava com segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o atentamente. 21 -  Afinal, chegou um dia favorável, o do aniversário de Herodes, no qual este ofereceu um banquete aos grandes da sua corte, e aos tribunos e aos maiorais da Galiléia. 22 – A filha de Herodíades teve entrada, dançou diante de Herodes, e de tal modo lhe agradou, bem como a todos os que se achavam à mesa, que ele lhe disse: “Pede-me o que quiseres e eu te darei!”. 23 – E acrescentou, jurando: “Sim, o que me pedires eu te darei, ainda que seja a metade do meu reino!” 24 – Ela, quando saiu, perguntou à sua mãe Herodíades: “Que devo pedir?” 25 – Esta lhe respondeu: “A cabeça de João Batista!" 25 – Ela se deu pressa em voltar à sala onde estava o rei e fez o seu pedido, dizendo: “Quero que, neste mesmo instante, me dês num prato a cabeça de João Batista!” 26 – O rei se aborreceu com tal pedido; mas, por causa do juramento que fizera e dos que estavam com ele à mesa, não quis desatendê-lo. 27 – E, enviando logo o executor, mandou que lhe trouxessem a cabeça de João. Ele foi, e o decapitou no cárcere, 28 – e, trazendo a cabeça num prato, a entregou à jovem e esta, por sua vez à sua mãe Herodíades. 29 -  Sabendo do ocorrido, os discípulos de João vieram, levaram-lhe o corpo e o  puseram num sepulcro.
LUCAS, III: 19 – Herodes, o tetrarca, tendo ouvido de João uma censura por causa de Herodíades mulher de Felipe, irmão dele, e por causa de todos os males que fizera, 20 – juntou a todos os seus crimes o de lançar João no cárcere. IX: 7 – Herodes, tendo ouvido falar de tudo o que Jesus fazia não sabia o que pensar, pois uns diziam. 8 – que João ressuscitara dentre os mortos, outros que Elias voltara, enquanto ainda outros afirmavam que um dos velhos profetas havia ressuscitado.  9 – Herodes dizia: “mandei decapitar João Batista! Quem é, pois, esse de quem ouço tantas maravilhas?” E ardia por vê-lo.
Aquelas palavras “È ELIAS!” – "É JOÃO BATISTA, QUE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS!” – "É ELIAS QUE VOLTOU!” – "É UM  DOS VELHOS PROFETAS QUE RESSUSCITOU!” ditas e repetidas como sendo o que a voz pública afirmava com relação a Jesus; estas outras, que o rumor popular levou Herodes a proferir, falando do Cristo: “Mandei decapitar João Batista! Quem é, pois, esse de quem ouço tantas maravilhas?” – "Esse homem é João, a quem mandei cortar a cabeça!” – “João ressuscitou dentre os mortos!”, confirmam a existência, entre os judeus (embora de modo ainda incompleto), da crença na Lei Universal da Reencarnação. Com efeito, os homens não poderiam considerar Jesus como sendo OU ELIAS OU JOÃO BATISTA OU UM DOS ANTIGOS PROFETAS, QUE VOLTARA A VIVER NA TERRA, SENÃO ADMITINDO QUE A ALMA OU ESPÍRITO, QUER DE ELIAS, QUER DE JOÃO, QUER DE UM DOS ANTIGOS PROFETAS, REENCARNARA NAQUELE NOVO CORPO QUE – COMO ENTÃO ACREDITAVAM – ERA OBRA HUMANA DE JOSÉ E MARIA, OS QUAIS COMO SABEIS, PASSAVAM POR SER O PAI E A MÃE DE JESUS. Não vos admireis, portanto, de todas aquelas insistentes palavras de Herodes, tetrarca, filho de Herodes chamado “O Grande”. Ele não ouviu falar de Jesus só uma vez; por conseguinte, não fez só uma observação relativamente ao Cristo. As palavras que Lucas registra foram as primeiras que, a tal respeito, Herodes pronunciou e que repetiu em diversas ocasiões. As que constam das narrativas de Mateus e de Marcos só mais tarde ele as disse e também repetiu em oportunidades diferentes. Quanto ao que se refere à morte de João e às particularidades dessa morte, nenhuma explicação, precisamos dar: é uma simples narração de fatos. Notais, apenas, que os Evangelhos segundo Mateus e Marcos se explicam e completam um pelo outro. A filha de Herodíades não podia de antemão, saber qual o efeito que sua dança produziria no rei, nem que este lhe faria um oferecimento. Portanto, só depois que ouviu a promessa do tetrarca, foi consultar sua mãe Herodíades para dizer a Herodes: "DÁ-ME AQUI, NESTE MOMENTO, A CABEÇA DE JOÃO BATISTA NUM PRATO!” É que fora previamente instruída. Ela havia saído e, depois de contar à mãe não só o efeito que a dança produzira no rei mas, também, o oferecimento que este lhe fizera, lhe perguntou: “Que devo pedir?" E Herodíades prontamente respondeu: “A cabeça de João Batista num prato, neste mesmo instante!" Esta explicação nós damos para dissipar a dúvida em vosso Espírito, que julgava estar diante de uma “contradição” entre os dois Evangelhos citados. MAS, COMO JÁ VOS ALERTAMOS. NÃO VOS DETENHAIS, NUNCA, ANTE TAIS FUTILIDADES, DESTITUÍDAS DE QUALQUER VALOR! Na verdade, que importaria que Herodíades tivesse dito a filha, antes ou depois da dança, antes ou depois do oferecimento do tetrarca que pedisse a cabeça do Batista? Entendei: HERODÍADES E SUA FILHA HAVIAM ESCOLHIDO TOMANDO CADA UMA A SUA PARTE AQUELA TEMÍVEL PROVA E O MEIO EM QUE DEVIAM SUPORTÁ-LA. Sendo essa prova superior as suas forças, tinham ambas, por isso mesmo, de sucumbir, e sucumbiram. Tendes alguma dificuldade em compreender, que Deus conheça, antecipadamente, quais os que sucumbirão? Pois assim é: sua Infinita Sabedoria, conhecendo a fraqueza do Espírito, prevê a que transviamentos este será levado, no uso do seu livre arbítrio. Se um dos vossos filhos vos pedir consentimento para desempenhar tarefa superior às suas forças, E SE OBSTINAR NO SEU INTENTO, NÃO PREVEREIS (AO CONCEDER A LIÇENÇA SOLICITADA) QUE A FORÇA E A PERSEVERANÇA LHE FALTARÃO? MAS, APESAR DISSO, CONDESCENDENDO, QUAL O VOSSO OBJETIVO SENÃO LHE DAR ENSEJO DE APRECIAR, COM JUSTEZA, O SEU VALOR REAL? Herodíades e sua filha depois daquelas provas a cujo peso faliram tinham de encontrar (e encontraram) na expiação, mediante novas provações, uma fonte e um meio de purificação e de progresso.




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