PROGRAMA 83 - ALZIRO ZARUR - continuação 2

    Primeiro: O termo hebraico significa "bode emissário", aparece na margem do Levítico de Moisés, capítulo 16, versículo 8 - "Asasbel". 
    Sobre este versículo, observa Greent: "Bode emissário (ver Bojat, Spencer) segundo a opinião mais antiga dos hebreus e cristãos, comprova que Asasbel é o nome do diabo, de Satanás". 
    E assim, vemos também confirmado em Robert Müller. No idioma Siríaco tem Asair, o anjo forte que se rebelou. Ora, aqui, evidentemente, é indicado Lúcifer. Assim temos definição do termo bíblico em duas línguas antigas, com a mais velha opinião dos cristãos em favor da opinião de que o "bode emissário" é um tipo de Satanás, o anjo mau, o Espírito do Mal. 
    Elliot escreve: "O que vai confirmar tudo isto é que as mais antigas traduções consideram Asasbel como nome próprio". 
    A paráfrase caldaica Estartgol, de Jônatas, não seriam certamente traduzidas, se não fosse o nome próprio, mas não fizeram. A chamada versão dos Setenta, a mais antiga tradução grega, já o traduz, e é pela palavra "Apopopaios", palavra aplicada pelos gregos a uma divindade maligna, apaziguada à custa de sacrifícios intermináveis. 
    Outra confirmação se encontra no livro de Enoque, onde o nome Asansbel, evidentemente corruptela de Asasbel, é dado a um dos anjos caídos, mostrando assim, que era compreensão geral dos judeus naquele tempo. 
    Ainda outra evidência se encontra no Árabe, onde Asasbel é empregado como nome do Espírito do Mal. 
    Além disso, temos a evidência da obra judaica Zoar, dos escritores cabalísticos, rabínícos. Dizem eles que era corrente entre os judeus o seguinte provérbio: "No dia da expiação, um dom (...) é levado a dizer que não se trata de um sacrifício, mas somente feito porque é marcado por DEUS."
    Outro fato na evidência é quando encontramos esta mesma opinião passando da Igreja Judaica para a primitiva Igreja Cristã. Todos sabem que Orígenes foi o mais erudito dos padres e num ponto como este, do significado de uma palavra hebraica, o seu testemunho é digno de confiança. 
    Pois bem, Orígenes diz:
    "Aquele que é chamado nos Setenta "Apopopaios" é no hebreu Asasbel, não é senão Satanás, o Espírito do Mal.
    Portanto,  em vista das dificuldades que acompanham qualquer outro significado, e da acumulada evidência em favor deste... afirma com grande confiança que Asasbel não pode ser outro senão o nome de Satanás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário