PROGRAMA 53 - ALZIRO ZARUR - continuação 3

    Nos últimos anos a contenda entre os amigos e inimigos da liberdade norte-americana tem sido concentrada no esforço de confiar ao Congresso a legislação religiosa pela promulgação da Lei Dominical para o distrito de Colúmbia. Tem sido repetidamente apresentadas propostas nesse sentido, e se tem insistido até o presente sobre uma lei apresentada pelo Senador Joston, de Alabama, sendo prontamente reintroduzida na primeira oportunidade depois de cada insucesso. A intenção parece ter sido fazer pressão sobre o Congresso até que atenda essa pretensão, até que seja dado o passo decisivo à causa da legislação religiosa com o apoio do Governo Nacional. 
    Isso fortalecerá imensamente o Movimento Dominical em toda a nação e a obra de obter e impor a legislação dominical nos governos estaduais será realizada muito mais facilmente.
    Nesta altura, é proveitosa uma vista d'olhos para o progresso do movimento em favor da LEI DO DOMINGO nos Estados Unidos. 
    Vamos ver a seguir alguns dos acontecimentos mais notáveis marcando esse avanço.
    Em 1890, a proposta de Brakenrits em favor do domingo para o distrito de Colúmbia apresentada ao Congresso - 6 de janeiro. 
    Em 1892, o Congresso ordena que as portas da Feira Mundial de Chicago feche no domingo e decide que o domingo é o SÁBADO DO DECÁLOGO. Isso aconteceu a 19 de julho. 
    Em 1900, já iniciando o Século XX, o Congresso faz a dotação de 5 milhões de dólares para a Exposição Louisiana de Comércio em São Luiz, sob a condição de fecharem as portas aos domingos, durante todo o prazo da Feira, 1º de março. 
    Em 1904, uma proposta em favor do domingo para o distrito de Colúmbia é aprovada na Câmara dos Representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário