ESPÍRITO DA VERDADE Doutrina do CEU - 06/09/1970 Página 232 ALZIRO ZARUR


QUEM É JUSTO?

P - Mereceram nossa atenção, na Cruzada do Novo Mandamento no Lar, estas palavras do Mestre: "Ao entrardes em qualquer cidade ou aldeia, perguntai onde há UM JUSTO, e em sua casa permanecei até partirdes de novo. Ao penetrardes na casa, saudai-a, dizendo: - Que a Paz esteja nesta casa. Se ela for, mesmo, digna disso, vossa Paz descerá sobre essa casa; mas, se o não for, voltará para vós a vossa Paz". Como o Espírito da Verdade nos explica esta passagem?

R - Entrando na casa do justo, os discípulos pediam as bênçãos do Senhor e, portanto, A PROTEÇÃO DOS BONS ESPÍRITOS PARA AQUELE QUE OS ACOLHEU. Se, no entanto, era falsa a apreciação humana, se o homem considerado justo por seus irmãos era velhaco e mentiroso, um rematado hipócrita, COMO O HOMEM PODE ILUDIR OS OUTROS, MAS NÃO ILUDE A DEUS, AS BÊNÇÃOS - EM VEZ DE DESCEREM SOBRE ELE - CAÍRAM SOBRE O QUE SE MOSTRAVA DIGNO DELAS. 
Afastavam-se do falso e se aproximavam do puro. 

Quereis saber quem é justo, e nós respondemos: O JUSTO É AQUELE QUE SE ESFORÇA POR TRILHAR O CAMINHO DO MESTRE E JAMAIS SAIR DELE. 
É aquele que pratica as virtudes impostas ao homem como condição para chegar a Deus; o que pratica a verdadeira caridade do Novo Mandamento; o que se oculta, vela seus atos e palavras, se faz humilde no SEGREDO DO CORAÇÃO, porquanto - se sois caridosos, mas confiai em que praticastes um ato meritório DE QUE OS OUTROS NÃO SERIAM CAPAZES - insignificante é o vosso mérito! 

O justo é aquele que faz o bem sem egoísmo, sem ideia preconcebida, sem esperar o reconhecimento dos beneficiados ou louvores dos indiferentes e, ainda mais, SEM CONTAR COM A RECOMPENSA DO MESTRE. 

O justo é aquele que tem a fé inabalável, que a tudo resiste, que não se impõe pela força, mas se patenteia na prática das boas obras, pela palavra e pelo exemplo. A fé que pode levar os outros homens a dizerem dele: - Por que não tenho a sua fé? 

Eis aí um JUSTO AOS OLHOS DE DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário