Programa 30 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    E SOBRE AS SUAS CABEÇAS HAVIA UMAS COMO COROAS SEMELHANTES AO OURO.
    Ora, quando Maomé entrou em Medina em 622, e pela primeira vez foi recebido como seu Príncipe, um turbante foi desfraldado à sua frente para suprir a falta do estandarte. Os turbantes dos sarracenos, semelhantes a uma coroa, eram o seu ornamento e o seu orgulho. As ricas pilhagens que eles renovavam com frequência, os abasteciam abundantemente. Portanto, passar a usar o turbante correspondia proverbialmente a se converter a Maomé e a se tornar maometano. E os árabes eram antigamente distinguidos pelas mitras que traziam.
    E OS SEUS ROSTOS ERAM COMO ROSTOS DE HOMEM.
    A gravidade e firmeza de ânimo do árabe é notável nas suas maneiras exteriores.  Seu meigo rosto atrai, seu amável gesto de confiar a barba, era venerável símbolo de virilidade. A honra das suas barbas era muito fácil de ferir e tudo isso faz parte da tradição desse povo.
    E TINHAM CABELOS COMO CABELOS DE MULHERES, E OS SEUS DENTES ERAM COMO OS DENTES DE LEÕES.
    Os cabelos compridos eram considerados pelas mulheres como um ornato. Os árabes, ao contrário dos outros homens, tinham o cabelo como o das mulheres ou seja, por cortar. Costume esse registrado por Plínio e outros historiadores,  mas nada havia de efeminado no seu temperamento, no seu caráter. Com efeito, como que significando sua ferocidade e força para devorar, que é que diz aqui o Apocalipse? SEUS DENTES ERAM COMO DENTES DE LEÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário