Programa 28 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    E O QUARTO ANJO TOCOU A SUA TROMBETA, E FOI FERIDA A TERÇA PARTE DO SOL, E A TERÇA PARTE DA LUA, E A TERÇA PARTE DAS ESTRELAS; PARA QUE A TERÇA PARTE DELES ESCURECESSE, E A TERÇA PARTE DO DIA NÃO BRILHASSE, SEMELHANTE À NOITE.
    Esta trombeta simboliza a carreira de Odoacro, aquele Monarca bárbaro que esteve tão intimamente relacionado com a queda de Roma Ocidental. Os símbolos: SOL, LUA, ESTRELAS (porque são usados aqui como símbolos apenas) representam, evidentemente, os grandes luminares do Governo Romano, os seus Imperadores, Cônsules e Senadores. O Bispo Newton observa que o último Imperador de Roma Ocidental foi Rômulo, que por escárnio foi chamado: Augustulus - pejorativamente quer dizer: Augustozinho. Roma do Ocidente caiu no ano de 476. Ainda, porém, apesar de extinto o SOL Romano, seus luminares subordinados brilham palidamente, enquanto o Senado e Cônsules continuaram, mas, depois de muitas vicissitudes de mudanças de fortuna política. Por fim, no ano de 566, toda a forma do antigo governo foi subvertida, e a própria Roma reduzida a um pobre Ducado Tributário do ex Ducado de Ravenna. 
    Sob o título EXTINÇÃO DO IMPÉRIO DO OCIDENTE, List, na sua Obra "EXPOSIÇÃO PROFÉTICA",  volumes II, cita as seguintes palavras de Kitt: "O infeliz Augustozinho ou Augustulus tornou-se o instrumento da sua própria desgraça: Abdicou no Senado. E essa assembleia em seu último ato de obediência a um Príncipe Romano, aparentou ainda o espírito de liberdade e as formas da Constituição. Foi dirigida uma epístola por seu unânime consenso ao Imperador Zenão, genro e sucessor de Leão, recentemente deposto, depois de curta rebelião no trono Bizantino. Solenemente negavam a necessidade, e até o desejo de continuar mais tempo a sucessão Imperial na Itália, pois que, em sua opinião, a majestade de um só monarca era suficiente para abranger e proteger, ao mesmo tempo, tanto o Oriente como o Ocidente. Em seu próprio nome e em nome do povo, consentiam que a sede do Império Universal fosse transferida de Roma para Constantinopla. Vilmente renunciavam ao direito de escolher o seu próprio senhor, único vestígio que ainda restava da autoridade que tinha ditado Leis ao Mundo. Pobre e desgraçado Império Romano!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário