Programa 28 - ALZIRO ZARUR - continuação 3

    E O NOME DA ESTRELA ERA ABSINTO - significando consequências amargas. Essas palavras relembram, por um momento, o caráter do guerreiro, a miséria de que foi autor ou instrumento, e o terror inspirado por seu nome. ESTIRPAÇÃO TOTAL e destruição são os termos que melhor representam as calamidades que ele infligiu; e a si próprio Átila se chamou: "O FLAGELO DE DEUS".
    Em um dos seus lugares tenente, castigou e quase exterminou os borguinhões do Reno. Atravessaram, quer na sua marcha, quer no seu regresso, os territórios dos Francos e massacraram, tanto os seus reféns como os seus prisioneiros. Duzentas donzelas foram torturadas com uma fúria inexorável. Seus corpos foram rasgados por impetuosos cavalos ou esmagados sob o peso de carros em movimento. Seus membros insepultos foram abandonados nos caminhos públicos como presas dos abutres e dos cães. Vejam o que é o horror da guerra! E Átila se vangloriava de que a erva não crescia mais onde seu cavalo tivesse posto as patas. O Imperador do Ocidente, com o Senado e o povo de Roma, deprecaram humildes, aterrorizados à ira de Átila. E o último parágrafo dos capítulos que relatam a sua história, intitula-se: Sintomas da Decadência e Ruína do Governo Romano.
    E O NOME DA ESTRELA ERA ABSINTO
    De passagem, uma explicação: miríade quer dizer dez mil. Mas, como sempre, a palavra foi se exagerando, e às vezes MIRÍADES significa milhões, milhões. Mas realmente miríade significa apenas dez mil guerreiros.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário