Programa 26 - ALZIRO ZARUR - continuação 5

    E O PRIMEIRO ANJO TOCOU A SUA TROMBETA, E HOUVE SARAIVA E FOGO MISTURADO COM SANGUE, E FORAM LANÇADOS NO MUNDO, QUE FOI QUEIMADO NA SUA TERÇA PARTE; QUEIMOU-SE A TERÇA PARTE DAS ÁRVORES, E TODA ERVA VERDE FOI QUEIMADA.
    O velho Kitt apresenta uma observação muito justa sobre o assunto desta profecia. Ninguém podia elucidar os textos com mais clareza ou expô-los com mais perfeição do que o fez o abalizado Guibbon. Os capítulos do filósofo cético, que trataram diretamente do assunto, precisam apenas que se lhe anteponha um texto, que se lhes cortem algumas palavras profanas, para constituirem uma série de comentários aos capítulos 8 e 9 deste Apocalipse. Pouco ou mesmo nada. é deixado ao professo intérprete, que não seja citar as páginas deste grande Guibbon.
    O primeiro triste e pesado flagelo que caiu sobre o Império Romano do Ocidente, na sua descida para a ruína total, foi a guerra com os Godos, sob o comando de Alarico, que abriu o caminho para incursões ulteriores. O Imperador Romano Teodósio morria em janeiro de 395, antes do fim do inverno, já os Godos, com Alarico, estavam em pé de guerra contra todo o Império. A primeira invasão de Alarico assolou a Trácia, a Macedônia, a Àtica, o Peloponeso, mas não atingiu a cidade de Roma. Na sua segunda invasão, entretanto, o General Godo, atravessou os Alpes, atravessou os Apeninos e apareceu diante dos muros da Cidade Eterna, que em breve caiu como presa da fúria dos bárbaros. Saraiva e fogo misturado com sangue foram lançados na terra. Os terríveis efeitos da invasão Gótica são representados como SARAIVA, devido ao fato de os invasores serem originários do Norte; FOGO: por terem sido destruídos pelo fogo, tanto as cidades como os campos; e SANGUE, devido a terrível mortandade dos cidadãos do Império pelos ousados e intrépidos guerreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário