Programa 23 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    Então,
    primeiro: definição da palavra SELO. O SELO é definido como instrumento de selar. É uma definição simplória, mas eu tenho que me fazer entender; aquilo que é usado por indivíduos, corporações e Estados para fazer impressões sobre cera, documentos escritos, como evidência da sua autenticidade. A palavra original, nesta passagem, é definida por UM SELO, isto é, um anel, um sinete, marca, emblema, cunho, um sinal, um penhor. Entre os significados do verbo se encontram os seguintes: "assegurar a alguém, certificar, colocar um selo ou marca sobre alguma coisa em sinal de que é genuína ou está aprovada, atestar, confirmar, estabelecer, distinguir por marca". Comparando o Gênesis de Moisés, capítulo 17, versículo 11, com a epístola de São Paulo aos Romanos, capitulo 4, versículo 11, e este Apocalipse, capítulo 7, versículo 3, com o Profeta Ezequiel, capítulo 9, versículo 4, em relação com a definição apresentada, as palavras: SINAL, SELO, MARCA, são usadas na Bíblia como sinônimos. O SELO DO DEUS VIVO a que se refere o texto, há de ser aplicado aos servos de DEUS, os salvos. Não devemos supor que neste caso se trate de qualquer marca literal que haja de ser feita na carne, mas de alguma instituição ou observância com referência especial à DEUS, que servirá de sinal de distinção entre os adoradores de DEUS e os que não são, na verdade, seus servos,  ainda que finjam segui-lo hipocritamente.
    Segundo: o uso de um SELO. O SELO é usado para tornar válido ou autêntico qualquer documento, Decreto ou Lei  que uma pessoa ou poder venha a formular. Na Bíblia ocorrem frequentemente exemplos do seu uso. Por exemplo: no primeiro Livro dos Reis, capítulo 21, versículo 8, vemos que Jezabel escreveu cartas em nome de Acabe e a selou com o seu sinete. Estas cartas ficaram assim com toda autoridade do Rei Acabe. No Livro de Ester, capítulo 3, versículo 12, a gente lê: "Em nome do rei Assueiro se escreveu e com a anel do Rei se selou". No capítulo 8, versículo 8: "A escritura que se escreve em nome do Rei é selada com o anel do Rei,  não é para revogar".
    Terceiro: onde é usado o SELO. Onde?
    Sempre em relação com  alguma Lei ou Decreto que requer obediência ou em documentos que se querem legalizar ou sujeitar às disposições da Lei. A ideia de Lei é inseparável em um SELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário