Programa nº 4 - ALZIRO ZARUR - Continuação (2)


    No versículo 9 encontramos: EU JOÃO, QUE TAMBÉM SOU VOSSO IRMÃO, COMPANHEIRO NA AFLIÇÃO E NO REINO E PACIÊNCIA DE JESUS CRISTO, ESTAVA NA ILHA CHAMADA PATMOS POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E PELO TESTEMUNHO DO SENHOR JESUS.
    Como se vê o assunto passa agora a seguir novo rumo, apresentando João, o Discípulo Amado, o lugar e as circunstâncias em que foi dado o Apocalipse. Primeiramente se apresenta como irmão da Igreja Universal, seu companheiro nas aflições que acompanham a profissão cristã nesta vida terrena. E é duro ser cristão cá em baixo, mas também do contrário qual seria o nosso merecimento? O merecimento é testemunhar JESUS diante da incredulidade, da chalaça, da galhofa, da debilidade mental, da irresponsabilidade da maioria esmagadora da humanidade. Este é que tem merecimento, neste é que há honra e glória para NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Portanto, aí está o padrão: é o Discípulo Amado, companheiro nas aflções que acompanham a vida de cada cristão no plano terra.
     E NO REINO.
     Estas palavras têm dado motivo a muita controvérsia. Na realidade João quer dizer que os cristãos, no estado presente, se encontram no REINO DO CRISTO, ou em outros termos, que já estava estabelecido, nos seus dias, o REINO DO CRISTO. Se esta linguagem tem alguma relação com o estado presente, deve tê-la num sentido muito limitado. Os que defendem sua aplicação terrena, isso ocorre geralmente em São Pedro (I Epístola, capítulo 2, versículo 9) para provar a existência de um  REINO no estado presente e para mostrar a sua natureza. Mas, como observamos a propósito do versículo 6, o REINO literal dos santos é ainda coisa do futuro, como está nos Atos dos Apóstolos, capítulo 14, versículo 22: "É por muitas tribulações que nos importa conquistar o REINO DE DEUS". Mas quando tivermos entrando nesse REINO, não cessou a tribulação. A TRIBULAÇÃO E O REINO NÃO PODEM EXISTIR SIMULTANEAMENTE. O grande estudioso Mardok ao traduzir do Ciríaco este versículo, omite a palavra REINO e apresenta a seguinte lição: "EU JOÃO VOSSO IRMÃO E COMPANHEIRO NA AFLIÇÃO E SOFRIMENTO QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS", não fala em REINO. Bloomfield traduz: 'EU JOÃO, VOSSO IRMÃO E PARTICIPANTE CONVOSCO EM SOFRER A AFLIÇÃO DO REINO DE JESUS".
     Bloomfield diz que pelas palavras a alição e paciência são significadas aflições, perturbações que devem ser suportadas por causa e na causa do CRISTO DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário