DIRETRIZES E BASES PARA O ENSINO (Alziro Zarur)
Parte 12

(Ruy Barbosa - continuação)

XVII - "Mas essa reorganização vem-nos custar duros sacrifícios, sacrifícios muito penosos a um orçamento onde o déficit se aninhou e prolifica? Esta objeção está respondida. Ela encerraria o País numa eterna petição de princípio, num círculo vicioso insuperável. A extinção do déficit não pode resultar senão de um abalo profundamente renovador nas fontes espontâneas da produção. ORA, A PRODUÇÃO, COMO JÁ DEMONSTRAMOS, É UM EFEITO DE INTELIGÊNCIA: ESTÁ POR TODA A SUPERFÍCIE DO GLOBO NA RAZÃO DIRETA DA EDUCAÇÃO POPULAR. TODAS AS LEIS PROTETORAS SÃO INEFICAZES, PARA GERAR A GRANDEZA ECONÔMICA DO PAÍS; TODOS OS MELHORAMENTOS MATERIAIS SÂO INCAPAZES DE DETERMINAR A RIQUEZA, SE NÃO PARTIRMOS DA EDUCAÇÃO POPULAR, A MAIS CRIADORA DE TODAS AS FORÇAS ECONÔMICAS, A MAIS FECUNDA DE TODAS AS MEDIDAS FINANCEIRAS".

XVIII - "O ensino, esse agente invisível que, centuplicando a energia do braço humano, é, sem dúvida, A MAIS PODEROSA DAS MÁQUINAS DO TRABALHO". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário