DIRETRIZES E BASES PARA O ENSINO (Alziro Zarur)
Parte 13

(Ruy Barbosa - continuação)

XIX - "O primeiro caráter do saber positivo é a compreensão da contingência variável dos tempos e a inteligência da relatividade das coisas humanas. Ora, quem quer que não perder de vista esse critério, não desconhecerá a evidência da incapacidade atual do indivíduo e da associação, entre as sociedades mais adiantadas, para substituir, na educação do povo, a ação ampla, sistematizada, múltipla do Estado; não contestará a necessidade de organizar, rigorosamente, nas condições mais perfeitas de excelência e eficácia, de atividade e ciência, o ensino oficial".

XX - "TODO O FUTURO DA NOSSA ESPÉCIE, TODO O GOVERNO DAS SOCIEDADES, TODA A PROSPERIDADE MORAL E MATERIAL DAS NAÇÕES DEPENDE DA CIÊNCIA, COMO A VIDA DO HOMEM DEPENDE DO AR. ORA, A CIÊNCIA É TODA OBSERVAÇÃO, TODA EXATIDÃO, TODA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL".
             Creio que estes vinte pontos, das DIRETRIZES DE RUY BARBOSA, bastam para provar que foi ele, sem dúvida alguma, o brasileiro que mais se aproximou da SOLUÇÃO IDEAL, DA SOLUÇÃO PERFEITA, DA ÚNICA SOLUÇÃO PARA O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário