"TESOURO OCULTO E PÉROLA DE ALTO PREÇO"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur

P – Disse Jesus: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto num campo; o homem que o achou o esconde e cheio de alegria por tê-lo achado vai vender tudo o que possui e compra aquele campo”. Qual a explicação do Espírito da Verdade para Mateus XIII: 44?
R – Aquele que recebe a Palavra de Deus se sente tão feliz quanto o homem que acha um tesouro, se é que se pode estabelecer comparação entre sentimentos tão dessemelhantes. Cumpre-lhe encerrar no coração essa FONTE DE RIQUEZAS ETERNAS, esforçar-se para que nenhum dos vícios humanos lhe possa arrebatar o precioso tesouro! Vai o homem e vende tudo o que tem: quer isto dizer que ele se despoja dos erros, dos maus instintos dos maus pecadores, dos vícios escravizantes, em suma – DE TUDO O QUE PRENDE A MATÉRIA, como os bens terrenos o prendem ao solo que os encerra. E compra o campo; faz para conservar o tesouro espiritual, todos os sacrifícios que a Humanidade exija dele.

P – Disse ainda o Cristo: “O reino dos céus se assemelha a um negociante que compra belas pérolas; e, achando uma de alto preço, vende tudo o que tem para comprá-la”. Que explicação dá a esta passagem do Evangelho segundo MATEUS, XIII: 45-46, o Espírito da Verdade?
R – Esta parábola tem quase a mesma significação que a do tesouro oculto. Realmente ela traça a imagem do homem que sinceramente procura a Verdade e que, achando-a, recebendo-a em seu coração, se desembaraça, sem hesitar, de todos os seus erros, de todas as suas fraquezas, de todos os seus maus instintos, de todos os vícios e apetites materiais que, anteriormente, constituíam TODA A SUA RIQUEZA ILUSÓRIA E FUNESTA. Dela procura desfazer-se, com a maior diligência, empregando todos os esforços por conservar a pérola de alto preço, como o tesouro, é A VERDADE QUE ELE ENCONTROU AO ACEITAR A PALAVRA DE DEUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário