"A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur

P – O interesse pelas parábolas, explicadas em espírito e verdade, cresceu de forma impressionante em nosso Posto Familiar. Todos querem compreender, agora, a do grão de mostarda. Como a interpreta o Espírito da Verdade, pelo CEU da LBV?
R – Harmonizemos Mateus, XIII: 31-35; Marcos, IV: 26-34; Lucas, XIII: 18-22.
MATEUS: 31 – Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: “O reino dos céus se assemelha ao grão de mostarda, que um homem tomou e semeou no seu campo. 32 – Esse grão, que é a menor de todas as sementes, quando cresce, torna-se planta maior do que todas as outras; torna-se árvore em cujos ramos os pássaros do céu vêm habitar”. 33 – E lhes disse, também, esta outra parábola: “O reino dos céus se assemelha ao fermento que uma mulher toma e mistura com três medidas de farinha, até que a massa fique inteiramente levedada”. Jesus disse, por parábolas todas essas coisas à multidão; não lhes falava sem parábolas, 35 – a fim de se cumprirem estas palavras do profeta: “Eu abrirei minha boca para falar por parábolas, revelarei coisas que estão ocultas desde a formação do mundo”.
MARCOS: 26 – E Jesus dizia: “O reino de Deus é semelhante a um homem que lança à terra a semente. 27 – Quer o homem durma, quer vigie noite e dia, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como; 28 – pois a terra, por si mesma, produz primeiro a erva, depois a espiga e, afinal, o grão que cobre a espiga. 29 – E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, pois é esse o momento da ceifa.” 30 – Disse mais Jesus: “A que podemos comparar o reino de Deus? Por que parábola o representaremos? 31 – Ele se assemelha a um grão de mostarda que, ao ser semeado, é a menor de todas as sementes que existem na terra. 32 – Mas, uma vez semeada, ela cresce e se torna maior do que todos os arbustos; deita grandes ramos a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra”. 33 – E assim lhes falava por muitas parábolas, de acordo com o que eles podiam entender. 34 – Não lhes falava senão por parábolas; mas a sós com os discípulos, tudo lhes explicava.
LUCAS: 18 – Dizia Jesus: “A que é semelhante o reino dos céus? Como que o poderei comparar? 19 – Assemelha-se ao grão de mostarda, que o homem toma e planta no seu horto; ele germina, cresce e se torna árvore em cujos ramos pousam os pássaros do céu”. 20 – E disse mais: “A que poderei comparar o reino de Deus? 21 – Ele se assemelha ao fermento que uma mulher toma e mistura com três medidas de farinha até que a massa fique completamente levedada” 22 – E assim ia ensinando pelas cidades e aldeias a caminho de Jerusalém.

Assemelhando e comparando o reino dos céus ao grão de mostarda, Jesus mostrava à multidão que, POR MÍNIMO QUE SEJA O PONTO DE ONDE SE PARTA PARA CHEGAR AO CÉU, ELE SE PODE DESENVOLVER E PRODUZIR RESULTADOS GRANDIOSOS. Esses o objetivo e a razão de ser da parábola do grão de mostarda, aplicada à época em que Jesus falava. Seu pensamento, porém, abrangia o presente e o futuro. Libertando da letra, que mata, o espírito, que vivifica, ela comporta uma explicação mais ampla. A comparação do reino dos céus com um grão de mostarda, que se torna árvore grande, em cujos os ramos os pássaros do céu vêm habitar, encerra uma figura alegórica: o grão de mostarda representa o ponto de partida, a origem, o germe do planeta e da Humanidade terrestre, o estado rudimentar de um e de outra; o crescimento oculto do grão, sua afloração, seu desenvolvimento e sua transformação em árvore simbolizam as fases por que passou, no estado latente, o vosso planeta durante a sua formação, que se operou de acordo com as Leis Naturais Imutáveis, sob a ação espiritual do Senhor Onipotente: simbolizam as fases da formação dos reinos mineral, vegetal, animal e humano, as do aparecimento, desenvolvimento e progresso desses reinos, as de depuração e transformação física do planeta e de transformação física, moral e intelectual da Humanidade. OS RAMOS DA ÁRVORE, ONDE OS PÁSSAROS DO CÉU VIRÃO HABITAR, INDICAM O GRAU DE DESENVOLVIMENTO QUE O PLANETA TEM DE ATINGIR PARA SE TORNAR MORADA DE PAZ E FELICIDADE, QUE OS ESPÍRITOS PURIFICADOS VIRÃO HABITAR PARA COM ELA CONTINUAREM A PROGREDIR POR UM NOVO CAMINHO ASCENDENTE QUE OS LEVARÁ À PERFEIÇÃO, MEDIANTE O CONCURSO E O AUXÍLIO DOS ESPÍRITOS DO SENHOR, SOB A DIREÇÃO DO CRISTO DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário