"A FAMÍLIA DE JESUS"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur

P – Um assunto empolgante, para todos nós, está nos Evangelhos que falam dos parentes de Jesus, no próprio entender do Mestre. Como nos explica essas passagens o Espírito da Verdade, pelo CEU da LBV?
R – Vamos harmonizar os Evangelhos Sinóticos: Mateus, XII: 46-50, Marcos, III: 31-35 e Lucas, VIII: 19-21.
MATEUS: 46 – Estando Jesus ainda a pregar à multidão, sua mãe e seus irmãos, do lado de fora, procuravam falar com ele. 47 – Alguém, então, lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos aí fora, procuram falar contigo”. 48 – Respondendo a quem assim falara, disse Jesus: “Quem é minha mãe e quais são os meus irmãos?” 49 – E estendendo a mão para os discípulos, falou: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 – Quem quer que faça a vontade do Pai Celestial esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
MARCOS: 31 – Sua mãe e seus irmãos, tendo vindo e ficado do lado de fora, o mandaram chamar. 32 – Ora, como a multidão o cercasse, alguém lhe disse: “Olha que tua mãe e teus irmãos te procuram”. 33 -  Mas Jesus lhe perguntou: “Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?” 34 – E, olhando para os que estavam sentados em redor dele, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos; 35 – porquanto aquele, que fizer a vontade de Deus, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
LUCAS: 19 – Sua mãe e seus irmãos vieram ter com ele, mas não puderam vê-lo por causa da multidão. 20 – Disseram-lhe, então: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te querem ver”. 21 – Mas Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.

Não estando ligado à Virgem Maria por nenhum laço humano, Jesus patenteava aos homens os sentimentos de amor e fraternidade que os deviam unir. Efetivamente, qual poderia ser o desejo do Bom Pastor, que vinha em busca das ovelhas tresmalhadas? Qual poderia ser o seu objetivo? Reuni-las em torno de si. Todas, fossem quais fossem. Sendo, com relação aos homens, pela sua pureza e pelo seu poder, o Unigênito do Pai, e vindo dizer-lhes “SOIS TODOS, COMO EU, FILHOS DE DEUS”. Jesus precisava demonstrar que punha em prática os ensinos que dava à multidão e provar que TODOS OS SERES HUMANOS SÃO, DE FATO, FILHOS DE DEUS E, POR ISSO, IRMÃOS DELE, ENQUANTO CAMINHAM NAS VIAS DO SENHOR. Falando do Cristo, usamos a expressão “ o Unigênito” ou “Filho Único” do Pai Celestial. Ele o era e é, no sentido de ser, pela sua elevação espiritual, única relativamente à de todos os Espíritos que se acham ligados ao vosso planeta, quem lhe preside os destinos. Desse ponto de vista e comparado a vós outros, Jesus pode e deve ser considerado FILHO ÚNICO DO TODO-PODEROSO. Sua essência pura, que nunca se desviou da linha do progresso, se aproxima da natureza do Criador Universal. Insistimos: seu poder ilimitado, sobre tudo o que concerne à Terra, participa da Onipotência Divina, com a qual ele está sempre em RELAÇÃO DIRETA. Maria e os chamados irmãos de Jesus o foram procurar, induzidos pela influência espiritual dos seus Anjos da Guarda e também levados pela idéia de que – devendo o Mestre atender às necessidades do corpo – lhes cumpria ir à sua procura, para esse fim. Conquanto fosse um Espírito muito elevado, Maria estava, até certo ponto, submetida à matéria que a envolvia; não compreendia que Jesus pudesse resistir a tão grandes fadigas, SEM TOMAR OS ALIMENTOS QUE SUSTENTAM O CORPO. Tinha ela a intuição da sua sorte futura: mas como sempre, o passado se lhe apresentava coberto por um véu: o véu da carne. Nunca é demais repetir: em virtude da revelação que lhes fora feita, e que se conservou secreta até depois de finda a missão terrena do Mestre, JESUS, PARA MARIA E JOSÉ ERA UM ENTE EXCEPCIONAL, GRANDE AOS OLHOS DE DEUS POR SER FILHO DO MESMO DEUS E QUE ENCARNARA MILAGROSAMENTE, MAS SEM DEIXAR DE PARTICIPAR DA NATUREZA DO HOMEM E DE ESTAR SUJEITO ÀS NECESSIDADES DA EXISTÊNCIA HUMANA. E para os homens, ele era um homem igual aos outros , filho – por obra humana – de José e Maria, e como tal o consideraram enquanto durou sua missão terrena e até a época em que já encerrada aquela missão, a revelação se tornou conhecida do povo. A ida de Maria e dos chamados irmãos de Jesus à procura deste lhes foi inspirada para provocar como provocou, a profunda observação do Mestre. Ao que lhe dissera: “Tua mãe e teus irmãos te procuram”, ele respondeu perguntando: "Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?” E acrescentou, apontando os discípulos: “EIS AQUI MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS POIS AQUELE QUE CUMPRE A VONTADE DO PAI, A VONTADE DE DEUS, ESSE É MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA  MÃE: MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS SÃO TODOS AQUELES QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A PRATICAM”. As versões de Mateus, Marcos e Lucas são exatas e se completam: Jesus apontou com a mão para os discípulos que o cercavam e respondeu, deixando fluir sobre o povo a atração poderosa do seu olhar, irradiação magnética que atraía os homens como o ímã atrai o ferro. Por esse gesto ele apresentava seus discípulos como exemplo e atraia para eles a multidão que os teria de imitar. Ao dar aquela resposta, o presente e o futuro se completavam no seu pensamento. Deu-a tendo por fim (atento o motivo que determinara a ida de Maria e dos que eram designados por irmãos dele) provar que A MISSÃO, A CUJO DESEMPENHO SE CONSAGRAVA NO MEIO DOS HOMENS, SOBRELEVAVA AOS LAÇOS DA FAMÍLIA HUMANA E AS NECESSIDADES MATERIAIS QUE, NO ENTENDER DOS MESMOS HOMENS, SE LHE FAZIAM SENTIR. Em todas as oportunidades, Jesus procurava despertar as consciências. Tinha também por fim, atentas às palavras que lhe eram dirigidas, mostrai veladamente que nenhum laço humano o prendia a Maria Santíssima nem aos que eram tidos por seus irmãos, nem aos Apóstolos e aos discípulos, SÓ OS LIGAVA O LAÇO ESPIRITUAL, O PARENTESCO ESPIRITUAL, TUDO SEGUNDO O ESPÍRITO, NADA SEGUNDO A CARNE E ASSIM MESMO RELATIVAMENTE AOS QUE HOUVESEM FEITO A VONTADE DIVINA OUVINDO E PONDO EM PRÁTICA A PALAVRA DE DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário