"A PECADORA E O FARISEU"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur

P – Uma das componentes do nosso Posto Familiar pergunta qual a verdadeira interpretação da passagem da pecadora que banhou de lágrimas os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos, na casa do fariseu Simão. Como à interpreta o Espírito da Verdade, pelo CEU da LBV?
R – Trata-se de Lucas, VII: 36-50.
36 – Tendo um fariseu pedido a Jesus que fosse comer em sua casa, ele foi e tomou lugar à sua mesa. 37 – Logo uma pecadora da cidade, sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, aí veio ter, trazendo um vaso de alabastro cheio de bálsamo; 38 – e, colocando-se por trás dele, se pôs a banhar-lhe de lágrimas os pés, e a enxugá-los com seus cabelos, ao mesmo tempo que os beijava e os ungia com o bálsamo. 39 – Vendo isso, o fariseu disse de si para si: “Se  este homem fosse profeta, saberia quem é a mulher que o toca, pois é uma pecadora!” 40 – Jesus, então, lhe disse: “Simão, tenho alguma coisa a te dizer”. Ao que ele respondeu: “Mestre, fala”. 41 – Jesus falou: “Um credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários e outro cinquenta. 42 – Como não tivessem com que pagar, o credor perdoou as dívidas a ambos. Qual dos dois, em consequência, mais o estimará?” 43 – Simão respondeu: “Creio que aquele a quem mais perdoou”. Jesus replicou: “Julgaste bem, Simão”. 44 – E, voltando-se para a mulher, disse ainda ao fariseu: “Vês esta mulher? Entrei na tua casa e não me deste água para lavar os pés, enquanto que ela, ao contrário, banhou meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. 45 – Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrou, não cessa de me beijar os pés. 46 – Não me ungistes a cabeça com bálsamo, ao passo que ela me unge com bálsamo os pés. 47 – Por isso eu te declaro que muitos pecados lhe são perdoados, porque ela muito amou. Aquele a quem menos se perdoa menos ama”. 48 – E disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 – Os que com ele estavam à mesa, na casa de Simão, começaram a dizer entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50 – Mas Jesus disse à mulher: “Vai-te em paz; tua fé te salvou”.
O fato aqui referido constitui UM EXEMPLO DA IMPORTÂNCIA QUE O ARREPENDIMENTO REPRESENTA SOBRE OS DESTINOS HUMANOS. Não por haver banhado os pés de Jesus com bálsamo e com lágrimas obtém a pecadora o perdão, mas porque esse gesto era a consequência do pesar, sincero e profundo, que lhe causavam suas faltas, e por serem imensas sua esperança e sua fé naquele diante de quem se prosternava. Mulher de costumes livres, que vendia o corpo, ela – no esplendor da sua beleza – se humilhava, enxugando com os cabelos aqueles pés que o seu arrependimento banhava de lágrimas. Ela, que era vaidosa de seus encantos, SACRIFICAVA AO ARREPENDIMENTO OS PERFUMES QUE SERVIAM PARA TORNÁ-LA MAIS SEDUTORA E PARA – PELO AROMA PENETRANTE – EXCITAR OS DESEJOS DOS QUE PAGAVAM SUAS CARÍCIAS. ESSES PERFUMES, ELEMENTOS DAS SUAS ORGIAS, SE SANTIFICAVAM AO CONTATO COM O SANTOS DOS SANTOS. E a pecadora se limpava das suas faltas pela satisfação com que se separava desses objetos de luxo, os únicos que possuía. Renunciava, assim, ao seu passado de desordens e fazia sinceras promessas de reparação no futuro. Não zombeis, portanto, da pecadora aos pés do Cristo. Ao contrário, imitando-a, vinde todos – TODOS, SEM EXCEÇÃO – derramar na fronte do Mestre os inebriantes perfumes que vos perdem, e ouvireis de sua boca palavras de paz, consolação e amor. A JESUS, E SOMENTE A JESUS, O PAI ONIPOTENTE DEU O PODER DE LIGAR E DESLIGAR, NA TERRA E NO CÉU. Os Apóstolos lhe obedeciam, eram os instrumentos que ele escolhera, e operavam guiados pelos Espíritos Superiores, quando também ligavam e desligavam na terra e no céu.
                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário