PROGRAMA 51 - ALZIRO ZARUR - continuação 3

    De modo que sabemos que o Espiritismo é uma doutrina puríssima, mas professada por meia dúzia, porque até as irmãs Fox foram objeto de todas as explorações imagináveis. Apareceram logo os "empresários" e não havia Beatles naquele tempo, mas havia as irmãs Fox. Eles acharam de ganhar dinheiro às custas delas. As duas tiveram um assédio tremendo do qual não se podiam libertar. 
    Vocês não conheceram o caso aqui do Mirabele?
    Fazia prodígios com entrada paga no palco dos teatros, ele fazia aquelas coisas de efeitos físicos. Pois é... Acabou mal, porque são coisas invendáveis, ninguém pode comerciar com as coisas de DEUS a não ser que queira cair fulminado. O fim dessa gente é muito triste. São Paulo advertiu muito bem: "Que ninguém se iluda, DEUS não se deixa escarnecer". Um pai aqui na terra não se deixa escarnecer por um filho leviano. Quando vê que o filho está caindo na palhaçada toma logo as providências.
    E DEUS não fará isso?
    DEUS respeita o livre arbítrio até um certo limite, porque tudo tem limite. De modo que mais uma vez eu demonstro: a Igreja Católica tem coisas admiráveis que eu não me canso de elogiar, basta ver a vida de Santa Tereza D'Ávila. O que ela sofreu dentro da própria igreja dos padres reacionários, quadrados! O exemplo de São Francisco de Assis, fundou lá o seu convento, e até lhe queriam tirar o convento. Os aproveitadores queriam lhe tirar o convento! Conheço bem tudo isto, conheço o lado grandioso do Protestantismo, mas conheço o lado fraco. Assim, também, o Espiritismo há o lado nobre e o lado podre. O Chico Xavier me entende muito bem, porque até foi lá uma caravana consultar o Chico Xavier sobre a minha honestidade. Há de tudo, eu já tenho provas de Emanuel, de André Luiz, de Bezerra de Menezes, são os três mais juntos do Chico Xavier, e, ainda há outros que não divulguei. Mas que há de fazer? A humanidade é assim!
    Mas vamos seguir.
    Já se fez referência a um movimento para assegurar uma união das Igrejas Protestantes nos Estados Unidos, com o propósito de dar força e influência a movimentos eclesiásticos em certas direções. E agora se levanta, subitamente, por todo o país Norte Americano uma classe de pessoas cujas almas estão absorvidas com a ideia cognata da reforma do sábado, e que se dedicam cabeças, mãos e bolsos a levar adiante este movimento afim. Organizações chamadas "Comissões do Domingo" se tem formado em vários lugares e tem trabalhado zelosamente por meio de livros, folhetos, discursos, sermões, para criar um forte sentimento público em favor do domingo.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário