Programa 31 - ALZIRO ZARUR - continuação 6

    Repito: É digno de nota como Guibbon atribui de um modo tão claro e impressionante a tomada da cidade, e desse modo a destruição do Império à artilharia otomana. Que é isso senão um comentário às palavras desta profecia: POR ESTAS TRÊS PRAGAS FOI MORTA A TERÇA PARTE DOS HOMENS, ISTO É,  PELO FOGO, PELO FUMO E PELO ENXOFRE QUE SAÍA DAS SUAS BOCAS.
    Temos agora o versículo 18, deste mesmo capítulo 9 do Apocalipse, aliás 18 e 19, porque eles se completam: 
    POR ESTAS ESTAS TRÊS PRAGAS FOI MORTA A TERÇA PARTE DOS HOMENS, ISTO É, PELO FOGO, PELO FUMO E PELO ENXOFRE QUE SAÍA DAS SUAS BOCAS. PORQUE O PODER DOS CAVALOS ESTÁ NA SUA BOCA E NAS SUAS CAUDAS. PORQUANTO AS SUAS CAUDAS SÃO SEMELHANTES ÀS SERPENTES: TÊM CABEÇAS E COM ELAS DANIFICAM.
    Ora, estes dois versículos exprimem o efeito mortal do novo modo de guerra introduzido. Foi por meio destes agentes: pólvora, armas de fogo e canhões que Constantinopla foi finalmente conquistada e entregue nas mãos dos turcos. Além do fumo, do fogo e do enxofre que pareciam sair das suas bocas,  diz-se que o seu poder estava também nas suas caudas (é o que está no Apocalipse). Ora, é um fato notável que a cauda do cavalo é uma bem conhecida insígnia turca, é símbolo de cargo eminente, é símbolo de autoridade. O significado da expressão que as SUAS CAUDAS eram o símbolo ou emblema de uma autoridade,  a João Evangelista devia parecer ter visto os cavalos como que vomitando fogo e fumo, e o que era igualmente estranho que o seu poder de espalhar a desolação estava relacionada com as caudas dos cavalos. Alguns olhando para um corpo de cavalaria com tais estandartes ou tais insígnias ficariam chocados com este aspecto insólito notável, e então falaria dos seus estandartes como concentrando e dirigindo o seu poder.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário