Programa 31 - ALZIRO ZARUR - continuação 4

    E ASSIM VI OS CAVALOS NESTA VISÃO. E OS QUE SOBRE ELES CAVALGAVAM TINHAM COURAÇAS DE FOGO E DE JACINTO E DE ENXOFRE. E AS CABEÇAS DOS CAVALOS ERAM COMO CABEÇAS DE LEÕES E DE SUAS BOCAS SAÍA FOGO, E FUMO E ENXOFRE.
    Ora, a primeira parte desta descrição alude ao aspecto destes cavaleiros. Fogo, como cor, representa vermelho, empregando-se com frequência a expressão: VERMELHO COMO FOGO. Jacinto representa azul; o enxofre representa amarelo. E estas cores predominavam muito no vestuário desses guerreiros. Segundo este ponto de vista conduzia bem com o uniforme turco que era composto, em larga escala, por vermelho ou escarlate, azul e amarelo.
    AS CABEÇAS DO CAVALOS ERAM COMO CABEÇAS DE LEÕES, representando a sua força, coragem e também ferocidade. Por sua vez a última parte do versículo se refere, sem dúvida, ao uso da pólvora, armas de fogo para fins guerreiros introduzidas havia pouco tempo. Como os turcos disparavam suas armas de fogo de cima dos cavalos, parecia ao observador distante, evidente que o fogo, o fumo e o enxofre saíam das bocas dos próprios cavalos. Daí esta visão assim dada aos observadores que têm olhos de ver. Entre os comentadores existe um acordo geral em aplicar a profecia acerca do fogo, do fumo e do enxofre ao uso de armas de fogo pelos turcos na luta contra o Império do Oriente. Basta ver Clark, Burnes, Eliot e também A. Cotteit Paiva. Mas em geral aludem apenas a artilharia pesada, aos grandes canhões empregados por esse poder. Mas a profecia mencionar, especialmente, os cavalos e o fogo que saía das bocas dos cavalos, como se fossem usadas armas pequenas de cima dos cavalos está evidentemente explicado. Burnes pensa que assim acontecia. E uma frase de Guibbom confirma esse parecer. Diz ele: "As incessantes arremetidas de lanças e dardos eram acompanhadas pelo fumo, o som e o fogo dos seus arcabuses e canhões". Temos aqui, portanto, uma boa evidência histórica de que os arcabuses foram usados pelos turcos. E por outro lado é inegável em que suas guerras combatiam principalmente a cavalo. É, pois, bem apoiada a conclusão de que usavam armas de fogo a cavalo cumprindo exatamente a profecia do Apocalipse.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário