Programa 30 - ALZIRO ZARUR - continuação 6

    Seu poder era para DANIFICAR OS HOMENS DURANTE CINCO MESES.
    Então vamos logicar: 
    1º - Levanta-se a questão: que homem eles danificaram por CINCO MESES? Sem dúvida os mesmos que depois haviam de matar (v. 15),  A TERÇA PARTE DOS HOMENS ou a terça parte do Império Romano, a sua Divisão Grega.
    2º - Quando começariam sua obra de tormento?
    O v. 11 responde esta pergunta: 
    a) Tinham sobre si um Rei. Desde a morte de Maomé, até perto do fim do século XIII os maometanos estiveram divididos em várias facções debaixo de chefes diversos, sem governo civil geral que se estendesse sobre eles. Aí, pelos fins do século XIII Ottoman (Osman) fundou um governo desde então conhecido por Governo ou Império Otomano. Cresceu até se estender sobre quase todas as principais tribos Maometanas, cosolidando-as numa grande Monarquia.
    b) O caráter do Rei - O ANJO DO ABISMO - que vem a ser?
    Um anjo significa um mensageiro, um ministro bom ou mau, nem sempre um ser espiritual. ANJO DO ABISMO ou principal Ministro da religião que dali saiu quando foi aberto. E essa religião é o Mamometismo e o Sultão é o seu Ministro principal. O Sultão ou Grão-senhor, como era indiferentemente chamado, era também o Califa Supremo, o Sumo Sacerdote unindo em sua pessoa a mais alta dignidade espiritual com a suprema autoridade secular.
    c) Seu nome em hebreu - ABADON (destruidor); em grego - APOLION (aquele que extermina ou destrói). Com dois diferentes nomes em duas línguas é evidente que se pretende representar mais o caráter do que o nome do poder. Sendo assim ele é representado nas duas línguas como um destruidor. Tal tem sido sempre o caráter do governo otomano.
    Mas quando é que Ottoman fez o seu primeiro assalto ao Império Grego? Vamos dar a palavra a Guibbon: "Ottoman entrou pela primeira vez no território de Nicomédia no dia 27 de julho de 1299. O ataque ao castelo de Bazan nesse ano (1299) quando Ottoman pela primeira vez encontrou Muzal, comandante da guarnição grega do castelo, representa o princípio da invasão turca do Império.
    Paquimeres
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário