Programa 28 - ALZIRO ZARUR - continuação 7

    A grande LEI DO RETORNO - AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA , como diz a sabedoria popular. É a hora da extrema humilhação para o Império Romano. Uns vinte anos ou mais, depois da morte de Átila, e menos ainda da morte de Genserico, que antes da sua morte visitou e assolou a Cidade Eterna, numa das suas expedições marítimas de pilhagem, e assim preparou ainda mais a consumação iminente. Nesse tempo,  Odoacro, chefe dos hérulos, um remanescente bárbaro das hostes de Átila, deixando nas fronteiras Alpinas da Itália, ordenou que o nome e o cargo de Imperador Romano do Ocidente fossem inteiramente abolidos. E as autoridades se curvaram submissamente, humildemente. O último fantasma do Imperador, cujo nome Rômulo Augustulos, representava bem o contraste entre as glórias passadas de Roma e a sua presente degradação, finalmente abdicou. O Senado enviou as insígnias reais a Constantinopla dizendo ao Imperador do Oriente que bastava um só Imperador para todo o Império. E assim, aquela TERÇA PARTE DO SOL IMPERIAL ROMANO, que pertencia ao Império do Ocidente, se eclipsou e nunca mais voltou a brilhar, digo, aquela TERÇA PARTE DO SEU ORBE que pertencia ao Império do Ocidente, porque a fração apocalíptica é literalmente exata. Uma coisa extraordinária!
     No último acordo entre as duas cortes, todo o terço ilírico foi abandonado à divisão Oriental. Deu-se assim, no Ocidente, a extinção do Império. Desceu a noite... 
    Apesar disso, porém, deve ter-se em mente que a autoridade do nome romano ainda não tinha cessado por completo, o Senado de Roma continuava a se reunir como de costume. Os cônsules eram nomeados anualmente, um pelo Imperador do Oriente, outro pela Itália e Roma. O próprio Odoacro governou a Itália com o título de "Patrício" que lhe foi conferido pelo Imperador do Oriente. Se olharmos para as mais distantes províncias do Ocidente ou pelo menos consideráveis distritos delas, o laço que as uniam ao Império Romano estava completamente aniquilado. Havia ainda um certo posto que muitas vezes teve reconhecimento da suprema Autoridade Imperial. Um arrasamento, uma profecia cumprida à risca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário