Programa 27 - ALZIRO ZARUR - continuação 2

    Depois de Constantino, o Império Romano foi dividido em três partes, daí a frequente observação: "UMA TERÇA PARTE DOS HOMENS". Alusão evidente à terça parte do Império que estava sob o flagelo. Esta divisão do Império foi feita, por morte de Constantino, entre seus três filhos: Constâncio, Constantino II e Constante.
    Constâncio possuiu o Oriente. Fixou sua residência em Constantinopla - Metrópole do Império.
    Constantino II ficou com a Bretanha, a Gália e a Espanha.
    Constante ficou com a Ilíria, África e Itália.
    Eliot, citado por Burns, nas suas notas sobre Apocalipse, capítulo 12, versículo 4, diz isto acerca deste conhecido fato histórico: "Duas vezes pelo menos, antes de o Império Romano ficar dividido permanentemente em duas partes (Oriental e Ocidental), houve uma divisão tripartida do Império. A primeira aconteceu no ano de 311, quando foi dividido entre Constantino, Licínio e Maximino. Outra em 337, por morte de Constantino, quando foi dividido entre seus filhos: Constâncio, Constantino II e Constante".
    A História ilustrativa do toque da SEGUNDA TROMBETA refere-se, evidentemente,  à invasão e conquista da África, e depois da Itália, pelo tremendo Genserico. Suas conquistas foram,  na maior parte, navais. Seus triunfos "COMO SE FOSSE LANÇADA NO MAR UMA COISA COMO UM GRANDE MONTE AREDENDO EM FOGO". Por quê? Que figura poderia ilustrar melhor a colisão de navios e os destroços da guerra na costa marítima?
    Ao explicar esta TROMBETA, temos de considerar alguns acontecimentos que terão significado particular no mundo comercial. O símbolo empregado leva-nos naturalmente a procurar a agitação e comoção. Se o tocar das QUATRO PRIMEIRAS TROMBETAS se refere a QUATRO NOTÁVEIS ACONTECIMENTOS que contribuíram para a ruína do Império Romano, e a PRIMEIRA TROMBETA se refere à invasão dos Godos sob o comando de Alarico, nestas estamos, naturalmente, em presença do seguinte ato eficiente de invasão que abalou o poder Romano e o levou totalmente à ruína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário