APOCALIPSE/67 - 6

Programa 20 - ALZIRO ZARUR - continuação (10)


    Em passagens como esta, o estudioso do Apocalipse pode ser desorientado pela definição popular da palavra ALMA. Por essa definição é levado a supor que esse texto fala de uma imaterial, invisível, imortal essência no homem, que voa para sua cobiçada liberdade pela morte do corpo mortal, sem obstáculo e prisão. Nenhum exemplo do emprego desta palavra no original hebraico ou mesmo no grego apoia semelhante definição. A maior parte das vezes significa vida, e não raras vezes é traduzida por pessoa. Aplica-se tanto aos mortos, como aos vivos, como se pode ver em Moisés, Livro Gênesis, capítulo 2, versículo 7, onde a palavra - VIVENTE - não precisaria lhe ter sido expressa se a vida fosse um atributo inseparável da alma. Ainda em Moisés, Livro dos Números, capítulo 19, versículo 13, onde a concordância hebraica, apresenta a alma morta. E além disso, estas almas pedem que seja vingado o seu sangue. É a pura verdade! Estas almas pedem que sejam vingado o seu sangue. Prestem atenção,  isto é para meditar. É preciso de quando em quando, fazer uma pausa para perceber o que está sendo dito, ao mesmo tempo que está sendo lido no próprio Apocalipse. Porque muitos acompanham com o Livro na mão e é o mais certo. Então, como explicamos isto? Alma tem sangue? Substância que supõe não ser possuída pela alma imaterial, tal como nós a compreendemos. Podemos considerar a palavra - ALMAS - empregada aqui no simples significado de mártires, aqueles que foram mortos pelo testemunho da palavra de DEUS, não se venderam aos Cesaristas Romanos, aos prepotentes do fanatismo cego e assassino, aqueles que foram trucidados, queimados vivos. Sendo as palavras, "ALMAS DO QUE FORAM MORTOS", uma paráfrase referindo-se à pessoa completa. Foram apresentadas a São João como tendo sido mortas sobre o altar do sacrifício inquisitorial, do sacrifício imposto pela ignorância e pela maldade, na própria terra, estando mortas debaixo dele (ALTAR DO SACRIFÍCIO). Certamente não estavam vivas quando João as viu debaixo do quinto selo, porque de novo traz a cena o mesmo grupo em quase idêntica linguagem e nos assegura que, depois do seu martírio, apenas estão vivas por altura da ressurreição dos justos. Onde é que está isso na Bíblia? Neste mesmo Apocalipse, capítulo 20, versículo 4 a 6. Já havendo ali, como vítimas da sanguinolência e da opressão, clamaram a DEUS por vingança, do mesmo modo que o sangue de Abel clamou a DEUS no céu, desde a terra contra Caim (Moisés, Livro Gênesis, capítulo 4, versículo 10).

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