Programa 16 - ALZIRO ZARUR - continuação (2)
Evidentemente, os livros usados no tempo do Apocalipse não podiam ter o formato dos livros de hoje. Não consistiam de uma série de folhas cosidas em cadernos especiais como hoje, mas eram compostos de uma ou mais tiras de pergaminho ou de outro material qualquer, mais ou menos compridas e todas enroladas. Daí a expressão: COMO UM LIVRO QUE SE ENROLA - também o do Apocalipse. Aliás, a esse propósito, Wesley observa o seguinte: "Os livros usados pelos antigos não eram como os nossos, mas eram volumes ou longos pedaços de pergaminho enrolados num comprido pau, como frequentemente enrolamos nós as sedas". Mas este estava selado com sete selos, não que o Apóstolo visse todos os selos de uma vez só, porque havia sete selos enrolados, cada um dentro dos outros, cada um dos quais selado, de modo que, depois de abrir e desenrolar o primeiro, aparecia o segundo selado até ser aberto, e assim sucessivamente até o sétimo selo. Ainda sobre este ponto observa Scott: "Parecia um rolo composto de vários pergaminhos, segundo o costume daqueles tempos, embora fosse de supor que estavam escritos por dentro, nada se podia ler antes de os selos serem abertos. Via-se depois que continha sete pergaminhos ou pequenos volumes, cada um dos quais separadamente selado, mas se todos os selos estavam do lado de fora, nada se podia ter lido antes de se abrirem todos eles, visto que, a abertura de cada selo era seguida por alguma descoberta do conteúdo do Livro, todavia, a aparência exterior indicava que eram sete". Comenta então Bloomfield: "Os compridos rolos de pergaminho usados pelos antigos, e que chamamos livros, eram em geral escritos somente de um lado, naquele que, ao se enrolar ficava voltado para dentro. Assim, este Livro não devia estar escrito por dentro e também pela parte de fora, como a pontuação da nossa versão comum leva a crer". Diz Wesley, Benson, Cross, Krause, Loisy, Scott e outros, tinham a vírgula, exatamente assim: ESCRITO POR DENTRO E POR TRÁS SELADO, ou por fora. Como estavam colocados estes selos já ficou suficientemente explicado pelas notas que aqui comentamos de Wesley e de Scott.
E VI UM ANJO FORTE BRADANDO COM GRANDE VOZ: QUEM É DIGNO DE ABRIR O LIVRO E DESATAR SEUS SELOS? E NINGUÉM NO CÉU, NEM NA TERRA, NEM DEBAIXO DA TERRA PODIA ABRIR O LIVRO, NEM OLHAR SEQUER PARA ELE. E EU CHORAVA MUITO, PORQUE NINGUÉM FORA ACHADO DIGNO DE ABRIR O LIVRO, NEM DE O LER, NEM DE OLHAR SEQUER PARA ELE.
Isto é muito interessante, não fosse este o Livro mais importante do mundo na atualidade, porque nos conta tudo o que vai acontecer até o ano 2.000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário