Programa nº 8 - ALZIRO ZARUR - continuação (6)


    E O MOTIVO DA CENSURA?
    Uma situação desvantajosa não é desculpa para a Igreja cometer seus erros. A Igreja de DEUS é claro. Embora essa Igreja, vivesse num tempo em que Satanás operava de maneira particular, era dever dos cristãos se conservarem puros do fermento das suas más doutrinas, como dizia o próprio JESUS: "GUARDAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS QUE É A HIPOCRISIA".
    E é por isso que foram censurados, por albergarem no seu seio os que seguiam a doutrina nefasta de Balaão e dos Nicolaítas.
    Revela-se aqui, parcialmente, em que consistia a doutrina de Balaão: Ele ensinou Balac a lançar tropeços diante dos filhos de Israel. Quem quiser recordar esta história deve reler o Pentateuco de Moisés, precisamente no Livro Números, capítulos 22 a 25, capítulo 31, versículos 13 e 16. Ora, Balaão desejava amaldiçoar Israel por causa da rica recompensa que Balac lhe ofereceu se fizesse tal coisa. Mas não lhe sendo permitido pelo Senhor amaldiçoá-lo, resolveu realizar o mesmo por um processo diferente. Então, aconselhou Balac a seduzir os filhos de Israel por meio das mulheres de Moab. Que eles participassem da celebração dos ritos da idolatria e todas as licenciosidades que os acompanhavam. Pois a verdade é que o plano surtiu efeito. As abominações da idolatria se espalharam pelo acampamento de Israel. A maldição de DEUS foi atraída por esses pecados e só aí morreram 24.000. As doutrinas censuradas na Igreja de Pérgamo eram, sem dúvida, semelhante nas suas tendências, levando a idolatria espiritual e o ilícito contato entre a igreja e o mundo. E foi esse espírito nefasto que produziu finalmente a união entre os poderes civil e eclesiástico. Isso culminou na criação do Papado. Daí a significação do ARREPENDE-TE - disciplinando ou expulsando os que defendem essas perniciosas doutrinas. O CRISTO declarou que se não o fizessem Ele mesmo tomaria o caso em Suas mãos. E viria e batalharia contra eles (os que defendem essas doutrinas nocivas) e toda a igreja se tornaria responsável pelos males praticados por esses heresiarcas que albergavam no seu meio. É o crime da convivência. Tudo isso é muito importante. Merece profunda meditação.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário