Programa nº 8 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


    ONDE ESTÁ O TRONO DE SATANÁS
    Ora, o CRISTO toma conhecimento da situação desfavorável do seu povo durante esse período.
    A linguagem empregada não se refere provavelmente a qualquer localidade. Em relação ao lugar, Satanás opera onde quer que estejam os cristãos. Mas, certamente há tempos e estações em que ele opera com especial poder. E o período abrangido pela Igreja de Pérgamo foi um desses. Porque diante desse período a Doutrina imácula do CRISTO, ia se corrompendo - estava operando o MINISTÉRIO DA INIQUIDADE. Satanás começava a lançar o próprio fundamento desse grande sistema de iniquidade que é o Cesarismo Romano, Cesarismo Religioso. Era a apostasia prevista por São Paulo na II Epístola aos Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 3.
    E ÂNTIPAS?
    Há bons e sérios motivos para crer-se que este nome se refere a uma classe de pessoas, não a um indivíduo especificado. Não se conhece informação autêntica a respeito de semelhante Ântipas. A esse propósito diz Milleto: Ântipas não foi um indivíduo mas uma classe de pessoas que se opunham ao poder dos Bispos e Papas, naquele tempo - uma combinação de duas palavras: "Anti", que quer dizer: oposto, contra; e, "papas": pai ou papa.
    Naquele tempo muitos deles sofreram martírio em Constantinopla, em Roma onde os Bispos começavam a exercer o poder, que pouco depois reduziria à sujeição os próprios reis da terra. Não há motivo para rejeitar esta explicação, este significado de "Ântipas", que aparece no texto. A história daqueles tempos é absolutamente omissa acerca de um indivíduo chamado "Ântipas".
    Por sua vez diz Watson: A antiga história eclesiástica não apresenta informação alguma desse Ântipas. O Dr. Clarck menciona a existência de uma obra chamada "ATOS DE ÂNTIPAS", mas dá a entender que o seu título não merece crédito algum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário