Programa nº 6 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


  Ora, a primeira é  chamada ÉFESO.
   Segundo a aplicação feita aqui abrangeria o primeiro período, ou seja, o período apóstólico da Igreja Cristã. Note-se que quando falamos aqui de IGREJA CRISTÃ, não estamos falando em igreja católica, nem igreja protestante, nem igreja espírita. Para nós IGREJA CRISTÃ é a cristandade toda, são todos os cristãos, sejam quais forem as religiões que adotem. Vejam bem a amplitude desta definição. Cristianismo para nós não é apenas catolicismo, ou protestantismo, ou espiritismo. Isto só serve para dividir nesta interpretação. São todos aqueles que são realmente do Cristo - ou catílicos, ou protestantes, ou espíritas, ou umbandistas, já estão salvos. Mas só JESUS pode saber quais são os 144.000.
   Mas, como dizia, a palavra ÉFESO significa - desejável, podendo ser tomada como um bom termo descritivo do caráter e condição da Igreja em seu primeiro estado. Os primeiros cristãos receberam a Doutrina do CRISTO em toda a sua pureza, gozaram os benefícios e bênçãos do Espírito Santo. Eles eram notáveis pelas suas obras, trabalho e paciência. Em sua fidelidade aos puros princípios ensinados por JESUS, não podiam suportar os que eram maus, então punham à prova os falsos apóstolos, os falsos legionários. Examinavam seus verdadeiros caracteres e os achavam mentirosos, não eram soldados de DEUS, muito menos do CRISTO.
   Não temos evidência alguma de que isto fosse mais especialmente feito pela igreja literal, particular de Éfeso, do que por outras igrejas desse tempo. São Paulo Apóstolo não diz nada a esse respeito na Epístola que escreveu aos Efésios. Mas era feito pela Igreja Cristã como UM TODO naquele período, e essa era, aliás, uma obra muito a propósito naquele tempo. Basta verificar a segunda Epístola aos Coríntios, capítulo 11 e Atos dos Apóstolos de São Lucas no seu capítulo 15, versículo 2.
   Prosseguindo, qual a significação de O ANJO DA IGREJA
   O ANJO DA IGREJA significa um Mensageiro, um Ministro, um Emissário, um Missionário, o Responsável dessa Igreja. E como cada uma destas Igrejas abrange um período de tempo, o Anjo de cada Igreja deve significar O MISTÉRIO, O APOSTOLADO, A MISSÃO, O CONJUNTO DOS VERDADEIROS MISSIONÁRIOS DO CRISTO durante o período abrangido por esta Igreja. As diferentes Mensagens, posto que, dirigidas aos Ministros, aos Missionários, aos  Emissários de JESUS não podem ser aplicáveis somente a eles, porque são com propriedade, dirigidas por meio deles à própria Igreja, à CRISTANDADE.  
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário