Programa nº 2 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)

    4ª - Além de tudo isso, o Discípulo Amado João, olhando para a dispensação cristã, viu apenas sete castiçais, representando Sete Igrejas, no meio das quais estava o Filho do Homem, isto é, Deus feito Homem, JESUS, o Salvador. A posição do Filho do Homem deve significar a sua presença junto delas, sua vigilância sobre elas, sua perscrutadora visão de todas as suas obras. Mas Ele apenas toma conhecimento das Sete Igrejas individualizadas nesta dispensação? Não podemos antes concluir que estas cenas representam sua posição, relativamente a todas as suas Igrejas durante todo o tempo do Evangelho? Então por que terão sido mencionadas apenas sete? Por quê? Por que somente aquelas sete? Temos dito muitas vezes: SETE, segundo o uso da Bíblia Sagrada, chamada Sagrada Escritura, é o número que significa plenitude e perfeição. É, indubitavelmente, uma espécie, assim, de memorial dos grandes fatos, dos primeiros sete dias do tempo, que deram ao Mundo o ciclo semanal, usado até hoje (são sete os dias da semana); como as sete estrelas, os sete castiçais, significam o conjunto das coisas que representam. Deve ser simbolizada por eles, toda Igreja do Evangelho em sete divisões ou períodos. Esta é a chave. Por isso as Sete Igrejas devem ser compreendidas da mesma forma.
    5ª - Por que, então, são mencionadas as Sete Igrejas particularmente escolhidas? Sem dúvida, pelo motivo de serem sugeridos,  nos nomes dessas Igrejas, segundo as definições das palavras, ou aspectos religiosos dos períodos da História da Igreja Cristã.  E, realmente, elas representavam tudo isso. Por estas razões, devem constituir as Sete Igrejas, não apenas as Sete Igrejas literais da Ásia que foram aqui mencionadas no Apocalipse, mas Sete Períodos da Igreja Cristã, desde os dias dos Apóstolos até o fim da História da Humanidade, isto é, até o fim deste ciclo, até outubro de 1999. E para este fim de ciclo, congregando pessoas de todas as religiões e filosofias, a LBV representa, de fato, uma nova Arca de Noé.
    Agora temos a explicação tão importante das Sete Igrejas, representando OS SETE PERÍODOS, que vamos analisar aqui meticulosamente em nossa pregação. Mas vamos continuar, ponto por ponto, na explicação destes versículos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário