CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                         (Alziro Zarur)

P - Sempre admiramos na Legião da Boa Vontade seu caráter anti-sectário. Recebemos com imensa alegria a criação do Centro Espiritual Universalista. Mas a palavra CENTRO não poderá dar idéia de alguma "tendência" religiosa?

R - O CÉU é tão anti-sectário quanto a LBV. Mas sua grande missão é unificar as Quatro Revelações, CENTRALIZANDO todos os ensinamentos esparsos do Espírito da Verdade. O SOL não é centro do vosso sistema planetário? Pois o CEU é o centro do vosso sistema religioso. Qualquer dicionário define: CENTRO - Ponto situado no interior de uma esfera e equidistante de todos os pontos da circunferência; Ponto para onde as coisas convergem. Que todos sejam UM, na esfera terrestre - eis a palavra de ordem do Cristo de Deus, repleto de misericórdia.




                                                                                                                                                 

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                  Alziro Zarur

P - Que é misericórdia?

R - É a virtude que consiste na compaixão, na piedade pelos sofrimentos humanos, pricipalmente nesta Era Apocalíptica final.

P - Como praticar a misericórdia?

R - Vivendo o Novo Mandamento de Jesus, com o esquecimento e o perdão das ofensas, próprios das almas grandes que já estão FORA DO ALCANCE DO MAL. Com que direito pedireis a Deus o perdão das vossas faltas, se não tiverdes antes perdoado as ofensas dos vossos inimigos? meditai: perdoar é transferir a Deus o julgamento dos ofensores.
                                

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                              Alzirto Zarur

P - Que é virtude ?

R - Na sua elevada significação, virtude é o conjunto de todas as qualidades essenciais ao homem de Bem. Ser bom, trabalhador, caridoso, sóbrio, humilde - são qualidades do homem virtuoso.

                                                                                                                                                                      
CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
 
  Alziro Zarur

P - Que é paciência ?

R - É a resignação a submissão a todos os sofrimentos,  tanto morais quanto físicos. Não há dor sem causa justa. O que chamais de MAL reve
rte sempre em vosso benefício, dentro da Lei Divina.


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                   Alziro Zarur

P - Que é probidade ?

R - Probidade é honradez, e parte da justiça. O Homem probo deve ter um caráter retilíneo, pureza e integridade em todos os seus atos. Amará  equidade, a decência, e jamais se apossará do que não lhe pertence por direito divino.

                                      

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO  GERAL
                            Alziro Zarur

P - Se a morte deve conduzir-vos a uma vida melhor, qual a razão por que o homem lhe tem institivo horror?

R - Deus pôs no homem o instinto de conservação para que o sustivesse nas provas: sem isso, ele se descuidaria da vida. O instinto de conservação da vida faz que o homem viva todos os dias da sua existência, para poder cumprir sua missão, integralmente.





CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                              Alziro Zarur

P - Que é indulgência?

R - É o legítimo sentimento fraternal, que faz esquecer as ofensas e defeitos do próximo. A indulgência - sempre conciliadora - é boa conselheira em todas as circunstâncias da vida.




CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                     Alziro Zarur

P - Até onde podemos e devemos entender o perdão?

R - Até onde Jesus o definiu: quando perdoardes ao vosso próximo, não vos deveis contentar em correr o céu do esquecimento sobre suas faltas, mas tereis de fazer tudo o que puderdes em seu benefício. Se, depois de tudo isso, ele permanecer como o filho da perdição, entregai-o à sua própria sorte, determinada pelo seu livre arbítrio. A Lei de Deus o julgará.









CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                Alziro Zarur

P - Que devemos pensar do jogo?

R - É uma paixão funesta, que pode arrastar o homem ao suicídio e fazer com que ele se converta num dos seres mais egoístas do mundo. O jogador se transforma num joguete dos espíritos maus, que o reduz à condição de parasita social, alérgico a todos  os sentimentos nobres. Já obsediado na sua fome insaciável de ouro, chega ao ponto de sacrificar sua família e, se ocupar lugar elevado diante dos homens, também sacrificará todos os seus dependentes à sua loucura.



CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                               Alziro Zarur

P - Que devem
os pensar do fumo e da bebida?

R - São elementos de destruição da saúde. O verdadeiro cristão não se deixa escravizar a nenhum vício: domina todos eles, porque lhe cumpre conservar o corpo  até ao final da sua missão na Terra.




CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                       Alziro Zarur

P - Que devemos pensar da destruição que excede os limites da necessidade tal a que se faz pela caça e cujo fim é destruir sem nenhuma utilidade?

R - Trata-se de flagrante transgressão da Lei Divina. Torna-se ainda mais condenável a destruição que é feita com requinte de crueldade. Os destruidores dessa espécie também serão destruídos, dentro da lei de Causa e Efeito.
                                                                                                                                              

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                 Alziro Zarur

P - Qual a explicação das grandes calamidades que sacodem o mundo?

R - Os Espíritos do Senhor sabem praticar a justiça perfeita, dando nada menos, nada mais. A Semeadura foi livre, a colheita é obrigatória. Assim, as grandes calamidades fazem que a humanidade se adiante com mais rapidez, porque - resultando dessas catástrofes a regeneração moral dos seres humanos - eles adquirem em nova existência, um grau mais elevado de progresso.





CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                           Alziro Zarur

P - Mas será justo que, nessas calamidades, sucumba o homem bom ao mesmo tempo que o mau, sem distinção alguma?

R - Tanto faz morrer numa calamidade como por outra causa qualquer quando a hora é chegada. A única diferença que há, neste caso, é a de morrer maior número de pessoas; mas, acaso, podereis saber se o que hoje é o homem de bem não teria sido o culpado de ontem?

                                                                         


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                     Alziro Zarur

P - Qual a causa que induz o homem à guerra?

R - A ignorância das Leis Naturais, que são as Leis de Deus. Toda guerra é produto do predomínio de natureza animal sobre a espiritual. Entre povos bárbaros não se conhecem outro ditreito que não seja o do mais forte. E povos bárbaros são todos aqueles que ignoram as Quatro Revelações do Cristo, por mais civilizados que se proclamem.
                                                                                                                                    


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                Alziro Zarur

P -  A guerra desaparecerá, algum dia, da face da Terra?

R -  Sim, depois do próximo e último Armagedon do Apocalipse de Jesus. Então, sim, todos os homens compreenderão o que é a justiça e saberão viver o Novo Mandamento, sob um novo céu e numa nova terra regida pelo amor universal. Os povos serão Um Povo Só, iintegrado na majestade do Rei de todos os reis, Senhor de todos os senhores.


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                        Alziro Zarur

P - Que se deve pensar dos que provocam a guerra a seu próprio benefício?

R - Os provocadores de guerra a seu próprio benefício, os provocadores de guerra, como os vendedores de armamentos, são verdadeiros culpados e, como tais, terão de suportar muitas existências de expiação dos crimes que mandam cometer, para satisfazerem unicamente a sua ambição.
                                                                                                                                 


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                    Alziro Zarur

P - Um soldado que mata, na guerra, é culpado?

R - Não, se ele é coagido a isso pelas leis vigente no mundo de César. Mas ele se torna culpado desde que pratique, sem necessidade, atos de crueldade comprovada.
                                                


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                  Alziro Zarur

P - É crime o homicídio?

R - Sim, é muito grande, pois quem tira a vida de alguém corta uma existência de expiação ou missão, cujo fio somente a Deus é lícito cortar.

P - Podemos considerar o duelo como manifestação de legítima defesa?

R - Não, o duelo é um crime, um costume de bárbaros, ignorantes da Lei de Deus.


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                               Alziro Zarur

P - Mas como se deve analisar o que em, duelo, se chama "ponto de honra"?

R - Esse ponto de honra é produto de dois grandes males da sociedade: vaidade e orgulho. Honra é algo muito diferente: só a possuem AQUELES QUE VIVEM DE ACORDO COM A LEI DE DEUS.

  
                            
P - Não haverá, porém, casos em que a honra achando-se realmente ofendida, será um ato de covardia não aceitar o duelo?

R - Cada século e cada povo, com seus usos e costumes tem modos diversos de encarar as coisas. Quando os homens conhecerem a Lei de Deus e viverem de acordo com a Moral Cristã, a verdadeira Moral do Cristo, compreenderão que a honra está acima das paixões humanas. Os fatos não se alteram  pela morte do "ofensor". Diante das Lei Divina, há mais grandeza em perdoar uma ofensa do que em castigá-la com um crime. Insidem no mesmo erro os maridos que matam suas esposas sob o pretexto de lavarem sua honra com sangue. A proteção de Deus sobre àqueles que tem sua honra inacessível às ofensas dos  alienados mentais, os ignorantes da Lei do Retorno. Os homens que fazem o mal receberão de volta o seu próprio mal, receberão de volta tudo o que fizeram. Tende pena deles.
 


                             CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                    Alziro Zarur

P - Qual a mais meritória de todas as virtudes?

R - Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas são indício de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária da pessoa ao arrastamento das más tendências. Mas a sublimidade da virtude coinsiste no SACRIFÍCIO DO INTERESSE PESSOAL em benefício do próximo. A mais meritória é aquela que se baseia na Caridade mais
desinteressada.                                                                                  
CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                      Alziro Zarur

P - Por que há pessoas que fazem o Bem por um impulso espontâneo, sem que tenham que lutar com nenhum sentimento contrário quando a maioria da Humanidade ainda luta contra seus próprios sentimentos?

R - Os que não têm de lutar é porque já realizaram o progresso moral e espiritual: lutaram anteriormente e venceram. É por isso que os bons sentimentos não lhes custam nenhum esforço e suas ações lhes parecem fáceis: o Bem tornou-se para eles um hábito. Nos mundos mais avançados, o sentimento do Bem se encontra por toda parte de maneira espontânea; qualquer exceção a esse Bem seria considerada uma coisa monstruosoa. Eis porque lá as criatuas são realmente felizes. Assim será também na Terra quando a Humanidade se houver transformado pela prática do Novo Mandamento de Jesus.
                                                                         

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                             Alziro Zarur
P - Qual o indício mais característico da imperfeição?

R - O INTERESSE PESSOAL. O apego às coisas materiais é um indício notório da inferioridade, pois quanto mais o homem se apega aos bens desse mundo, menos compreeende seu destino. O verdadeiro desinteresse é de fato tão raro na Terra que se pode admirá-lo como a um fenômeno quando ele se apresenta. Pelo desinteresse  pessoal ele prova que vê o futuro de um ponto de vista mais elevado. O verdadeiro apego e o verdadeiro interesse não são condenáveis,  como, por exemplo, O APEGO AO BEM e o INTERESSE PELA AQUISIÇÃO DA VERDADE DE DEUS.
                                                                             


CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                              Alziro zarur

P - Há pessoas desinteressadas, mas sem discernimento, que esbanjam seus bens sem proveito para ninguém. São as pessoas chamadas pródigas. Terão algum mérito em agir assim?

R - Tem apenas o mérito do desinteresse, mas não o mérito do Bem que poderiam fazer. Se o desinteresse é uma virtude, o esbanjamento é uma falta de juízo. A fortuna não é dada a alguém para ser lançada ao vento, como também não pode ser encerrada num cofre, como faz o agiota. Toda riqueza é um depósito do qual cada um terá de prestar conta a Deus; terão de responder por todo o Bem que poderiam ter feito e não fizeram.

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                       Alziro Zarur

P - Devemos praticar o Bem somente porque sabemos que seremos recompensados na vida espiritual?

R - È necessário fazer o Bem pelo Amor ao Bem, ou seja com desinteresse. Aquele que faz o Bem pelo prazer de ser agradável a Deus e ao próximo, já se encontra num grau de adiantamento que lhe permitirá chegar mais depressa à Felicidade Real e Eterna. O Bem  deve ser praticado pelo impulso natural do coração, porque aquele que calcula o que pode render cada uma de suas boas ações, procede de maneira egoísta.





CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                Alziro Zarur

P - Já que a vida humana é passageira, pois a verdadeira vida é a espiritual, será útil esforçarmos por adquirir comnhecimentos científicos que se referem apenas às necessidades materiais?

R - Sem dúvida. O progresso intelectual deve caminhar lado a lado com o progresso moral espiritual. No entanto, o progresso moral deve ter sempre a prioridade. Sabei que, no intervalo das encarnações, aprendeis em uma hora aquilo que na Terra levaria  anos de estudos. Nenhum conhecimento é inútil: todos contribuem para o adiantamento, porque o Espírito perfeito deve saber tudo e devendo o progresso realizar-se em todos os sentidos, todas as idéias adquiridas ajudam o desenvolvimento.






                                                                                  
CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                 Alziro Zarur

P - Há culpa em estudar os defeitos alheios?

R - Se é com a intenção de criticar maldosamente, há muita culpa. Mas se é com intenção de proveito pessoal, para se evitar aqueles defeitos, pode ser útil. Não se deve esquecer que a indulgência para com os defeitos alheios é uma das virtudes compreendidas na caridade. Finalmente sabei que existem dois tipos de crítica: a construtiva e a destrutiva. Optai pela primeira. Lembrai-vos das palavras de Jesus: "Vedes um argueiro no olho do teu irmão e não vedes uma trave no vosso?"
                                                                           

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                     Alziro Zarur

P - Que devemos pensar dos que ensinam o Bem e não o praticam?

R - A moral sem ação é como a semente sem o trabalho. De que vos serve a semente se não a fizerdes frutificar para vos alimentar? Aqueles que não pratica o que prega, renuncia a colher os seus frutos. É assim que agem os fariseus, por isso deles disse o Cristo: "Praticai mas não os imiteis em suas obras!"

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                           
    Alziro Zarur

P - O que é paixão?

R - A paixão é uma alavanca que decuplica a força do homem e o ajuda a cumprir a vontade da Providência Divina, quando completamente dominada. A paixão está no excesso provocado pela vontade, pois foi dada ao homem para o Bem e ela pode conduzí-lo a grandes coisas, a grandes realizações. Ela só se torna perigosa quando passa a dominar o homem. Assim como um cavalo que é útil quando governado, mas perigoso quando desgovernado. A paixão, quando dominada, é sublimada, eleva o homem acima da natureza animal e o aproxima da perfeição.

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                 Alziro Zarur

P - O homem pode vencer suas más paixões?

R - Sim, e às vezes o consegue com pouco esforço. O que lhe falta é a vontade de dominá-la. Ah! Como são poucos os que se esforçam! Há muitas pessoas que dizem: "EU QUERO!" mas a vontade está somentre em seus lábios. Elas querem mas estão muito satisfeitas de que não sejam assim. Quando alguém julga que não pode vencer seus maus pendores, é porque neles se compraz, e isto é consequência de sua própria inferioridade. Quem procura vencer suas más paixões, tendências e vícios, sabe que isto é um triunfo do Espírito sobre a matéria.
                                                                                       

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                               Alziro Zarur

P - Entre os vícios, qual o que podemos considerar o pior?

R - O MAU EGOÍSMO. Dele deriva todo o mal. No fundo de todo vício existe o mau egoismo. Dizemos MAU EGOÍSMO porque existe o BOM EGOÍSMO, e este é uma virtude. O mau egoísmo neutraliza todas as boa qualidades de uma pessoa: quem, nessa vida, quizer se aproximar da perfeição moral, deve extirpar do seu coração todo sentimento de mau egoísmo. O sentimento contrário ao  egoísmo é a SOLIDARIEDADE, o ALTRUÍSMO. O mau egoísmo se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material. Pelo estudo e prática das Leis Morais, que são Leis Divinas, conseguireis vos libertar de todo mal.


























                                                                
CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                              Alziro Zarur

P - O que é que torna o homem egoísta?

R - É o contato com o egoísmo dos outros que torna o homem cada vez mais egoísta, porque ele sente a necessidade de manter-se na defensiva. Vendo que os outros pensam em sí somente e não nele, é levado a ocupar-se de sí mesmo mais do que nos outros. O homem só deixará de ser egoísta quando sentir a influência moralizadora do exemplo, quando o princípio da Caridade Real e da Fraternidade Real for a base das relações humanas.
    - O mau egoísmo só será eliminado da Terra quando for atacada em sua raiz, isto é, através da VERDADEIRA EDUCAÇÃO. Não essa educação que faz os homens INTRUÍDOS e não EDUCADOS: a VERDADEIRA EDUCAÇÃO é a pregada pela LBV (e que é única no Mundo, porque vem do CRISTO através do PARÁCLITO, e é a que forma MAIS HOMENS DE BEM. A educação Real é a chave do progresso moral da Humanidade. Quando o mundo tomar conhgecimento de que a LBV detém a arte de manejar os caracteres, assim como os sábios detém a arte de manejar as inteligências, poder-se-á reeducar a  Humanidade e endireitá-la como se endireita as plantas novas. Que se faça pela Moral tanto quanto se faz pela inteligência e  ver-se-á a humanidade produzir frutos dignos do Cristo de Deus.
   - O homem quer ser feliz e este sentimento está na sua própria natureza quando ele compreender que o mau egoísmo é a causa do seu atraso espiritual; quando ele compreender que o  mau egoísmo é que gera o mau orgulho, a má ambição, a cupidez, a má inveja, o ódio, o ciúme, e tantas outras imperfeições da  natureza humana atrasada; então ele compreenderá, também,  que esse vício é incompatível com a sua própria felicidade e com a  sua própria segurança. Dessa forma, quanto mais ele sofrer, mais sentirá a necessidade de combater o mau egoísmo, assim como combate a peste, os animais daninhos e todos os outros flagelos. A esse combate ele será solicitado pelo seu mpróprio interesse. Finalmente, é bom que se diga, que o mau egoísmo é a fonte de todos os vícios, assim como a Caridade é a fonte de todas as virtudes.

                                                                                     

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                    Alziro Zarur

P - A pena de morte desaparecerá algum dia da legislação humana?

R - Sem nenhuma dúvida. E sua próxima supressão marcará um grande progresso para toda a Humanidade.
                                                                                               

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                 Alziro Zarur

P - E que devemos pensar da pena de morte imposta em nome de Deus?

R - Os que agirem assim - e ainda hoje, por outros meios - estão muito longe de conhecer a Lei de DEUS,  e eles se dizem representantes de DEUS. Seus crimes monstruosos estão registrados no Livro da Vida. Podeis imaginar o que aguarda esses loucos? Orai por eles, orai por eles.
                                                                     

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                                   Alziro Zarur

P - O homem tem o direito de cercar a liberdade de consciência?

R - Jamais. Toda a oração, nesse sentido, é crime contra a Lei de Deus. Assim, também, o homem não tem o direito de impedir as manifestações do pensamento, desde que visem, ao bem de todos; liberdade com a responsabilidade, direitos com deveres.
                                                                                               

CRUZADA DE REEDUCAÇÃO GERAL
                               Espírito da Verdade

P - Qual o meio mais prático de nos melhorarmos nessa vida?

R - Disse um sábio antigo: "Conhece-te a ti mesmo".
      Aquele que, no fim de cada dia, interroga sua consciência, passa em revista o que fez e se pergunta se a ninguém deu motivo para queixas a seu respeito, chegará mais depressa ao conhecimento de suas próprias necessidades morais  e espirituais e sentirá onde é que está precisando de ser reformado. Quem age assim, adquire uma grande força para se aperfeiçoar. O conhecimento de sí mesmo é a chave do melhoramento individual. E quando essa  pessoa fizer um julgamento de sí mesma, não deve ser complacente; pelo contrário, deve ser dura consigo mesma, porque assim age a Lei de Deus: a cada um segundo as suas mobras. Não desprezeis, de forma alguma, a opinião dos vossos inimigos, porque eles não têm nenhum interesse em disfarçar a verdade e geralmente Deus os colocou ao vosso lado como um espelho para vos advertirem com mais franqueza do que faria um amigo. Que aquele que tem a verdadeira vontade de se  melhorar explode, portanto, a sua consciência e dali arranque as más tendências como alguém que arrancasse ervas daninhas de seu jardim.
   Finalmente, não vos esqueçais de que já existe na Terra a solução para todos os males humanos: A RELIGIÃO DE DEUS. A Doutrina puríssima do Cristo, pregada e exemplificada por ALZIRO ZARUR, o Estafeta Máximo de Jesus - traz à Terra o Reino de Deus tão almejado pela Humanidade. Mas é preciso que vos esforceis - mas vos esforceis mesmo - para entronizar em vosso coração O NOVO MANDAMENTO REVELADO, QUE DEU ORIGEM À RELIGIÃO DE DEUS, pois ele é a idéia Suprema que JESUS veio trazer ao Mundo há dois milênios, e que hoje está integralmente revelado ao Mundo pela LBV - essa Divina Legião da Boa Vontade! Vós que já puseste as mãos no arado, não olheis para trás: OLHAI PARA A FRENTE E PARA O ALTO, POIS É DE LÁ QUE PROCEDE A LUZ DO UNIGÊNITO DO PAI, QUE VOLTA PARA VOS RECOMPENSAR POR TODO O BEM QUE FIZERDES NA TERRA!

Um comentário:

  1. NOTA; Todas essas belíssimas páginas são do ESPÍRITO DA VERDADE, psicografas por ALZIRO ZARUR.

    ResponderExcluir