"ANALFABETOS ESPIRITUAIS"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur

P – Um ponto que desejamos aclarar, na Cruzada do Novo Mandamento em casa, é o que se refere aos humildes (às vezes, analfabetos) a quem Deus revela as coisas mais importantes, no dizer de Jesus. Como explica essa passagem do Evangelho o Espírito da Verdade?
R – Vamos harmonizar Mateus, XI: 25-27 e Lucas, X: 21-22.
MATEUS: 25 – Então, proferiu Jesus estas palavras: “Graças te dou, meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por haveres ocultado estas coisas aos sábios e aos prudentes, e por as teres revelado aos pequeninos! 26 – Assim é, meu Pai, porque te aprouve que assim fosse. 27 – Todas as coisas me foram entregues pelo Pai, e ninguém, senão o Pai, conhece o Filho, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o queira revelar.”
LUCAS: 21 – Nessa mesma hora, Jesus exultou pelo Espírito e disse: “Graças te dou a ti, Pai, Senhor da Terra e do Céu, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos! Assim é, Pai, porque foi do teu agrado. 22 – Todas as coisas me foram dadas por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho senão o Pai; ninguém sabe quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar.”
Examinando os versículos 25 e 26 de Mateus e 21 de Lucas, vemos que o Mestre felicitava e animava os seus discípulos, A FIM DE QUE NÃO SE AMEDRONTASSEM COM A TAREFA QUE LHES ERA CONFIADA. A Obra do Senhor é entregue aos simples e aos inocentes, aos fracos e aos obscuros, não como os entendem os homens, mas como os deveriam entender: ELA É  CONFIADA AOS QUE SE ENTREGAM AO SENHOR, AOS QUE TÊM CONFIANÇA E FÉ EM DEUS, E NÃO AOS QUE, ENTRE OS HOMENS, PASSAM POR SER OS GRANDES E OS PODEROSOS DO  ESPÍRITO HUMANO; OS QUAIS NÃO ADMITEM SENÃO AQUILO QUE JULGAM TER DESCOBERTO, MATEMATIZADO E ENSINADO, E NEGAM – DO ALTO DO SEU ORGULHO – A INFLUÊNCIA E OS SOCORROS ESPIRITUAIS, TUDO ATRIBUÍDO, UNICAMENTE, A FORÇA DE SUAS VONTADES E DE SUAS INTELIGÊNCIAS. A TODOS ESSES AS VERDADES DIVINAS PERMANECERÃO OCULTAS, AINDA POR MUITO TEMPO: são terras muito gordas, onde nascem, abundantemente, ervas imprestáveis, que estiolam a boa semente, nelas espalhadas pelo vento. É preciso que suas forças se esgotem, em tentativas inúteis, em inúteis esforços, sem nada poderem produzir! JESUS MOSTRAVA QUE DEUS NÃO ESCOLHE OS QUE GOZAM DAS FACULDADES QUE OS HOMENS ADMIRAM, E SIM OS DE CORAÇÃO SIMPLES E ESPÍRITO HUMILDE: OS QUE AMAM E CONFIAM, OS QUE SABEM SOFRER E ESPERAR. Os sábios, os prudentes e entendidos, de que falava o Cristo, são os que a sociedade considera como tais. Entretanto, DIANTE DE DEUS NÃO PASSAM DE ANALFABETOS ESPIRITUAIS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário