"PENSAR ANTES DE AGIR"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur

P – Uma passagem que muito nos preocupa é a do alertamento que Jesus faz aos seus discípulos, como vemos no Evangelho segundo Lucas, XIV: 28-33. Como a interpreta o Espírito da Verdade?
R – Eis a passagem:
LUCAS: 28 – Qual aquele dentre vós que, desejando edificar uma torre, não orça de antemão, com vagar e prudência, a despesa necessária, para saber se tem com que terminá-la, 29 – para não suceder que, por não poder acabá-la depois de lhe haver lançado as fundações, todos os que a vejam escarneçam dele, 30 – dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pode acabar”? 31 – Ou qual o rei que, tendo de entrar em guerra contra outro rei, não examina antes,  com vagar e calma, se pode marchar com dez mil homens contra o inimigo que vem ao seu encontro com vinte mil? 32 – Se o não pode fazer, manda embaixadores, quando o inimigo ainda está longe, e lhe apresenta proposta de paz. 33 – Assim, pois, aquele que, dentre vós, não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.
Interpretemos os versículos 28, 29 e 30: antes de entrar em novo caminho, o homem precisa verificar se terá A ENÉRGICA VONTADE DE PERCORRÊ-LO, pois não é bom que pare depois de haver começado o percurso da estrada do progresso. Uma vez desencarnado, o tempo perdido se lhe patenteia, e amargo será o seu pesar, ao saber da distância que teria percorrido, se houvesse perseverado, o resto que lhe falta percorrer. A INDECISÃO AUMENTA SEMPRE AS DIFICULDADES. Versículos 31 e 32: aquele que não se sentir com a força necessária para levar a cabo GRANDES COISAS, não as empreenda. Que espere e se fortaleça. Pense bem, estude e trabalhe sobre si mesmo, MAS NÃO SE AVENTURE A TENTATIVAS INFRUTÍFERAS. Finalmente, o versículo 33 – Para marchar na via do progresso, da CARIDADE UNIVERSAL, cumpre que o homem se desprenda dos bens materiais, que não se escravize a eles, que os tenha unicamente COMO MEIO DE CONSEGUIR O BEM E O ALÍVIO DE SEUS IRMÃOS. Mas entendei: renunciar ao que se possui não é jogá-lo fora, não é desfazer-se de tudo: É NÃO SE APEGAR AO HAVERES TRANSITÓRIOS, MAS FAZÊ-LOS PROSPERAR COM O BOM EMPREGO QUE LHES POSSA DAR, EM BENEFÍCIO DA HUMANIDADE. Assim age o verdadeiro discípulo do Cristo, a quem foram confiadas riquezas que devem ENRIQUECER SUA ALMA, JAMAIS EMPOBRECER O SEU ESPÍRITO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário