"JESUS E O AMOR DA FAMÍLIA"
Espírito da Verdade - Alziro Zarur
P - Muitas pessoas acham que “Jesus foi desumano ao exigir que seus discípulos abandonassem a família para segui-lo”, qual, a respeito do assunto, a explicação do Espírito da Verdade?
R – Harmonizemos: Mateus, X: 37-39 e Lucas, XIV: 25-27.
MATEUS: 37 – “Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e aquele que ama a seu filho ou a sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 – Aquele que não toma a sua cruz, para me seguir, não é digno de mim. 39 – Aquele que quiser salvar sua vida a perderá; mas aquele que perder a sua vida, por minha causa, certamente a salvará”.
LUCAS: 25 – Jesus, voltando-se para a multidão que o acompanhava, disse: 26 – “Aquele que vem a mim e não odeia o seu pai e a sua mãe, a sua mulher, a seus filhos, e seus irmãos, a suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo; 27 – e aquele que não toma a sua cruz, para me seguir, não pode ser meu discípulo”.

Muitíssimo comentados têm sido estes versículos. FORAM, PORÉM, MAL COMPREENDIDOS (OU NÃO O FORAM JUDICIOSAMENTE) POR HOMENS QUE NÃO SOUBERAM LEVAR EM CONTA OS TEMPOS, OS LUGARES E AS INTELIGÊNCIAS A QUE JESUS FALAVA. Sem procurar penetrar-lhes o espírito, detiveram-se na letra, atendo-se principalmente a um termo que, com significação demasiado forte na vossa linguagem, a tradução emprestou ao Mestre. Poderia falar em ódio quem deu a vida por todos, deixando à Humanidade o seu Novo Mandamento? A expressão que, na língua hebraica, corresponde a essa palavra não tem tanta energia nem encontrou equivalente da parte das tradutores. Compreendei, primeiro, EM ESPÍRITO E VERDADE, CONFORME AO ESPÍRITO QUE VIVIFICA E NÃO SEGUNDO A LETRA QUE MATA, as palavras do Cristo, o pensamento a que servem de roupagem, o ensinamento que delas decorre. Para o homem, o único interesse deve ser o do futuro de seu Espírito. Se, portanto, um laço humano qualquer é de molde a desvia-lo do caminho que deve trilhar, cumpre se liberte dele. Não suponhais que Jesus tenha pretendido pregar - que nós preguemos em seu nome - o egoísmo místico e a secura de coração. Longe disso, pois o homem PODE AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E, COM MAIS FORTE RAZÃO, ISTO É, POR ISSO MESMO, CUMPRIR TODAS AS OBRIGAÇÕES QUE LHE IMPONHAM OS DEVERES PARA COM A FAMÍLIA, qualquer que sejam as dissensões existentes entre o pai e o filho, entre a mãe e a filha: dissensões no modo de pensar. Ele pode e deve cumprir todos os deveres humanos, no que tenham de mais escrupuloso. O QUE JESUS QUIS FAZER SENTIR É QUE, POR CONDESCENDÊNCIA OU INTERESSE HUMANO QUALQUER, A NINGUÉM SERÁ LÍCITO JAMAIS RENEGAR A LEI DO AMOR QUE ELE VEIO PREGAR E VIVER. Não pratiqueis, portanto, nenhuma ação repreensível, tendo em vista satisfazer a esta ou aquela pessoa, objeto do vosso amor no mundo, pois, do contrário, renegareis o vosso Mestre, que a seu turno vos renegará. Como vedes, só entende a palavra do Redentor quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir, principalmente agora, A UM PASSO DO PRÓXIMO E ÚLTIMO ARMAGEDON DO APOCALIPSE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário