Programa 18 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)

    E OUVI QUE TODA CRIATURA QUE ESTÁ NO CÉU, NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA, E QUE ESTÃO NO MAR, E TODAS AS COISAS QUE NELES HÁ, DIZENDO: AO QUE ESTÁ SENTADO SOBRE O TRONO E AO CORDEIRO DE DEUS SEJAM
DADAS AÇÃO DE GRAÇAS E HONRA,  E PODER, PARA TODO O SEMPRE. OS QUATRO SERES VIVOS DIZIAM: AMÉM. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS SE PROSTRARAM E ADORARAM ÀQUELE QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE. 
    Eis aqui, meus amigos e meus irmãos Legionários, o Universo purificado. Neste versículo 13, temos o exemplo de um caso muito frequente na Bíblia Sagrada: uma declaração colocada fora da sua ordem cronológica, para seguir até o fim alguma prévia afirmação ou alusão. Neste caso se antecipa o tempo desde que termina a redenção. No versículo 10 se diz acerca das quatro criaturas vivas, como também dos 24 anciãos que reinarão sobre a terra. Agora a mente do Profeta é levada para esse tempo apresentando o maior ato da intervenção do CRISTO em favor do homem, o derramamento do seu sangue, nada mais natural do que estender a missão por um momento, até o tempo em que se consumará a grande obra então inaugurada, completado o número dos remidos, liberto o mundo dos pecados e dos pecadores, elevando-se então um cântico de adoração universal a DEUS e ao seu Santuário. É inútil tentar aplicar tudo isto à Igreja no seu estado presente, como faz a maioria dos comentadores do Apocalipse. Como também a algum tempo no passado, desde que o pecado entrou no mundo ou desde que Satanás caiu da sua alta posição como Anjo de Luz no Céu, segundo a alegoria do Livro Sagrado. Com efeito,  no tempo de que São João fala, toda criatura na terra e no céu, sem exceção, eleva sua antífona em louvor a DEUS. Mas para falar apenas deste mundo, desde a queda e maldições em vez de bênçãos, se têm erguido, da grande maioria da nossa raça apóstata, contra DEUS e contra o seu Trono. E assim será enquanto o pecado reinar como agora, é o que nos diz a Bíblia Sagrada. Não encontramos, portanto, lugar para esta cena que São João descreve a não ser que avancemos, segundo a posição tomada, até o tempo em que esteja completo todo o plano da redenção, até que os santos tenham tomado posse do seu reino prometido sobre a terra, o qual é antevisto pelas criaturas vivas e pelos anciãos no seu cântico. Já vimos esse cântico no versículo 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário