Programa nº 8 - ALZIRO ZARUR - continuação (8)


    Realmente este costume é relacionado com muita propriedade com o caso que temos diante de nós no Apocalipse. É que nos tempos primitivos quando as viagens eram difíceis por falta de lugares de alojamento público, os particulares exerciam em larga escala a hospitalidade e, disto encontramos frequentes vestígios em toda a história, em particular no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. Ora, as pessoas que se beneficiavam desta hospitalidade a aqueles que as praticavam frequentemente  contraiam hábitos de amizade e consideração mútua. E tornou-se costume arraigado entre gregos e romanos dar aos hóspedes algum sinal particular que passava de pais a filhos e garantia a hospitalidade e o bom tratamento sempre que era apresentado. Este sinal era geralmente uma pequena pedra, ou seixo cortado ao meio em cujas metades, tanto o hospedeiro como o hóspede, inscreviam os seus nomes trocando-as depois entre sí. Ora, a apresentação desta pedra era o bastante para assegurar amizade para sí e para os descendentes, sempre que de novo viajassem naquela direção. É evidente que estas pedras deviam ser bem guardadas e os nomes escritos nelas, cuidadosamente ocultos, para que outros não obtivessem os privilégios em vez das pessoas a quem eram destinadas. É natural, portanto, a alusão a este costume nas palavras do texto do Apocalipse: DAREI A COMER O MANÁ ESCONDIDO e depois disto tendo-o feito participante da minha hospitalidade, fazendo-o portanto, meu hóspede e meu amigo eu o presentearei com a PEDRA BRANCA e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Eu lhe darei o penhor da minha amizade sagrada, inviolável conhecido somente por ele. E sobre o novo nome o que diz Wesley? - Jacó depois da sua vitória quando ganhou o novo de Israel. 
    Queres tu saber qual será o teu novo nome?
    É simples. Trata de vencer. Até então tua curiosidade será vã, depois verás o novo nome escrito na PEDRA BRANCA.
    SÊ FIEL ATÉ A MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS, AGORA E SEMPRE!
    VIVA JESUS!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário