Programa nº 2 - ALZIRO ZARUR - continuação

    Depois da bênção, vemos a DEDICAÇÂO nestas palavras do versículo 4, do capítulo primeiro do Apocalipse de Jesus segundo São João. Aliás, convém ler os versículos 4 a 6, do 1º capítulo:
    JOÃO, ÀS SETE IGREJAS QUE SE ENCONTRAM NA ÁSIA: GRAÇA E PAZ SEJA  CONVOSCO DA PARTE DAQUELE QUE É, QUE ERA, E QUE HÁ DE VIR; E DA PARTE DOS SETE ESPÍRITOS QUE SE ACHAM DIANTE DO SEU TRONO; E DA PARTE DE JESUS CRISTO, QUE É A FIEL TESTEMUNHA, O PRIMOGÊNITO DOS MORTOS, O SOBERANO DOS REIS DA TERRA. AQUELE QUE NOS AMA E EM SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS, E NOS FEZ REIS E SACERDOTES PARA DEUS, O SEU PAI. A ELE, GLÓRIA E PODER PARA TODO O SEMPRE. AMÉM!
     Meus amigos e meus irmãos, que há de verdade sobre as SETE IGREJAS DA ÁSIA? Havia mais de sete igrejas na Àsia, todos sabem disso muito bem. Podemos limitar-nosm à parte Ocidental da Ásia, conhecida por Ásia Menor, ou a um território ainda mais restrito do que esse, porque mesmo naquela pequena parte da Ásia Menor, onde estavam situadas as sete igrejas mencionadas aqui, e justamente no meio delas, havia outras igrejas muito importantes. Colossos, por exemplo, (a cujos Cristãos São Paulo Apóstolo dirigiu sua Epístola aos Colossenses) estava a pouca distância de Laodicéia. Mileto estava mais perto do que qualquer das Sete de Patmos, onde João teve a grande visão Apocaliptica, e era uma importante base para a igreja cristã, como podemos julgar pelo fato de São Paulo Apóstolo, durante uma das estadias ali, ter convidado os anciãos de Éfeso a se encontrarem com ele naquele lugar (basta ver o capítulo 20 dos Atos dos Apóstolos). No mesmo local, São Paulo deixou também, sem dúvida em boas mãos cristãs, seu discípulo Trófimo, que estava doente (basta ver II Epístola a Timóteo, cap. 4, vers. 20). E Trôas ou Trôades onde São Paulo passou uma temporada com os discípulos de onde, depois de ter esperado que passasse o sábado, continuou sua viagem. Ora, também não estava longe de Pérgamo, nomeada entre as sete igrejas da Ásia. Torna-se, portanto, interessante determinar porque motivo, porque razão é que Sete, dentre as Igrejas da Ásia Menor, foram escolhidas como as únicas às quais o Apocalipse de Jesus é dedicado. Que é dito das Sete Igrejas no capítulo 1º e o que é dito a elas nos capítulos 2 e 3? Refere-se apenas às Sete Igrejas literais, isto é, estas que são citadas, nomeadas? Descrevem coisas que ali existiam então, retratando apenas o que iria acontecer a cada uma dessas sete? Claro que não! E vamos enumerar várias razões: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário