DIRETRIZES E BASES PARA O ENSINO (Alziro Zarur)
Parte 5

(Ruy Barbosa-continuação)

V - "Uma reforma radical do ensino público é a primeira de todas as necessidades da Pátria, amesquinhada pelo desprezo da cultura científica e pela insigne deseducação do povo. Sob esta invocação, conservadores e liberais, no Brasil, podem reunir-se em um terreno neutro: o de uma reforma que não transija com a rotina. NUM PAÍS ONDE O ENSINO NÃO EXISTE, quem disser que é conservador em matéria de ensino volteia as costas ao futuro e desposa os interesses da ignorância. É preciso criar tudo, por quanto o que aí está, salvo raríssimas exceções, e quase todas no ensino superior, constitui UMA PERFEITA HUMILHAÇÃO NACIONAL".

VI - "Instruir não é simplesmente acumular  conhecimentos, mas cultivar as faculdades por onde os adquirimos e utilizamos, a bem do nosso destino. SE NÃO AS EDUCAMOS, SIMULTANEAMENTE, NA DIREÇÃO DA ESFERA INTELECTUAL E NA DIREÇÃO DA ESFERA MORAL, TÊLAS-EMOS CONDENADO A UM DESENVOLVIMENTO INCOMPLETO. CONHECER É POSSUIR A NOÇÃO COMPLETA E O CONHECIMENTO PERFEITO DA LEI NO MUNDO MORAL, COMO NO DA CRIAÇÃO MATERIAL. AUSÊNCIA DA PERCEPÇÃO DO DEVER É, POIS,  UMA DAS FACES DA IGNORÂNCIA,  NO SENTIDO EM QUE A ENTENDEMOS, QUANDO LHE OPOMOS COMO ANTÍDOTO A ESCOLA".  

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