DIRETRIZES E BASES PARA O ENSINO (ALZIRO ZARUR) - Parte 3

Ora, se o próprio Presidente exige que se diga e que se mostre sempre a verdade, evidentemente vai ao encontro de JESUS: SÓ A VERDADE LIBERTARÁ O BRASIL, não apenas do analfabetismo, mas de todos os problemas que lhe travam o desenvolvimento. E é por isso que todos nós, brasileiros de Boa Vontade, desejamos a prática do ensino pelo critério do próprio Cristo: sem nenhum sectarismo religioso. Para subir tanto, temos de partir das sentenças imortais de Ruy Barbosa:

I - "Quanto à reforma da instrução pública, para mim, para nós democratas, é o germe e a seiva, a base e o fastígio, o alfa e o ômega, o princípio e o fim de tudo".

II - "A nosso ver, a chave  misteriosa das desgraças, que nos afligem, é esta, e só esta: a ignorância popular, mãe da servilidade e da miséria. Eis a grande ameaça contra a existência constitucional e livre da Nação; Eis o formidável inimigo, o inimigo intestino, que se asila nas entranhas do País. Para o vencer, revela instaurarmos o grande serviço da DEFESA NACIONAL CONTRA A IGNORÂNCIA, serviço a cuja frente incumbe ao Parlamento a missão de colocar-se, impondo intransigentemente à tibieza dos nossos Governos o cumprimento do seu supremo dever para com a Pátria". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário