JOÃO E JESUS INCOMPREENDIDOS
(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 10/10/1970 - página 256 - ALZIRO ZARUR)

P - Jesus censurou os Judeus porque não souberam compreender o Cristo e o seu Precursor. Como o Espírito da Verdade nos explica essas palavras do Mestre?

R - Armonizemos Mateus, XI: 16-19 e Lucas, VII: 31-35

      MATEUS: 16 - Com que hei de comparar esta geração? Ela se assemelha a crianças que, sentadas na praça pública e aos gritos, 17-dizem aos seus companheiros: "Tocamos flauta para vós outros e não dançastes! Entoamos lamentações e não chorastes!" 18-Pois veio João e, porque não come nem bebe, dizem: "Está possesso do demônio!" 19-Veio o Filho do Homem e, porque come e bebe, dizem: "Ali está um comilão e um bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores!" Todavia, a sabedoria é justificada por seus filhos. 

       LUCAS: 31 - Disse o Senhor: "Com que poderei comparar os homens desta geração? A quem se assemelham? 32-Assemelham-se a meninos que, sentados na praça e falando uns para com os outros, dizem: "Tocamos flauta para vós e não dançastes! Nós nos lamentamos e não chorastes!" 33-João Batista veio e, porque não come pão e nem bebe vinho,  dizeis: "Ele está possesso do demônio!" 34-O Filho do homem veio e, porque come e bebe, dizeis: "É um comilão e beberraz, amigos dos publicanos e dos pecadores!" 35-Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.

       Nesta linguagem, apropriada à capacidade intelectual daqueles que o ouviam, Jesus fazia ver aos homens que suas inteligências rebeldes recusavam todos os testemunhos, quaisquer que fossem, procurando para o que observavam UMA RAZÃO DE SER ESTRANHA À BONDADE DE DEUS, não se rendendo nem à evidência dos fatos. E completava: "Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos". Já estas palavras visavam ao futuro: OS QUE VIRAM NÃO COMPREENDERAM; COM O CORRER DOS SÉCULOS, OS ESPÍRITOS SE DESENVOLVERAM E, HOJE, VÓS  AS COMPREENDEIS. Sabios, filhos de Jesus, são os que compreendem as Verdades que os cegos negaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário