Programa 15 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


    E agora vamos aos símbolos, por exemplo: O MAR DE VIDRO. Não composto de vidro, mas de uma superfície ampla que parecia vidro, como mostra Bloomfield, transparente, brilhante. E esta idéia é levada ainda mais longe pela sua semelhança com o cristal. A posição deste mar não apresenta analogia alguma com a bacia do antigo serviço típico. Pode-se estender por debaixo do trono e do seu fundamento, e mais ainda, da própria cidade. É de novo apresentado no capítulo 15, no versículo 2, como local onde os vencedores no estático júbilo da vitória final estarão em breve com NOSSO SENHOR E MESTRE JESUS. 
    E esses QUATRO ANIMAIS?
    Aqui para nós é a tradução mais corrente, mas é muito infeliz.  A palavra grega, o grego original, significa: CRIATURA VIVA. Quatro criaturas vivas, não animais. O homem já é tão animal, pra quê mais esta animalidade, até no Apocalipse? A propriedade desta correção é geralmente aceita hoje pelos bons comentadores, não quatro animais, mas QUATRO SERES VIVOS, quatro criaturas vivas. A palavra é muito diferente da usada para designar os animais proféticos do capítulo 13 e dos seguintes. Podemos acrescentar que Bloomfield apresenta alguns exemplos em que ela significa não apenas criaturas, mas até um ser humano, especialmente no exemplo de Orígenes, que usa referindo-se ao SENHOR JESUS, mas não vamos chegar a tanto. Semelhante simbolismo é usado no primeiro capítulo de Ezequiel. As qualidades significadas pelos símbolos são: FORÇA, PERSEVERANÇA, RAZÃO E RAPIDEZ.
     FORÇA - O Leão;
     PERSEVERANÇA - O Novilho;
     RAZÃO - O Homem;
     RAPIDEZ - A Águia voando.
Programa 15 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)


    Então vamos ao capítulo 4, versículos 6 a 11:
    E HAVIA DIANTE DO TRONO UM COMO MAR DE VIDRO SEMELHANTE AO CRISTAL E NO MEIO DO TRONO E AO REDOR DO TRONO QUATRO SERES VIVENTES CHEIOS DE OLHOS POR DIANTE E POR DETRÁS. O PRIMEIRO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UM LEÃO; O SEGUNDO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UM NOVILHO (OUTROS TRADUZEM A UM BEZERRO);  E TINHA O TERCEIRO SER VIVENTE O ROSTO COMO DE HOMEM; O QUARTO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UMA ÁGUIA VOANDO. E OS QUATRO SERES VIVENTES TINHAM, CADA UM DE PER SI SEIS ASAS, E AO REDOR E POR DENTRO ESTAVAM CHEIOS DE OLHOS E NÃO DESCANSAVAM NEM DE DIA NEM DE NOITE, DIZENDO: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DEUS, O TODO-PODEROSO, QUE ERA, E QUE É E QUE HÁ DE VIR. QUANDO OS SERES VIVENTES DAVAM GLÓRIA, E HONRA, E AÇÃO DE GRAÇAS ÀQUELE QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO, AO QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE, OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS PROSTRAVAM-SE DIANTE DO QUE ESTAVA SENTADO SOBRE O TRONO, E ADORAVAM O QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE, E LANÇAVAM AS SUAS COROAS DE OURO DIANTE DO TRONO DIZENDO: DIGNO ÉS TU, SENHOR, DE RECEBER GLÓRIA, E HONRA, E PODER, PORQUE TU CRIASTE TODAS AS COISAS E POR TUA VONTADE SÃO E FORAM CRIADAS. 
Programa 15 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)


    Vocês sabem que muita coisa aqui é dita de memória, mudamos uma palavra ou outra, mas não alteramos o sentido e, absolutamente, não alteramos, não deturpamos as passagens bíblico-evangélicas. Mas associando a resposta à nossa pergunta, corrigida inequivocamente da parte falada, estes são alguns dos que saíram dos sepulcros, ainda na altura da ressurreição do CRISTO DE DEUS. Foram contados com ilustre multidão que Ele levou do cativeiro, do sombrio domínio da morte quando subiu em triunfo ao céu. São Mateus registra a ressurreição, São Paulo a assenção e São João os vê no céu realizando os sagrados deveres para o cumprimento dos quais foram ressuscitados pelo DIVINO PODER. Nesta interpretação nós não estamos sós, Wesley fala nos seguintes termos dos 24 anciãos: "Vestidos com vestes brancas, isto mais as suas coroas de ouro, mostra que já terminaram a sua carreira, já percorreram toda a "VIA CRUCIS" do CRISTO,  então ocuparam os seus lugares entre os cidadãos do céu". A atenção do estudioso é atraída particularmente para o fato de se dizer que os 24 anciãos estão sentados sobre os tronos. Esta passagem derrama luz sobre a expressão que encontramos no Profeta Daniel, capítulo 7, versículo 9: EU CONTINUEI OLHANDO ATÉ QUE FORAM POSTOS UNS TRONOS, figura tomada do costume Oriental de por esteiras ou divãs para os hóspedes distintos se sentarem. Supõem-se que estes 24 anciãos, e temos que ver a propósito o que está no capítulo 5, sejam assistentes do CRISTO na sua obra de mediação no Santuário Celeste. Quanto à cena de Juízo descrita pelo Profeta Daniel, capítulo 7, versículo 9, começou no lugar Santíssimo, os tronos foram postos ali, segundo o testemunho desta passagem. Cremos estar bem explicado este ponto referente aos 24 anciãos.
    E AS SETE LÂMPADAS DE FOGO?
    Nestas lâmpadas de fogo temos um apropriado antítipo do Castiçal de Ouro do Santuário típico com as suas sete lâmpadas sempre a arder. Este castiçal estava colocado, por ordem Divina, no primeiro compartimento do Santuário terrestre (Êxodo, capítulo 25, versículos 31, 32 e 37; capítulo 26, versículo 35; capítulo 27, versículo 20). E agora que São João nos diz que uma porta foi aberta no céu e um compartimento assim patenteado, vê o antítipo do Castiçal do Santuário da terra. Temos aí uma boa prova de que ele está a olhar exatamente para o primeiro compartimento do Santuário Celeste. Tenho que dar passagens pequenas porque são mais difíceis de explicar do que qualquer página da Bíblia, até mesmo o Evangelho de JESUS. Tudo é fácil, mas o Apocalipse é realmente difícil.
Programa 15 - ALZIRO ZARUR - continuação (2)

    Este cântico é cantado antes de realizar-se qualquer dos acontecimentos preditos na profecia do próprio CRISTO NOSSO SENHOR. Foi cantado para estabelecer o ato de que o CORDEIRO DE DEUS é digno de tomar o Livro e de abrir os selos, visto Ele próprio já ter operado a redenção da Humanidade. Não é, portanto, colocado assim por antecipação e com aplicação apenas para o futuro, mas expressa um fato absoluto, consumado, na História daqueles que cantam. Esta, portanto, era uma classe de pessoas remidas, remidas deste mundo, deste planeta Terra, resgatadas, remidas como todos o hão de ser pelo precioso sangue de CRISTO JESUS. Ninguém tem maior Amor do que este: DAR A SUA PRÓPRIA VIDA PELOS AMIGOS. Mas não deu só pelos amigos, também pelos inimigos. Até estes Ele quer salvar como até Judas Ele procurou salvar, como até hoje continua salvando.
    Encontramos em algum lugar mais alguma referência a esta classe de remidos? São Paulo se refere na sua Epístola quando escreve assim aos Efésios: PELO QUE VI, SUBINDO AO CÉU, O CRISTO LEVOU CATIVO O CATIVEIRO E DEU DONS AOS HOMENS.  E a nota à margem diz: LEVOU UMA MULTIDÃO DE CATIVOS (São Paulo aos Efésios, capítulo 4, versículo 8).
    Retrocedendo aos acontecimentos relacionados com a crucificação e a ressurreição de JESUS, lemos: "MUITOS CORPOS DOS SANTOS QUE DORMIAM FORAM RESSUSCITADOS E SAINDO DOS SEPULCROS, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE, ENTRARAM NA CIDADE SANTA E ALI LHES APARECERAM".
Vocês verão isto no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 27, versículos 52 e 53: "E SE ABRIRAM OS SEPULCROS E MUITOS CORPOS DE SANTOS QUE DORMIAM FORAM RESSUSCITADOS E SAINDO DOS TÚMULOS, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE ENTRARAM NA CIDADE SANTA E APARECERAM A MUITOS".
 
  
Programa 15 - ALZIRO ZARUR

    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
    Neste capítulo 4, ficamos ontem exatamente no versículo 4: 
    AO REDOR DO TRONO HAVIA  VINTE E QUATRO TRONOS E VI SENTADOS SOBRE ELES VINTE E QUATRO ANCIÃOS VESTIDOS DE BRANCO, isto é, usavam vestes brancas, e TINHAM SOBRE AS SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO.  E DO TRONO SAÍAM RELÂMPAGOS E VOZES E TROVÕES. E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO AS QUAIS SÃO SETE ESPÍRITOS DE DEUS.
    Acerca deste assunto os vinte e quatro anciãos, quando outrora São João a respeito de uma certa Igreja, neste livro do Apocalipse, pergunta: Quem são eles e de onde vieram? Devem observar que estão vestidos de branco, têm na cabeça coroas de ouro cada um deles. São sinais, tanto de um conflito terminado como de uma batalha ganha, símbolo de vitória anterior. Concluímos aqui que foram anteriormente participantes da grande luta cristã, que trilharam outrora em companhia de todos os santos, vindos das peregrinações terrenas ásperas, que eles tiveram que enfrentar, mas venceram. Que para alguns propósitos,  antecedendo a grande multidão de salvos ou de remidos que estão com as suas vitoriosas coroas no Reino Celeste. Isto é um símbolo admirável! Com efeito, dizem no cântico de louvor, como os quatro seres viventes dirigem ao CORDEIRO DE DEUS (Apocalipse, capítulo 1, versículo 9) e cantariam um novo cântico dizendo: "DIGNO ÉS DE TOMAR O LIVRO E DE ABRIR OS SEUS SELOS PORQUE FOSTE MORTO E COM SEU SANGUE COMPRASTE PARA DEUS HOMENS DE TODA TRIBO, LÍNGUA E POVO E NAÇÃO.
























Programa 14 - ALZIRO ZARUR - continuação (6)


    No versículo 2: E LOGO FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO, E EIS QUE UM TRONO ESTAVA POSTO NO CÉU E UM SENTADO SOBRE O TRONO. E O QUE ESTAVA SENTADO ERA, NA APARÊNCIA, SEMELHANTE À PEDRA DE JASPE E SARDÔNICA, E O ARCO CELESTE ESTAVA AO REDOR DO TRONO E PARECIA SEMELHANTE A ESMERALDA. E AO REDOR DO TRONO HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS: E VI SENTADOS SOBRE OS TRONOS VINTE E QUATRO ANCIÃOS VESTIDOS DE BRANCO E TINHAM SOBRE AS SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO. E DO TRONO SAÍA RELÂMPAGOS, E VOZES, E TROVÕES; E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO AS QUAIS SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS!
    Que é que significa ARREBATADO EM ESPÍRITO?
    Já neste mesmo Livro, vimos idêntica expressão no capítulo 1º,  versículo 10, o Discípulo Amado, agora Profeta, dizendo: EU FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR, isto é, Sábado. 
    Esta expressão, empregada para exprimir o fato de que São João teve uma visão num sábado ou DIA DO SENHOR. Se ali João se referia ao fato de estar em visão deve referir-se aqui ao mesmo. Por conseguinte a primeira visão terminou com o capítulo 3 e começa aqui uma visão inteiramente nova. Não coinstitui séria objeção, o fato de João, o Evangelista, anteriormente, como vemos pelo primeiro versículo deste capítulo, se haver encontrado um estado espiritual que lhe permitiu olhar e ver uma porta aberta no céu e ouvir uma voz como poderoso som de uma trombeta chamando-o para uma contemplação mais próxima das coisas celestiais. É evidente que pode haver estados de êxtase independentes da visão como o de Estevão que, cheio do Espírito Santo, pode olhar e ver os céus abertos e JESUS, o FILHO DO HOMEM, sentado à direita de DEUS.
    EM ESPÍRITO: significa em estado mais alto ainda de elevação espiritual. Arrebatado de novo na visão celestial o primeiro objeto que viu foi um trono no Céu, e o SER DIVINO sentado nele. A descrição da aparência deste SER com vestidos da cor de jaspe, que geralmente é purpúria, misturada com a sanguinea sardônica, é de modo a sugerir imediatamente a iéia de um monarca revestido com suas vestes reais. E em redor do trono havia um arco-íris reforçando a grandeza da cena, recordando que, PODEROSO E ABSOLUTO, DOMINADOR COMO É, O QUE ESTÁ SENTADO SOBRE O TRONO É TAMBÉM O DEUS QUE GUARDA ALIANÇA COM SEUS FILHOS.
    Vocês já imaginaram, fechando bem os olhos, pensando em DEUS, a beleza deste quadro?
    E a honra que tiveram os vinte e quatro anciãos? 
    Particularmente você, meu irmão Legionário,  gostaria de estar nesse lugar, perto de DEUS, perto de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, perto da multidão santificada que faz o ESPÍRITO SANTO? Depende isto exclusivamente de você. DEUS respeita o seu Livre-arbítrio. Mas se você quiser, certamente, estará no meio deles. Você poderá até chegar a ser um dos vinte e quatro anciãos! É sobre estes que falaremos amanhã neste programa: JESUS ESTÁ VOLTANDO. Porque, realmente, se existe o Apocalipse, que é o complemento inseparável do Evangelho, é para advertir a Humanidade sobre a VOLTA DE JESUS, e AGORA JESUS ESTÁ VOLTANDO!
    Bem-aventurados aqueles que têm ouvidos de ouvir.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE E VIVA JESUS!
Programa 14 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


    No capítulo 4 temos uma nova visão e esta se refere ao Santuário Celestial. Vejamos no versículo 1º, do capítulo 4:
    DEPOIS DESTAS COISAS OLHEI E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU, E A PRIMEIRA VOZ COMO QUE DE TROMBETA OUVIRA FALAR COMIGO, E DISSE: SOBE AQUI E EU TE MOSTRAREI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER.
    Ora, nos três primeiros capítulos João Evangelista apresenta a visão que teve do FILHO DO HOMEM, isto é de JESUS, compreendendo uma descrição da sua majestosa pessoa, um registro das palavras que com uma voz semelhante ao som de muitas águas a ouviu pronunciar. Uma nova cena, uma nova visão se patenteia agora perante todos nós. E a expressão: DEPOIS DESTAS COISAS não significa que o que é relatado no capítulo 4 e seguintes devia ter lugar depois do cumprimento de tudo o que vem contado nos capítulos anteriores. Mas apenas que, depois de ter visto e ouvido, o que aí vem contado ou relatado, teve a nova visão que agora vai descrever. Então diz: DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU E A PRIMEIRA VOZ QUE COMO DE TROMBETA OUVIRA FALAR COMIGO, DISSE: SOBE AQUI E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER. Notem bem que São João diz: ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU e não para o Céu. Não era uma abertura do próprio Céu perante a mente de São João como no caso de Santo Estevão. Lembra-se, aquela cena triste do apedrejamento, depois da condenação injusta? (Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 56). Não era uma abertura do próprio Céu perante a mente de São João como no caso de Estevão, mas algum lugar ou compartimento, NO CÉU, foi aberto perante ELE. E lhe foi permitido contemplar o que ali se estava realizando. Noutras partes deste Livro, deste soberbo Apocalipse, claramente veremos que este compartimento que São João viu aberto, era o SANTUÁRIO CELESTIAL. 
    Já imaginaram a grandeza desta cena? Não é nenhum Santuário terreno, material, é O SANTUÁRIO CELESTIAL.
    AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER.
    Temos de comparar estas palavras com aquelas do capítulo 1º, logo no primeiro versículo. O grande objetivo do Apocalipse é a apresentação de acontecimentos futuros com o propósito de informar, edificar, confortar a Igreja Universal do seu Novo Mandamento. Por quê? Porque o Apocalipse é de JESUS. E o fato central do Apocalipse é a segunda vinda de JESUS ao nosso mundo, e graças a DEUS que está breve. Ele mesmo, JESUS, diz: EIS QUE BREVE EU VOLTAREI.
Programa 14 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)


    Porque todas as coisas sujeitou então debaixo dos pés do CRISTO". Mas quando DEUS diz que todas as coisas estão sujeitas ao CRISTO e Ele começa a reinar no seu próprio Trono, claro está que excetua o próprio DEUS que sujeitou ao CRISTO todas as coisas. E quando todas as coisas estiverem sujeitas ao CRISTO, então também o mesmo JESUS estará sujeito a DEUS que todas as coisas lhe sujeitou. Para quê? Para que DEUS seja tudo em todos nós. Pode-se verificar facilmente que esta é a versão correta do texto. A questão que se pode levantar é acerca das pessoas a quem se refere esses pronomes. E se poderá verificar que a linguagem de São Paulo faria pouco sentido se tentássemos fazer em referência ao CRISTO, esses pronomes, porque na paráfrase precedente referimos a DEUS. Ora, concluímos aqui que o Reino que o CRISTO entrega ao PAI é o que Ele tem atualmente NO TRONO DO PAI, onde nos diz que está agora sentado. Entrega esse Reino no fim desta dispensação quando chegar o tempo de ocupar o seu próprio Trono. Depois disso então reinará no Trono de David e só estará sujeito a DEUS que continua a reter a sua posição de Domínio Universal. Deste Reino do CRISTO participam os santos: "Ao que vencer eu lhe concederei que se sentem comigo no meu trono".
    "E VIVERAM - (escreve São João Profeta, datando da primeira ressurreição, exatamente no capítulo 20, do Apocalipse, versículo 4) E VIVERAM E REINARAM COM JESUS DURANTE MIL ANOS". Compreendemos que este seja um Reino especial ou para um fim todo especial, como veremos nesse capítulo. "Porque o Reino atual dos santos deve ser para todo o sempre" (Profeta Daniel, capítulo 7, versículos 18 a 27). Como poderá qualquer objeto da terra afastar os nossos olhos desta durável e celeste perspectiva? É grandioso demais para o entendimento do homem, ainda tão atrasado nessas coisas de DEUS. Mas a verdade é que assim terminaram as mensagens às Sete Igrejas. 
    Que testemunho direto e impressionante!
    Que lições encerram para todos os cristãos, em todos os tempos da Humanidade! É tão verdade para a últiuma como para a primeira Igreja. E TODAS AS SUAS OBRAS SÃO CONHECIDAS DAQUELE QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OURO. Ao seu olhar penetrante nada se pode furtar ou esconder. E ao mesmo tempo que suas ameaças aos hipócritas e malfeitores são, com toda justiça, terríveis, que confortadoras, que gloriosas as suas promessas para aqueles que realmente O amam vivendo o seu NOVO MANDAMENTO com toda a simplicidade de coração!
    Meus amigos e meus irmãos, benditos aqueles que pregam e praticam o NOVO MANDAMENTO DO CRISTO DE DEUS!
Programa 14 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)


    ENTÃO UMA ALIANÇA HAVERÁ ENTRE ELES AMBOS (Profeta Zacarias, capítulo 6, versículos 12 e 13). Mas está próximo o tempo em que Ele há de mudar a sua posição deixando o Trono do Pai Eterno, tomará o seu próprio Trono e há de acontecer isto quando chegar o tempo para a recompensa aos vencedores. Porque quando receberem esta recompensa sentar-se-ão com o CRISTO no seu Trono da mesma forma que ELE VENCEU e está sentado com o PAI no seu Trono. Esta mudança na posição de JESUS é apresentada por São Paulo Apóstolo na I Epístola aos Coríntios, capítulo 15, versículos 24 a 28. Diz ELE: DEPOIS VIRÁ O FIM, QUANDO ELE TIVER ENTREGADO O REINO A DEUS, O PAI, QUANDO HOUVER ANIQUILADO TODO O IMPÉRIO, TODA POTESTADE, TODA A FORÇA. PORQUE CONVÉM QUE REINE ATÉ QUE HAJA POSTO OS INIMIGOS DEBAIXO DOS SEUS PÉS. ORA, IRMÃOS, O ÚLTIMO INIMIGO QUE HÁ DE SER ANIQUILADO É A MORTE. PORQUE TODAS AS COISAS ELE SUJEITOU DEBAIXO DOS SEUS PÉS. MAS QUANDO DIZ QUE TODAS AS COISAS LHE ESTÃO SUJEITAS CLARO ESTÁ QUE SE EXCETUA AQUELE QUE LHE SUJEITOU TODAS AS COISAS - O ETERNO PAI. E QUANDO TODAS AS COISAS LHE ESTIVEREM SUJEITAS ENTÃO TAMBÉM O MESMO FILHO SE SUJEITARÁ ÀQUELE QUE TODAS AS COISAS LHE SUJEITOU PARA QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS. Isto é algo de muito sério para todos nós.
    As Verdades ensinadas neste trecho podem, talvez, ser realçadas por uma rápida paráfrase dando em cada caso, em vez dos pronomes, OS NOMES a que respectivamente se referem. Assim por exemplo: "Depois virá o fim (da presente dispensação) quando o CRISTO tiver entregado o Reino que Ele agora tem juntamente com o PAI, a DEUS, e quando DEUS houver aniquilado todo o império e toda a potestade, e toda a força, postos à obra do Filho Unigênito, porque convém que o CRISTO reine no Trono do seu PAI até que haja posto todos os seus inimigos debaixo dos pés do CRISTO". Exatamente como foi predito pelo Salmista (Salmos, capítulo 110, versículo 1): ORA, O ÚLTIMO INIMIGO QUE HÁ DE SER VENCIDO É A MORTE.
Programa 14 - ALZIRO ZARUR - continuação (2)
    Culmina exatamente aqui a promessa de JESUS. Do seu estado de rebelde, caído, poluído, degradado, o homem pecador é reconciliado com DEUS pela mediação do REDENTOR, purificado das suas poluições, remido da sua queda lamentável e agora, revestido da imortalidade, sentado, finalmente, sobre o próprio trono do SALVADOR. O próprio JESUS o afirma e JESUS nunca mentiu. A honra e a glória não podiam ser maiores, realmente. As criaturas humanas não podem conceber esse estado, a própria linguagem humana não o censegue descrever com fidelidade.
    Neste versículo não há apenas uma gloriosa promessa, mas também uma doutrina importantíssima. Vemos por ela que o CRISTO reina consecutivamente sobre dois tronos: SOBRE O TRONO DE SEU PAI E SOBRE O SEU PRÓPRIO TRONO. Ele declara neste versículo que VENCEU, e que agora está sentado com DEUS no Seu Trono. Isto é interessante! Está agora associado ao PAI no trono de Domínio Universal, colocado à Sua direita, muito acima de todo principado, e poder e domínio, e potestade. Quem o diz é São Paulo Apóstolo, na epístola aos Efésios, capítulo 1º, versículos 20 a 22. E então, nesta posição, Ele é um REI-SACERDOTE. É um Sacerdote porque é um Ministro do Santuário de DEUS. Mas ao mesmo tempo, está sentado à destra do Trono da Majestade de DEUS (São Paulo aos Hebreus, capítulo 8, versículos 1 e 2). Esta posição de obra do SENHOR JESUS foi predita pelo Profeta Zacarias no Velho Testamento. Ele fala dizendo: ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O SENHOR DEUS: EIS AQUI UM HOMEM CUJO NOME É RENOVO, O CRISTO, ELE BROTARÁ DO SEU LUGAR, EDIFICARÁ O TEMPLO DO SENHOR, ELE MESMO - JESUS - SENTARÁ E DOMINARÁ NO TRONO DE DEUS. (O CRISTO será Sacerdote no seu Trono - Trono de DEUS). CONSELHO DE PAZ NA OBRA DE SACRIFÍCIO E SACERDÓCIO DO CRISTO EM FAVOR DO HOMEM PECADOR MAS ARREPENDIDO.
Programa 14 - ALZIRO ZARUR 


    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
    Uma coincidência extraordinária!... 
    Quando JESUS sentiu que era chegada a Sua hora de ir ao PAI, de voltar ao PAI, Ele participou da última ceia com seus apóstolos. E agora quando estamos no fim do ciclo e Ele está voltando, em pleno Congresso da Boa Vontade de Deus, calha exatamente este capítulo em que Ele diz: EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO. SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA EU ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI E ELE COMIGO, capítulo 3 do Apocalipse de JESUS, versículo 20, exatamente onde nós estamos. Em pleno Congresso da Boa Vontade, não é impressionante a Ceia da volta? Isso nos deixa arrepiados de emoção, um toque divino como a que nos dizer: JESUS JÁ ESTÁ ENTRE VÓS, ENTRE AQUELES QUE INTERPRETARAM BEM O SEU NOVO MANDAMENTO E DELE FIZERAM A SUA REGRA DE VIDA. PARA TODOS ELES, ESTE É O PRÊMIO: "EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO". SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA EU ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI E ELE COMIGO. Quem não deseja essa graça de poder cear com o Mestre Divino? De recebê-lo em sua casa ou melhor, em seu próprio coração? 
    Coincidência espantosa!
    E esta é a promessa final. A promessa de cear com seus discípulos é feita pelo SENHOR JESUS, antes de ser dada a promessa final ao vencedor. Isto demonstra que as bênçãos incluídas nesta promessa devem ser desfrutadas no presente estado de provação. E agora, eis a promessa ao vencedor como coroamento: AQUELE QUE VENCER EU LHE CONCEDEREI QUE SE SENTE COMIGO NO MEU TRONO ASSIM COMO EU VENCI E ME SENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO.
Programa 13 - ALZIRO ZARUR - continuação (7)


    E que promessa que segue, meu DEUS! SE ALGUÉM ABRIR ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE E ELE COMIGO. Que quadro expressivo e tocante! Amigo com amigo, participando da alegre e social refeição, Alma com alma numa conversação franca e íntima. E que cena deve ser aquela em que o Rei da Glória é um hóspede! Esta linguagem não se refere a qualquer grau comum de união, a qualquer bênção comum, ordinária, a qualquer privilégio vulgar. Quem poderá ficar indiferente a tão carinhosa súplica? Tão extraordinária promessa? Nem sequer nos é pedido que ponhamos a mesa para esse Divino hóspede, Ele próprio o faz, Ele próprio é que trás aquele alimento Divino, as iguarias da sua própria Despensa Celestial. Apresenta-nos aqui a antevisão da glória que em breve será vivida. Dá-nos aqui, penhores da nossa futura herança incorruptível, imaculada, imarcessível. Na verdade, quando tivermos cumprido as condições de recebermos essa promessa, meus amigos e meus irmãos, experimentaremos o aparecimento da Estrela da Alva em nossos corações, contemplaremos o dealbar de uma gloriosa manhã para a Igreja do Novo Mandamento de Deus, a Igreja do Rebanho Único. 
    E depois vem a promessa final, a promessa de cear com seus discípulos, feita pelo Senhor, antes de ser dada a promessa final ao vencedor. Isto mostra que as bênçãos incluídas nesta promessa devem ser defrutadas no estado presente a partir de agora em pleno inferno do mundo. 
    Eis a promessa ao vencedor: AQUELE QUE VENCER EU LHE CONCEDEREI QUE SE SENTE COMIGO NO MEU TRONO, ASSIM COMO EU VENCI E ME SENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO. Aqui termina a promessa de JESUS. Depois de muitos sofrimentos, depois de muitas encarnações, aqui está o prêmio final. Do seu estado de rebelde, caído, degradado, poluído, o homem é reconciliado com DEUS pela obra do CRISTO, com a proteção do Espírito Santo, purificado das suas poluições, remido da queda lamentável, e agora perdoado, revestido da imortalidade, finalmente sentado no próprio trono do CRISTO DE DEUS. A honra e a glória não podiam ir mais longe. As mentes humanas nem podem conceber esta glória. Nem há termo na triste linguagem humana capaz de descrevê-la. Damos apenas assim, uma idéia grosseira deste panorama de Luz. Nós, pecadores, no trono do CRISTO? Sentados no Seu Trono? Apenas podemos trabalhar, até que vencedores por fim, saibamos o que vem lá. 
    SÊ FIEL ATÉ A MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA. Essa é a advertência a cada Legionário em pleno Congresso do Novo Mandamento: SÊ FIEL ATÉ MORTE E EU TE DAREI A COROA DA VIDA.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS AGORA E SEMPRE E VIVA JESUS!
   


   
Programa 13 - ALZIRO ZARUR - continuação (6)


    O SENHOR DA GLÓRIA deixa o seu Palácio Celestial e vem na pobreza com suor, sangue e lágrimas, bater à porta dos seus amigos, de alguém que era cristão, era Legionário, e agora o que é? E agora o que faz? JESUS quer entrar neste coração, vem salvar uma criatura cuja casa está a arder, mas não quer admitir. Então, como dizia São Paulo: "Oh! Dura profundidade, a paciência de CRISTO JESUS". Até o pagão Públios recebeu São Paulo, o hospedou consigo três dias cortesmente. Um pagão! Hão de os Legionários dizer ao SENHOR dos Apóstolos, ao SENHOR do céu e da terra, que não têm aposento para ELE? E, entretanto, ouça cada um em pleno Congresso: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ - preste atenção menino, menina, preste atenção! - JESUS suplica, ao mesmo tempo que bate à porta, e a palavra se supõe que alguns não hão de ouví-la. Embora esteja à porta e bata, e suplique até que Seus cabelos se umedeçam com o orvalhop da noite, alguns fecharão os ouvidos aos seus carinhosos rogos. NÃO BASTA OUVIR, DEVEMOS OUVIR E ABRIR A PORTA AO CRISTO E SENHOR. E muitos que a princípio ouviram a voz e durante algum tempo se sentiram inclinados a prestar atenção, infelizmente deixarão, no fim, de fazer o necessário para lhes assegurar a comunhão do hóspede Divino.
    Amigo, irmão Legionário, estão os teus ouvidos abertos aos rogos do SENHOR que nos guia? Estás prestando atenção? É o som da voz Dele um som bem-vindo para tí? Queres ou não abrir a porta para deixá-lo entrar? Ou está a porta do teu coração atravancada por montões de lixo? O lixo das vaidades, do orgulho, das calúnias, das infâmias. E não queres remover este lixo deste lixo? Este lixo deste luxo? Condescendência? Covardia? Apatia? Tibieza? És morno?
Programa 13 - ALZIRO ZARUR - continuação (5)


    AÍ CHEGA O SÍMBOLO DE JESUS BATENDO À PORTA.
    Prestem atenção: 
    Aqui está o coração dos corações: O CRISTO DE DEUS. Não obstante o rigor da Sua assertiva que Ele repreende e castiga, qual nada, Ele ama tanto as suas almas que se humilha para lhes solicitar o privilégio de as abençoar. É muito estranho! Então,  diz JESUS: EIS QUE  EU ESTOU Á PORTA E BATO. EIS QUE EU ESTOU À PORTA DE CADA LEGIONÁRIO E BATO.
    Por que bate?
    Não é com receio de dormir na rua. Entre as moradas da casa do PAI nenhuma única está fechada para ELE. ELE é a vida de todos os corações, é a luz de todos os olhos, é o cântico de toda glória, de todas as bocas, de todos os lábios e, entretanto, anda o REI de porta em porta, humildemente em Laodicéia. Está junto de cada casa Legionária e bate, porque veio procurar e salvar o que estava perdido, o que se extraviou, o que desertou da salvação. Por quê? Porque não pode abandonar o propósito de comunicar vida eterna a todos aqueles que o PAI lhe deu. Então vai procurar a ovelha extraviada.
    Compraste um campo?
    Compraste cinco juntas de boi?
    Estás com o chapéu na mão pedindo desculpas?
    ELE BATE E TORNA A BATER.
    Estou EU aqui batendo: é a hora do Culto, é a Cruzada do Novo Mandamento, é a oportunidade de fazer uma visita cristã a um indivíduo, a uma família. Mas tu não te mexes, hem? Oh! Que infeliz tibieza! Gente morna! Fatal mundanismo! As seduções do mundo, o ouvido sempre pronto a ouvir todas as calúnias, injúrias, intrigas da ignorância e da má fé.

    
Programa 13 - ALZIRO ZARUR - continuação (4)


    E O SINAL DO AMOR?
    Por estranho que pareça, este sinal é o castigo, como já expliquei muitas vezes ao pregar o Evangelho e recordar esta palavra Apocaliptica: AQUELES A QUEM AMO REPREENDO E CASTIGO, este é o sinal de Amor, não é estranho? Se estamos sem castigo,  diz São Paulo, não somos filhos (Hebreus, capítulo 12). Comentando esta passagem diz Thompson: "Aqui é apresentada uma Lei geral da Sua graciosa ecumenia". Como todos precisam de castigo em alguma medida e ninguém é perfeito, também em alguma o recebem e têm assim provas da dedicação do Redentor. É uma lição dura de aprender,  os crentes são tardos estudantes. Mas aqui através da palavra e da previdência de DEUS,  se estabelece que as provas são bênçãos Suas, que nenhum filho é poupado à vara, os cábulas, estúpidos, incorrigíveis, são rejeitados, ao passo que os escolhidos para gloriosa estrutura são sujeitos ao cinzel e ao martelo de DEUS. Não há cacho na verdadeira vinha, que não tenha de passar pelo lagar. E comenta outro estudioso: "Quanto a mim, quando estou em aflição, bendigo a DEUS por ter observado e sentido tanto misericórdia nesta dura dispensação Divina e fico quase transportado, muito me alegro ao pensar quão infinitamente doce são as misericórdias Divinas ao ver como os seus castigos são verdadeiramente gloriosos".
    Atendendo, portanto, à origem e ao designio dos castigos que recebe, meu irmão Legionário, não percas tempo. O irmão Zarur às vezes é duro, parece até que ofende porque ama muito, como diz a irmã Elza: "Pai severo". Não percas um golpe da vara; trata de ver o teu erro,  porque quem está julgando não é Zarur, é JESUS. ARREPENDE-TE, diz a mensagem, isto é, acerta o passo, e esta é a primeira aplicação da própria verdade para salvação de todos nós. Trata de ser realmente zeloso e arrepende-te da tua vaidade ainda que, como vimos, o estado apresentado pela frieza ou tibieza seja preferível, todavia, não é o estado quente em que devemos nos encontrar no Congresso da Boa Vontade, permanente, diário, até o fim do ciclo. Nunca somos exortados a procurar esse estado a não ser pelos acontecimentos da Verdade diante de nós. Somos aconselhados a atingir um mundo mais elevado. Então temos de ser zelosos, fervorosos, dedicados e a ter o nosso coração abrasado no serviço do MESTRE JESUS.
   
Programa 13 - ALZIRO ZARUR - continuação (3)


    É, sem dúvida, por suas ações e não por suas palavras que dizem que "estão ricos e estão enriquecidos", tendo tanta luz, tanta verdade, de quê mais podem carecer? Muita gente está nesta chave, infelizmente, SENHOR DEUS! Isto aqui é para meditar. Pois, se com louvável tenacidade defendem a teoria a na letra pelo ponto de vista da vida exterior se conformam com a progressiva luz derramada sobre os Mandamentos de DEUS e a fé em JESUS, não será, então, sua Justiça completa? Ricos, enriquecidos, de nada tendo falta, pois é aqui que está o seu tremendo erro, sua grande ilusão, todo o seu ser devia ansiar-se em Espírito e Fervor à Vida, ao poder de um Cristianismo Vivo, Pratico, ao Cristianismo da LBV que sem nenhuma dotação orçamentária, sabotada por todos, mas é o Cristianismo Prático, este milagre de quase vinte anos sem vintém do Governo,  sem níquel do Estado e ainda com a perseguição de todos os ignorantes das religiões diversas que desgraçam o Brasil, quando se digladiam em nome do próprio DEUS. É isto que faltava a estas criaturas de Laodicéia: CRISTIANISMO VIVO E UMA CORRETA TEORIA. Está tudo escrito aqui e perfeito, mas falta aplicar tudo isso em Bem da Humanidade, do contrário não há Cristianismo, não há JESUS, não há nada. O que há é um jogo floral, um torneio verbal, uma declamação perfeitamente inútil. E quando o povo está com fome não quer saber de poesia, nem de yê-yê-yê, não quer saber de nada, quer é comer para poder ficar de pé e ajudar a família.
Programa 13 - ALZIRO ZARUR - continuação (2)


     A obra que aqui se apresenta como realizada pela unção é exatamente a mesma que atribui ao Espírito Santo no seu Evangelho, segundo São João, capítulo 14, versículo 26: MAS AQUELE CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO,  QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS E VOS FARÁ LEMBRAR TUDO QUANTO EU VOS TENHO DITO. Comparar com o capítulo 16, versículo 15. Isso é importante! O Espírito Santo não é um sopro. Porque muita gente pensa que o Espírito Santo é uma coisa irreal, é um sopro de DEUS nas narinas humanas. Não, é essa multidão invisível de Espíritos Iluminados que foram católicos, protestantes, espíritas, ateus, judeus, muçulmanos e hoje estão na categoria de discípulos queridos do MESTRE de todos os mestres, que é JESUS. Em suma, somos aconselhados de um modo solene e formal pela fiel e verdadeira testemunha, todas as figuras de ouro, vestes brancas e o colírio, a fim de procurar rápida e fervorosamente o aumento das celestes graças da fé, esperança e caridade, enfim a Justiça, que só ELE mesmo pode outorgar e ainda a unção do Espírito Santo. mas como é possível que um povo destituído destas coisas pense que é rico ou está enriquecido? Impõe-se uma explicação, talvez a única possível,  visto não haver lugar para outra. Devemos observar que nos Laodicenses não se encontra falta alguma quanto às doutrinas que professam, isto é importantíssimo. As doutrinas estão certas. Então, por que os Laodicenses são culpados? Também não são acusados de albergar em seu seio uma Jezabel qualquer, nem de apoiar doutrinas heresiarcas de Balaão ou dos Nicolaítas, etc. Pelo teor da mensagem que lhes és mandada, vemos que a sua crença é correta, sua teoria plenamente sã, desejável, apoiável, abençoável. Conclui-se, portanto, que tendo uma teoria correta eles se contentam com ela. Os Laodicenses se satisfazem com uma correta forma de doutrina, mas sem dispensação e, com um conhecimento teórico das verdades que dizem respeito à última geração da humanidade, são inclinados a descansar, se já estão salvos, eles já estão com a doutrina certinha, corretinha... Então negligenciam a parte mais importante da Religião que é a Espiritual. 

   
Programa 13 - ALZIRO ZARUR


    Meus amigos e meus irmãos,
    DEUS ESTÁ PRESENTE!
    VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
    Ontem prometemos continuar na explicação de todos esses símbolos, como vestidos brancos ou vestes brancas, colírio, etc. Sobre esse ponto das vestes brancas não há quase ponto algum de mistério para qualquer controvérsia. Há alguns textos que nos oferecem uma chave para compreendermos bem esta expressão. Uma, por exemplo, está no Profeta Isaías no capítulo 64, versículo 6: PORQUE, SENHOR, TODAS AS NOSSAS JUSTIÇAS SÃO COMO TRAPOS DE IMUNDÍCIE. Isto é muito claro, claro demais, trapos imundos, vestes sujas... Portanto, somos aconselhados a comprar o contrário dos trapos de imundície, isto é, devemos ter vestes ou vestidos completos, imaculados, brancos. A mesma figura é empregada no Profeta Zacarias, capítulo 3, versículos 3 e 4. De resto São João, neste mesmo Apocalipse, capítulo 19, versículo 8, claramente diz que o "linho fino" são os atos de Justiça dos santos de DEUS. Portanto, está mais que evidente, tudo muito bem explicado.
    O SÍMBOLO DO COLÍRIO: Sobre este assunto há tão pouco motivo para diversidade de opinião como sobre as vestes brancas. Por certo que a unção dos olhos não se deve tomar em sentido literal, fazendo-se referência a coisas espirituais. O colírio deve significar aquilo com que é despertado o nosso discernimento espiritual. Na palavra de DEUS encontramos revelado um agente por meio do qual tudo isso se realiza: - O ESPÍRITO SANTO,  este é o grande Consolalador, este é o instrumento principal do CRISTO ou mesmo do PAI através do CRISTO. Esta multidão de Espíritos de Luz,  Espíritos já depurados, já integrados no CRISTO, são os eternos auxiliares na Obra de depuração da Humanidade. Nos atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículo 38, lemos que DEUS ungiu a JESUS DE NAZARÉ COM O ESPÍRITO SANTO. Claro, em torno de JESUS estavam e sempre estarão os Espíritos mais adiantados deste planeta. Isto é muito importante; é muito sério! O trabalho do Espírito Santo sempre ali, sempre presente secundando o CRISTO DE DEUS. O mesmo escritor, por meio do qual foi dado o Apocalipse, escreveu à Igreja na sua primeira Epístola, capítulo 2, versículo 20, nos seguintes termos: VÓS TENDES A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO E SABEIS TUDO. No versículo 27, desenvolve o mesmo pensamento: "A unção que vós recebestes Dele, fica em vós e não tendes necessidade de que alguém vos ensine, mas como a sua unção vos ensina tudo e é verdadeira, não é mentirosa, assim Nele permanecereis".
    
    
 
Programa 12 - ALZIRO ZARUR - continuação (8)


     E para quem Dele se aproxima a primeira coisa necessária é crer que Ele realmente existe, e é o socorro de todos os que O buscam. É por meio da fé, como principal agente, que a graça, que é o dom de DEUS, que haveremos de ser salvos pelas boas obras. A graça e a fé com as obras. E aqui se conclui que a fé é um elemento tão importante de riqueza espiritual que a maioria não entende, mas se, como já observamos, nenhuma graça pode corresponder a todo alcance do termo OURO, então, indubitavelmente, outras coisas são incluídas com a fé. A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS ESPERADAS. Assim a esperança acompanha inseparavelmente a fé (Hebreus, capítulo 11, versículo 11; aos Romanos, capítulo 8, versículos 24 e 25). E além disso São Paulo diz que a fé opera por Amor e, em outro lugar, fala de enriquecer com boas obras (aos Gálatas, capítulo 5, versículo 25; I Epístola a Timóteo, capítulo 6, versículo 18). E assim, meus amigos e meus irmãos, o Amor não pode separar-se da Fé. Temos portanto, diante de nós os três objetos associados por São Paulo, na I Epístola aos Coríntios, capítulo 3: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE OU AMOR. Mas a maior destas é a CARIDADE, é o AMOR. Tal é ouro provado no fogo que somos aconselhados a comprar. Por sinal que as traduções são muito precárias e dizem: "Compra-me ouro", não, não é compra-me ouro - COMPRA DE MIM, OURO PROVADO NO FOGO, isto é, acima de todos os testes no reino material. O assunto é muito importante, mas há ainda outros objetivos inclusos neste ouro provado no fogo, como por exemplo, vestidos brancos ou vestes brancas, colírio, tudo isto fazendo parte do plano da salvação, o sinal do Amor e depois a recomendação: ARREPENDE-TE. E esta maravilha que é JESUS batendo à porta, JESUS vindo a nós na sua grande humildade, para quê? Para nos salvar. 
    Recomeçaremos amanhã, portanto, nesse ponto das vestes brancas e do colírio.
    QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS E VIVA JESUS EM NOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE!
Programa 12 - ALZIRO ZARUR - continuação (7)


   As coisas que se devem obter reclamam uma atenção particular e são enumeradas do seguinte modo: 
    OURO: Considerado literalmente, é o nome que abrange todos os bens e riquezas da terra. No sentido figurado pode significar as riquezas espirituais. Que graça, então, é representada pelo ouro, ou antes, que graças são representadas pelo ouro? Porque, sem dúvida, a ampla compreensividade deste termo não corresponde apenas uma graça. O Senhor disse à Igreja de Esmirna que sabia a sua pobreza, mas que era muito rica. E o testemunho mostra que a sua riqueza consistia em lhe ser no fim dada a posse da Coroa da Vida. Diz o Apóstolo Tiago: OUVI, MEUS AMADOS IRMÃOS, PORVENTURA NÃO ESCOLHEU DEUS AOS POBRES DESTE MUNDO PARA SEREM OS RICOS DA FÉ E HERDEIROS DO REINO QUE PROMETEU ÀQUELES QUE O AMAM? Claro que é preciso ver nisto tudo a significação espiritual. No mundo tudo é relativo e este é o único princípio absoluto. A fé, diz o Apóstolo São Paulo: É a substância das coisas desejadas, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova daquelas que não se veem. Portanto, ser rico para com DEUS, rico no sentido espiritual é ter um claro título às promessas, ser o herdeiro da herança incorruptível, imaculada, imarcescível, que nos está reservada no REINO DE DEUS, como ainda diz o próprio Apóstolo dos Gentios aos Gálatas, capítulo 3, versículo 29: SE SOIS DO CRISTO ENTÃO SOIS DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, HERDEIROS CONFORME A PROMESSA. Dá mesma forma que Abraão obteve a promessa, isto é, pela fé, vós também a consigais (aos Romanos, capítulo 4, versículos 13 e 14). Não é de admirar, portanto, que São Paulo consagrasse um capítulo inteiro aos Hebreus, que é o capítulo 11. A este importante assunto, apresentando maravilhosos feitos que foram realizados e as preciosas promessas que foram alcançadas por meio da fé. E, ainda que exortasse os cristãos no primeiro versículo do capítulo seguinte como grandiosa conclusão do seu argumento, a por de lado todo embaraço e pecado, e incredulidade que tão de perto nos rodeia, nada fará tocar mais rapidamente a ponto da espiritualidade e lançarnos em pobreza completa contra as coisa do Reino de DEUS, do que deixar que caia a fé e entre em seu lugar a incredulidade, a dúvida, a descrença. É fácil de compreender que a fé tem de entrar em todos os atos agradáveis a DEUS, aos olhos do CRISTO.
  
Programa 12 – ALZIRO ZARUR – continuação 
 

Isto mostra logo aos iludidos Laodicences os objetos que lhes faltam e a extensão de sua pobreza deplorável. Mostra também onde podem obter aquilo de que tanto carecem e lhes apresenta a necessidade de obterem sem nenhuma demora. O caso é tão urgente que o nosso grande advogado que é JESUS, nos envia um conselho especial sobre este ponto. E o fato Dele conceder sem indicar o que nos falta, e ainda nos aconselha a comprar pelo meio que nos pode conceder essas coisas e nos convida a procurá-las junto de si mesmo, é a melhor garantia de ser respeitado o nosso esforço e de ver atendido o nosso pedido, de ser aceita por DEUS a nossa súplica. Mas como podemos comprar estas coisas? Este OURO PROVADO NO FOGO? Exatamente como compramos todas as outras graças do Evangelho: AH! TODOS VÓS QUE TENDES SEDE, VINDE ÀS ÁGUAS E OS QUE NÃO TENDES DINHEIRO VINDE, COMPRAI E COMEI. SIM, VINDE E COMPRAI, SEM DINHEIRO E SEM PREÇO, VINHO E LEITE. É o que está no Profeta Isaías, capítulo 55, versículo 1. Deste modo compramos pedindo, isto é, comprar de graça meus amigos, meus irmãos. Compramos lançando fora as inúteis ninharias do mundo, e recebemos em seu lugar tesouros inestimáveis. Compramos Dele simplesmente e recebemos Dele, do nosso Redentor; compramos, nada dando em troca. O que é que compramos, nós, assim de graça? O pão que não perece, pão eterno, imaculadas vestes que não se mancham, riquezas que não se corrompem, segurança que não se dissipa jamais. Estranho comércio este! Todavia, JESUS condescende tratar assim Seu Rebanho Único. Ele podia obrigar-nos a ir como os ademanes e pedintes, e até nos humilhar, mas ao contrário disso, ELE nos dá os tesouros da Sua graça e em troca recebe a nossa indignidade para que recebamos as bênçãos que nos concede, não como esmolas atiradas aos mendigos, mas como legítimas aquisições de compra honrada. Isto é extraordinário e exprime bem o amor infinito de JESUS com relação a cada um de nós!


    Programa 12 – ALZIRO ZARUR – continuação (5)

   Já o mais desanimador aspecto do tíbio ou morno é a inconsciência de que se encontra, a impressão de que não tem necessidade de nada; quanto pior melhor: nada lhe falta. Assim se compreende bem o motivo porque JESUS preferia o SEU REBANHO ÚNICO num estado de insatisfação, mas não na tibieza, um estado, digamos de frieza transitória, mas não nesta tibieza confortável, indiferente e insensível. Uma pessoa não permanece muito tempo fria, seus esforços a levarão brevemente ao estado do fervor, da fé, mas o tíbio morno está em perigo, se permanecer assim, até que A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA seja obrigada a rejeitá-lo como coisa estagnada e repugnante. Daí a expressão violenta: COMO NÃO ÉS FRIO NEM QUENTE EU TE VOMITAREI DA MINHA BOCA. Aqui é reforçada ainda mais a figura da rejeição do tíbio, ilustrada pelos nauseantes efeitos da água estagnada, significando assim uma rejeição total, uma separação completa do REBANHO ÚNICO. Não há lugar para gente dessa espécie. E essa gente, evidentemente, faz uso do seu livre arbítrio, não é DEUS que assim quer, não é JESUS, não é o ESPÍRITO SANTO, é a própria pessoa que, no uso consciente do seu livre arbítrio, prefere a mornidão, o cinismo da tibieza, da apatia espiritual. E ainda diz: “Sou rico, estou enriquecido”, é o que os Laodicenses pensam na sua condição, e não são hipócritas porque não sabem que são pobres, miseráveis, desgraçados, cegos e nus. Então o CRISTO lhes dá um conselho. E o conselho que lhes é dado por JESUS: COMPRA DE MIM, diz a Verdadeira Testemunha, OURO PROVADO NO FOGO PARA QUE TE ENRIQUEÇAS, E VESTES BRANCAS PARA QUE TE VISTAS E UNGE OS TEUS OLHOS COM COLÍRIO PARA QUE VEJAS.