15ª CHAVE DA VOLTA DE JESUS (Alziro Zarur)

15 - Primeira Epístola de São João, capítulo 2, versículos 18 a 26: "Filhinhos, já é a derradeira hora; e, como ouvistes que vem o Anti-Cristo, também agora muitos Anti-Cristos têm surgido, pelo que conhecemos que é a hora última. Eles saíram do nosso meio porque não eram nossos; porque, se fossem nossos teriam permanecido conosco. Portanto, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. E vós tendes a unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não sabais a verdade, antes porque vós a sabeis, e porque MENTIRA ALGUMA JAMAIS PROCEDE DA VERDADE. Quem é mentiroso senão aquele que nega que JESUS é O CRISTO? Esse é o Anti-Cristo, o que nega o Pai e o FIlho. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que ouvistes desde o princípio, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que o próprio JESUS nos fez - a vida eterna. Isto, que vos acabo de escrever, é sobre aqueles que vos procuram enganar".
MENSAGEM DE EMMANUEL À LBV
(psicografia de Francisco Cândido Xavier)

IRMÃO ZARUR,
          Muita paz.

A sua tarefa, na sementeira da BOA VONTADE, resulta de compromissos sublimes, antes da imersão nos fluidos do corpo físico. E, seguido por toda uma legião de companheiros que o assistem, carinhosamente,  do plano invisível, é igualmente observado pelos supervisores dos nossos destinos, que lhe creditam o devotamento à obra cristã do Evangelho entre os homens, por lastro abençoado da sua felicidade futura.
Quando estiver ao nosso alcance, estendamos no mundo o serviço da BOA VONTADE, a fim de que a luz desintegre as trevas e para que o bem desintegre todas as arremetidas do mal.

BOA VONTADE que se expresse:
    sem sectarismo,
        sem perturbação,
             sem exigência,
                  sem discórdia,
                       sem amargura,
                            sem condições.

BOA VONTADE que diminua a ignorância e a miséria, estinguindo-as por fim no campo evolutivo da Terra, onde a Humanidade se digladia habitualmente, em nome do próprio DEUS; que desça das torres de marfim da cultura intelectual para estender os braços aos menos felizes, órfãos do carinho e da felicidade, que seguem sem rumo, sob pesados nevoeiros de provação; que renove a própria alma, sob os moldes do verdadeiro Cristianismo, para reestruturar os caminhos pedregosos do sofrimento humano; que tolere os maus, curando-lhes as chagas da incompreensão, para que a Caridade encontre instrumento adequados às suas divinas manifestações.
BOA VONTADE que não reclame o pagamento espiritual da gratidão por serviços prestados; que não se oculte sob o manto da agressividade para falar em nome da fé religiosa; que não separe os espíritos a pretexto de seleção, e que não se furte ao auxílio constante a todos, sem excessão de raça e cor, sem preconceitos políticos ou religiosos, no louvor à fraternidade legítima.
Essa é a BOA VONTADE que o Mestre nos legou, através de sua exemplificação sublime, esperando assim que a sua tarefa se desdobre à maneira da fonte cristalina, banhando todas as terras por onde passa, dessedentando todas as criaturas que lhe cruzam o abençoado caminho.
LEGIÃO DA BOA VONTADE significa LUZ, BONDADE E VERDADE, no enriquecimento da vida.
Que o Senhor lhe fortaleça o bom ânimo e lhe multiplique as energias, na concretização de seu programa de amor fraterno, são os votos do amigo servo humilde,
                                                   
                                                                           EMMANUEL
 
BEZERRA DE MENEZES

- BOA VONTADE é a expressão mágica que, sentida e vivida, é a luz que nos clareia a senda para a comunhão com o Senhor. Nosso irmão Zarur, em sua missão de Boa Vontade, permanece amparado por vários Companheiros da Espiritualidade Superior.
 ANDRÉ LUIS:
(Psicografia de Francisco Cândido Xavier)

-  A LEGIÃO DA BOA VONTADE É A NOSSA CARAVANA AGORA. Não nos iludamos: JESUS segue na vanguarda do nosso movimento. Esqueçamos, pois, que as religiões ainda não se compreenderam suficientemente. Olvidemos que existem companheiros muito mais ou menos evoluídos do que nós. E, mesmo atados à cruz do sacrifício, atendamos ao chamado do CRISTO, não nos compreendendo por heróis ou por santos, mas como simples trabalhadores dedicados da imensa e santificante LEGIÃO DA BOA VONTADE DE DEUS.
ESPIRITISMO E O NOVO MANDAMENTO
(Alziro Zarur)

P - Porque o Espiritismo não deu nenhum destaque ao Novo Mandamento de Jesus, que é a pedra angular da LBV?

R - Quem fala assim está, evidentemente, mal informado. Uma das maiores vozes do Espiritismo - Emmanuel - através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, escreveu uma das mais belas páginas espíritas, exatamente com o título "O Novo Mandamento". Diz ele: "A leitura do texto induziria o leitor a sentir, nessas palavras do Mestre, absoluta identidade com o seu ensinamento relativo à Regra Áurea. Entretanto, É PRECISO SALIENTAR A DIFERENÇA: o "ama o teu próximo como a tí mesmo" é diverso do "que vos ameis uns aos outros, como  Eu vos amei". O primeiro institui um dever, em cuja execução não é razoável que o homem cogite da compreensão alheia. JESUS, porém, engrandeceu a fórmula, criando o NOVO MANDAMENTO DA COMUNIDADE CRISTÃ. Esse é o Novo Mandamento que estabeleceu a intimidade legítima entre TODOS OS QUE SE ENTREGARAM AO CRISTO, significando que, em seus ambientes de trabalho, há quem se sacrifique e quem compreenda o sacrifício, quem ame e se sinta amado, quem faça o bem e quem saiba agradecer. Em qualquer círculo do Evangelho, onde essa característica não assinala as manifestações dos companheiros entre sí, os argumentos da Boa Nova podem haver atingido os CÉREBROS  INDAGADORES, mas ainda não penetraram O SANTUÁRIO DOS CORAÇÕES".
Só os espíritos sectarizados ou sectarizantes não conseguem entender a magnitude do Novo Mandamento:

É NOVO, mesmo, eternamente NOVO E É DE JESUS!

LBV E OS ESPÍRITAS


P - Por que os genocidas da Religião procuram lançar os espíritas contra a LBV?

R - Exatamente por isto: são genocidas da Religião. Mas esse trabalho é inteiramente inútil, porque os espíritas conscientes conhecem todas as tramas do Anti-Cristo. O destaque conferido ao Espiritismo pela LBV é algo irrespondível: ele é a Ciência do CRISTIANISMO DO CRISTO, que vai ser o Cristianismo Autêntico. Veja bem o que isto significa: o Espiritismo é a Ciência da RELIGIÃO DE DEUS, que será a única religião do Rebanho Único, anunciado por JESUS. Portanto, deixá-los falar: não sabem o que dizem e o que fazem.

14ª CHAVE DA VOLTA DE JESUS (Alziro Zarur)

14ª - Evangelho de JESUS, segundo São João,  cap. 10, vs. 1 a 16: "Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte,  esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem porque lhe conhecem a voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não comnhecem a voz dos estranhos". JESUS lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes  falava. JESUS, pois, lhes afirmou de novo: "- Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram, antes de mim, são ladrões e salteadores, e as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo: entrará, sairá e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, destruir e matar; eu vim para que tenham vida, e a tenham em toda a plenitude. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não lhe pertencem as ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge; então, o ,lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas.  Mas ainda tenho outras ovelhas que não estão neste aprisco; a mim me convém conduzí-las: elas ouvirão minha voz. E haverá um só rebanho para um só pastor". Esta profecia está sendo cumprida desde 1.949, graças à LBV. JESUS sabe quais são as suas ovelhas, onde quer que elas estejam. Mas o extraordinário, em tudo isso, é que OS GRUPOS SERÃO COLHIDOS DE SURPRESA: cada qual na sua religião, cada qual no seu sectarismo, cada qual no seu dogmatismo, cada qual no seu infalibilismo - todos os que se julgam donos da verdade verão por terra suas mais caras ilusões! Só os limpos de coração, OS BONS DE CADA CRENÇA (religiosa, política, filosófica ou científica) estejam onde estiverem, serão assinalados por JESUS. Somente estes formarão UM SÓ REBANHO PARA UM SÓ PASTOR. Todos os mercenários, chefes e ditadores das religiões humanas, todos aqueles que perseguem, odeiam e matam EM NOME DE DEUS - esses ficarão à margem do caminho, fora do CRISTIANISMO DO CRISTO, completamente fora da RELIGIÃO DE DEUS.
O ESPÍRITO ACIMA DA LETRA
(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 17/11/1970 - pagina 282/283 - Alziro Zarur)

P - As explicações do CEU da LBV libertam da letra que mata, o espírito que vivifica. Como o Espírito da Verdade interpreta a expressão "lugares áridos" de Jesus? 

R - É o que consta do versículo 43 de Mateus e 24 de Lucas, no capítulo em estudo os "lugares áridos", por onde erra o Espírito impuro (o Espírito mau) sem encontrar abrigo, são os homens purificados, que não lhes dão entrada às sugestões.

P - "Busca o repouso e não o encontra". Qual o sentido oculto dessas palavras?

R - O Espírito mau busca UMA OCUPAÇÃO CONDIZENTE COM SEUS INSTINTOS, TENDÊNCIAS OU CAPRICHOS. Jesus, não o esqueçais, falava aos judeus, e os judeus acreditavam que o Espírito imundo habitava no homem subjugado. O Mestre os deixava nessa crença para que a possessão lhes inspirasse horror ainda maior. Ora, falando para ser compreendido por aqueles homens, era natural que lhes figurasse o Espírito impuro a procurar repouso nos lugares áridos sem o encontrar, isto é, A RONDAR OS HOMENS FORTES E A ENCONTRÁ-LOS SURDOS ÀS SUAS INSTIGAÇÕES. Aí tendes, na altura do vosso entendimento, o espírito despojado da letra. Tentando penetrar num homem, cuja Alma se ache bem guardada, e não o conseguindo, sendo forçado a afastar-se sem ver lugar para seu repouso - aí tendes a lição na altura do entendimento dos judeus a quem o Cristo falava.

P - Como devemos entender o versículo 44 de Mateus e mais os 24 e 25 de Lucas?

R - Aquele que, embora por pouco tempo, expurga a Alma de seus maus pendores, dá imediato acesso aos SENTIMENTOS BONS, QUE SE OPÔEM AOS MAUS INSTINTOS, AS VIRTUDES SÃO O ORNAMENTO DA ALMA. É preciso que, quando o Espírito mau queira voltar para a casa de onde saiu, a encontre limpa e ornada. Nutrindo sentimentos de real pureza, conservai vossa Alma sempre inacessível aos maus instintos e às seduções da treva. Ornai-a de virtudes, para que o Senhor nela encontre morada digna dele, para que lhe seja grato ampliar cada vez o vosso progresso, moral e intelectual, concedendo-vos a assistência dos Bons Espíritos, cujo amparo conseguireis com a vossa perseverança na fé.


DIRETRIZES DA RELIGIÃO DE DEUS

(Mensagem do Presidente ALZIRO ZARUR no Templo da Boa Vontade)

Meus amigos, meus irmãos, aqui, no Templo da Boa Vontade, nós fazemos a comunhão com Deus, não com objetos comíveis, papáveis. . . É que os jovens e as crianças vêm fazendo no Templo da Boa Vontade comunhão com Deus. E só no Templo da Boa Vontade podemos fazer essa primeira comunhão com Deus. Mas, agora, nós vamos entrar numa parte muito emocionante, no Templo da Boa Vontade, que é uma renovação espíritual de todos os métodos humanos, por isso que estamos dentro da Religião de Deus. Nós temos aqui Evangelho de Jesus segundo São Mateus, capítulo 3, versículos 13 a 17:
O Batismo de Jesus - "Então veio Jesus da Galiléia ter com João, o Batista, junto ao Jordão para ser batisado por ele. Mas, João se opunha dizendo: Senhor, eu é que tenho que ser batisado por tí, tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Deixe por ora, João, porque assim convém cumprir a Escritura. Então, João batisou Jesus, e tendo Jesus batisado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu filho amado, em quem ponho toda a minha complacência."
Jesus, Senhor, que és o fundador deste planeta, Cristo Cósmico, nosso Divino Mestre, que és o dono deste Templo, da tua Religião de Deus, nossa missão, Jesus, não é batisar nem casar, mas evangelisar e apocaliptizar as multidões neste fim de ciclo. Seja o batismo, seja o matrimônio, só acreditamos no batismo do Cristo de Deus, no matrimônio do Cristo de Deus, portanto, estamos sempre consciente da nossa responsabilidade. Jesus, Senhor, não temos palavras para Te agradecer a presença, a orientação, o ânimo, nunca nos faltaram desde 1.948, quando recebemos a ordem espiritual de criar tua LBV.  Portanto, neste momento, nós te prometemos fazer da Religião de Deus a coisa  mais sagrada desta vida. Uma Religião em que não poderá prevalecer, jamais, preconceitos humanos, cheios de maldades humanas, mas o Teu Evangelho, Teu Apocalipse, a Tua Verdade, a Tua Justiça, até o fim do ciclo, até o fim dos tempos.
Muito obrigado, Senhor!
E dizemos em Tua homenagem:
DEUS ESTÁ PRESENTE!
Viva Jesus em nossos corações para sempre! 




KARDEC E A "OBRA PESSOAL"

P - Admiro muito o seu esforço, realmente fora do comum. Mas, com tanto amor à LBV, o Senhor não estará fazendo uma obra pessoal?

R - No livro "Grandes Mensagens", de Pietro Ubaldi, a uma nota do tradutor, Clóvis Tavares, na página 147, que responde por mim. Leia com atenção: "No RESUMO HISTÓRICO DO ESPIRITISMO, in INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA, de Allan Kardec, diz Wantuil de Freitas, presidente da Federação Espírita Brasileira: "Como todos os portadores de missão muito alta, Kardec não foi compreendido nem mesmo pelos colaboradores mais próximos E MUITO MENOS PELOS SEUS CONTEMPORÂNEOS EM GERAL. Até o grande Flammarion, que foi seu médium e colaborador, no discurso necrológico, classificava-lhe a obra de PESSOAL. Ora, quem desce à Terra PARA FAZER ALGO DE NOVO, AINDA INCOMPREENSÍVEL PARA A HUMANIDADE, TEM FATALMENTE QUE FAZER OBRA DE APARÊNCIA PESSOAL, PORQUE NÃO CONTA COM A COMPREENSÃO E O APOIO DOS HOMENS". (Página 145, edição da FEB de 1946). Ora, o mundo inteiro encara a LBV como Pietro Ubaldi, em sua síntese: UM MOVIMENTO NOVO, NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. Como o Espiritismo Codificado nasceu nas mãos de Kardec, a Legião da Boa Vontade nasceu nas mãos de Zarur: predestinação, missão, realização. Mas não se trata de OBRA PESSOAL, porque a LBV é de JESUS, como o Espiritismo é de JESUS. Trata-se, isto sim, de OBRA DE APARÊNCIA PESSOAL, porque um homem foi encarregado de trazê-la ao plano das formas. Nada mais.


DEFINIÇÃO DO AMAI-VOS

 DEFINIÇÃO DO AMAI-VOS

P - O Senhor leu o que o professor Joviano Torres disse sobre o seu trabalho evangelizador, quando da revelação do Novo Mandamento?

R - O pensador e filósofo Joviano Torres explicou isso muito bem: "Alziro Zarur é, sem dúvida, o maior intérprete dos Evangelhos de todos os tempos. Deve irritar, por isso, os corifeus e rastaqueras das crenças, porque TUDO O QUE É SUPERIOR IRRITA, MESMO,  OS PIGMEUS MENTAIS, ESPÉCIES DE ESCOLOPENDRAS ASTRAIS  ESCORREGADIAS. . . Fundando na LBV, a Religião do Novo Mandamento de JESUS, com muito acerto e verdade, erigiu a RELIGIÃO DO FUTURO, quando um completo esclarecimento hierático da Humanidade comprovar que, realmente, TODAS AS CRIATURAS SÃO NATURALMENTE CRISTÃS E TODAS AS RELIGIÕES EVIDENTEMENTE CRISTÃS. O CRISTO é o chefe religioso do mundo, desde a sua formação, havendo comandado  todos os trabalhos de configuração geográfica e oceanográfica do nosso planeta. A Religião do Novo Mandamento de JESUS significa, precisamente, que os antigos Mandamentos do Decálogo Mosaico foram substituídos por um só, que os suplantou. Cumprindo o Novo Mandamento de JESUS (Evangelho segundo São João, XIII; 34), o homem cumpre, em conjunto, os outros dez, e vai além: chega ao máximo, atinge o absoluto, galga a perfeição do próprio CRISTO. Não é fácil, a princípio, cumprí-lo à risca. Mas, pouco a pouco, tendo por lema a Boa Vontade, o homem irá adaptando-se a ele. E, um dia, quando menos esperar, te-lo-á incrustado no próprio coração". Diante de tamanho descortino espiritual, resta-me agradecer ao ilustre confrade, frisando sempre: A RELIGIÃO DO NOVO MANDAMENTO É DE JESUS. Sou apenas, o seu humilde propagador. E por isso, pago o tributo à mediocridade dos corifeus e rastaqueras das crenças, diletos filhos de Satanás.

APÓLOGO DE AK


   APÓLOGO DE AK

   CAPÍTULO I
   O VELHO NA TERRA

   1 - O Anjo do Senhor apareceu a João Elias Moisés, numa Noite de Reis, e lhe disse: "Descerás à Terra num dia de Natal, para cumprires tua última e dolorosa missão". Passou-lhe as ordens e desapareceu.
   2 - E o velho, depois de tantos séculos de experiência, tratando com os homens das coisas de DEUS, reencarnou no Brasil com a missão mais difícil jamais confiada a um homem: irmanar as religiões e formar um só rebanho para um só Pastor - JESUS, o CRISTO.
   3 - É muito fácil um padre falar para católicos; muito cômodo é um pastor luterano pregar para luteranos; suave é, para o instrutor espírita, doutrinar para espiritistas; agradável é, para um rabino preceituar para judeus; que deliciosa coisa não é, para o igual, falar aos seus iguais?
   4 - Entretanto, João Elias Moisés trazia a ordem irrevogável - falar a todos ao mesmo tempo, PORQUE ESTÁ PRÓXIMO O FIM DOS TEMPOS. Fazer-se entender por todos os desiguais; ser o denominador comum, o pacificador e o unificador de todos os cristãos, separados pelo sectarismo das religiões humanas.
   5 - Para quê? Para sí mesmo? Para sua glória pessoal? Senhores, claro que não! Mas para honra e glória de DEUS, através de seu Filho Unigênito, pois - como disse o Discípulo Amado - de tal maneira amou DEUS à Humanidade que aceitou o sacrifício do seu próprio CRISTO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna.
   6 - E, dentro do seu último corpo, sentindo todo o tamanho da sua cruz, ele andou por todos os caminhos, bateu a todas  as portas, ouviu todos aqueles que falavam aos crentes em nome de DEUS: porque todos se julgavam credenciados para tanto. Quem os credenciou? Pois os mesmos chefes irredutíveis do passado estavam ali, com outras caras, com outras vestes, reencarnados no Brasil.
   7 - Mas JESUS explicou: "Quem comigo não junta, espalha; quem não é por mim é contra mim. Pelos seus frutos os conhecereis". E o velho partiu em busca das suas crianças.

   CAPÍTULO II
   O AMOR DIVINO

   1 - Depois de travar conhecimento direto com as crianças de DEUS, ele viu que sua missão era - SEM NENHUMA DÚVIDA - a mais espinhosa de todos os tempos do Mundo. Maior só, mesmo, a do CRISTO  de DEUS.
   2 - As crianças estavam organizadas em grupos  INEXPUGNÁVEIS, com suas bandeiras e seus estandartes, muito compenetradas do seu valor e da sua INVENCIBILIDADE.
   3 - O velho, a princípio, acalentou a esperança de desarmá-las com o argumento do AMOR DIVINO.
   4 - E falava: "DEUS É AMOR, como ensinou o CRISTO, e nada existe fora desse AMOR".
   5 - Mas os chefes dos grupos não aceitaram tal argumento. Ao contrário: não deram nenhuma importância àquele AMOR, porque se achavam possuidores dele. Cada grupo dizia a mesma coisa. E alguns, mais sarcásticos, arrematavam: "Fim de papo!"
   CAPÍTULO III
   O NOVO MANDAMENTO

   1 - O velho procurou mostrar que não era bem assim: o AMOR DIVINO, que ele trazia, não era coisa sua. Também não era de homem nenhum. E de nenhuma religião humana.
   2 - Era o NOVO MANDAMENTO DE JESUS, fundador e supremo governante do planeta chamado Terra.
   3 - É O ÚNICO MANDAMENTO por Ele deixado na sua ÚNICA estada no Mundo.
   4 - Nada tinha a ver com os Dez Mandamentos que ele mesmo confiou a Moisés, porque DEUS não se comunica pessoalmente com os homens. Pode o homem falar com as formigas? Seu NOVO MANDAMENTO, por outro lado, nada tem a ver com a Lei de Moisés para os judeus. Esse NOVO MANDAMENTO é do próprio JESUS. É mesmo NOVO e está na Biblia Sagrada.
   5 - Mas não está no Antigo Testamento: está no Novo Testamento, precisamente no Evangelho segundo São João, capítulo XIII, versículo 34.
   6 - Diz assim: "EU vos dou um NOVO MANDAMENTO - amai-vos uns aos outros, como EU vos amei".
   7 - E o velho falou: "Compreendestes, irmãos? Amou a tal ponto que deu sua própria vida por toda a Humanidade. Morreu - Ele, o Filho de DEUS - para salvar todas as crianças, de todos os grupos religiosos existentes, antes e depois de sua vinda à Terra".
   CAPÍTULO IV
   A BOA VONTADE

   1 - Os chefes replicaram: "Sabemos quem é JESUS. Mas quem és tu?"
   2 - "Sou o humilde estafeta do CRISTO" - respondeu o velho. "E agora vos trago suas instruções para este fim de ciclo. Ouví-me, se sois de Boa Vontade".
   3 - E eles disseram: "Por que teremos de ouvir-te".
   4 - "Porque dizeis que sois de DEUS. Que disseram os Anjos, anunciando o nascimento de JESUS?"
   5 - "Glória a DEUS nas alturas, Paz na Terra aos homens de Boa Vontade!"
   6 - "Sim, da Boa Vontade de DEUS. Então, deveis ouvir-me para terdes a Paz, que só DEUS vos pode dar. Crede-me: eu vos trago boas novas.
   7 - Os chefes confabularam e lhe disseram: "Fala, velho, nós te ouviremos. Mas não canses a nossa benevolência! Nossa santidade concede-te esta graça".
   8 - "Perdoai-me a impertinência e permiti que vos pergunte: Nunca ouviste dizer que A FELICIDADE É O ESTADO NATURAL DA SANTIDADE? É uma velha sentença . . ."
   9 - Eles olharam o velho com superioridade arrasadora. E objetaram: "Não admitimos que haja religião mais santa que a nossa nem santos melheres que nós!"
  10 - Em todas as estradas que percorreu, humildemente, o velho ouviu sempre, de cada grupo, as mesmas palavras. Cada qual como depositário exclusivo da Verdade. E, por isso, falou: "Se tantas religiões existem é, certamente, pela vontade do Pai Eterno. Mas, se O MANDAMENTO MAIOR É DO AMOR UNIVERSAL, deveis amar-vos uns aos outros TANTO QUANTO JESUS  VOS AMOU E AMA. Ora, somente pela BOA VONTADE cumprireis a ordem do Divino MESTRE: sem a BOA VONTADE não podereis entender o NOVO MANDAMENTO, e sem o NOVO MANDAMENTO jamais compreendereis o APOCALIPSE DE JESUS segundo São João. Finalmente, sem o conhecimento do APOCALIPSE DE CICLOS MÚLTIPLOS não estareis preparados para a próxima volta do CRISTO DE DEUS. Por isso, irmãos, eu vos pergunto: quereis ver o que tenhos para vos mostrar?"
  11 - Eles responderam: "Nós te ouviremos, velho, mas não suponhas que venhamos a ser infiéis à NOSSA RELIGIÃO! Portanto, suficientemente advertido, já podes falar".
   CAPÍTULO V
   O ECUMENISMO DE DEUS

   1 - O velho, então, lhes contou a História da LBV: "O verdadeiro ECUMENISMO DE DEUS veio a este Mundo no dia 4 de março de 1949. Foi nesse dia que teve início a pregação pública, embora a ação terrestre da Legião da Boa Vontade tenha começado em janeiro de 1948. É claro que já existem muitas cópias da BV, desmascaradas pelo Povo de DEUS. Algumas chegam a ser fesceninas, isso devido ao despreparo espiritual, à imaturidade mental dos plagiários. Com esse labor infeliz, eles cooperam com  Satanás, de quem fala o APOCALIPSE DO MESTRE: "Ele está desesperado, sabendo que lhe resta pouco tempo".
   2 - Os chefes ressalvaram, imediatamente: "Esperamos que não ignores a originalidade da nossa RELIGIÃO SANTÍSSIMA! Não foi plagiada de nenhuma outra! Grava bem isto na tua memória, velho!"
   3 - "Minha ordem é procurar os sinceros, os honrados, que vivem humildemente o seu modo de ser e de pregar. Pois o ECUMENISMO DIVINO vem à Terra com a RELIGIÃO DE DEUS, para que todos sejam UM COM O CRISTO. Quanto às cópias - bem o sabeis - servem para atestar a excelência do original. É o que vos mostro agora, com a simples apresentação de todos estes documentos".
   4 - E o velho desfilou todas as realizações da LBV, nos seus 25 anos de pioneirismo. Ao terminar, ouviu a sentença irrecorrível: "Tudo isso nós temos, e MUITO MELHOR!"
   CAPÍTULO VI
   O DRAMA DE JOÃO

   1 - Mas havia, também, os de bom coração, como Gamaliel, Nicodemos e José de Arimatéia no tempo do Senhor.  Esses poucos olhavam o velho com simpatia, e foram buscar o testemunho de João, o Batista, no Evangelho segundo São João, 1: 19 - "Eis o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas, a lhe perguntar: - Quem és tu? 20 - Ele confessou, e não negou; e declarou: - Eu não sou o CRISTO. 21 - Eles lhe pergutaram: - Quem és, então? És tu Elias? E ele respondeu: - Não sou. - És tu o profeta predito por Moisés? Respondeu: - Não. 22 - Disseram-lhe, pois: - Quem és, para que possamos dar resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? 23 - Disse-lhes ele: - Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor, como falou o profeta Isaías. 24 - Ora, os que tinham sido enviados eram da seita dos fariseus. 25 - E o interrogaram, dizendo: - Então por que batizas, se não és o CRISTO, nem Elias, nem o profeta anunciado por Moisés? 26 - João respondeu: - Eu batizo com água, mas em vosso meio está quem vós não conheceis. 27 - Esse é o que há de vir após mim, pois é mais do que eu, e do qual não sou digno de lhe desatar as correias das sandálias. 28 - Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando".
   2 - Os de bom coração procuraram  os intransigentes, em busca de uma solução para as boas relações com o velho. Mas verificaram, entristecidos, que eles já haviam fundado secretamente a Legião da Má Vontade: é imensa! Diante dela, a LBV é pequena - nada mais que um pequeno rebanho. Pois o chefão explicou: "Como poderemos fortalecer quem nos quer destruir?"
   3 - Diante do impasse, os de bom coração aceitaram submeter o velho ao teste do testemunho de João.
   CAPÍTULO VII
   A ÁRVORE E OS FRUTOS

   1 - O velho já sabia de tudo, mas pediu que eles falassem. Então eles falaram: - Aprendemos com JESUS a julgar a árvore pelos seus frutos. Diante da tua obra extraordinária, nós te perguntamos: - És tu João, o Batista?
   2 - O velho respondeu: - Não.
   3 - És tu Elias?
   4 - Não.
   5 - És tu Moisés?
   6 - Não.
   7 - És tu Abraão?
   8 - Não.
   9 - Se não és nenhum desses, porventura serás Kardec?
  10 - Não.
   11 - Mas, afinal que dizes de ti mesmo?
   12 - "Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor". Eu batizo sem água.
JESUS EM RELAÇÃO DIRETA COM DEUS

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 04/11/1970 - página 272 - ALZIRO ZARUR)

P - Até hoje, ninguém revelou que há um Diretor para cada um dos Planetas. O que ensinavam é que Jesus governava todo o Universo. Que diz a isto o Espírito da Verdade?

R - Essa interpretação resulta do erro da concepção de Jesus como Deus, e daí se dizer: "Maria, mãe de Deus". Sabeis, entretanto, que o próprio JESUS estabeleceu a diferença, não só no seu Evangelho como, também, no seu Apocalipse. JESUS ESTÁ PARA A TERRA COMO DEUS PARA O UNIVERSO, O QUE EM NADA HUMILHA A GRANDEZA ESPIRITUAL DO CRISTO. Jesus, que tem ao seu cargo a direção do vosso mundo, é um dos Espíritos que podem aproximar-se do CENTRO DA ONIPOTÊNCIA DIVINA, porque é de uma essência que se conservou sempre pura, de perfeita e imácula pureza, visto que jamais faliu. Como servidor do Pai, nosso Mestre e vosso Mestre, é Ele quem preside os destinos da Terra, quem a governa e lhe acompanha a evolução com paternal solicitude. EM RELAÇÃO DIRETA COM DEUS (DO MESMO MODO QUE AQUELES DE SEUS IRMÃOS QUE, SENDO-LHES IGUAIS NA PUREZA, DESEMPENHAM MISSÕES ANÁLOGAS A SUA), ELE RECEBE,  SEM INTERMEDIÁRIOS, AS VONTADES DO ONIPOTENTE. Neste sentido é que se pode dizer que "só o Pai conhece o Filho e só o Filho conhece o Pai". Inclinai-vos com respeito, reconhecimento e amor diante de Jesus que, desde o instante em que a Terra saiu dos fluidos espalhados na imensidade, em que esses fluidos, para formarem um orbe, se reuniram PELA AÇÃO DA SUA VONTADE DIVINA (DIVINA NO SENTIDO DE SER ELE ÓRGÃO DE DEUS) velou sempre por vós, cheio de devotamento, através de todas as fases porque passaram vossos Espíritos. Amai, com todas as forças de vossa alma, esse maravilhoso JESUS que, para surgir às vistas dos homens, aceitou o sacrifício da encarnação, a fim de lançar as bases, os fundamentos da Obra de Regeneração da Humanidade! Sim, repetimos, amai sempre o vosso Redentor, que aceitou a encarnação, SENDO, EMBORA, DE UMA PERFEIÇÃO QUE SE PERDE NA NOITE DAS ETERNIDADES; QUE A ACEITOU, HUMILDEMENTE, EMBORA NUNCA HOUVESSE MERECIDO ENCARNAR COMO EXPIAÇÃO, AINDA QUE NOS MUNDOS ELEVADOS, PORQUANTO CHEGOU A PERFEIÇÃO SEM JAMAIS HAVER FALIDO. Ele não teve de sofrer por expiação, insistimos, a encarnação MESMO NOS MUNDOS ELEVADOS, onde se exilam, para resgatar suas faltas, por mais leves que sejam, os Espíritos que se conservaram puros na via do progresso até alcançarem grande evolução, mas que vieram a falir, se bem que ligeiramente, visto que DIANTE DO SENHOR ONIPOTENTE SÓ A PERFEIÇÃO, SEM MANCHA ALGUMA, PODE APRESENTAR-SE. Com efeito, a menor fraqueza, tão pequenina que com os vossos órgãos de percepção sois incapazes de a apreciar, constitue uma falta que o Espírito adiantado no caminho da evolução, RECONHECE IMEDIATAMENTE E EXPIA, POR MEIO DE UMA ENCARNAÇÃO MAIS OU MENOS MATERIAL, MAIS OU MENOS FLUÍDICA, DE ACORDO COM O SEU GRAU DE ELEVAÇÃO, COM A EXTENSÃO OU A GRAVIDADE DA MESMA FALTA. Todo castigo é adequado ao erro praticado. Uma falta que por demasiado sutil vos escapa, é uma ofensa ao Criador e não escapa ao Espírito que, já bastante evoluído, dela tem consciência, antes mesmo de germinar no seu íntimo: por isso é que se exila para expiá-la, temporariamente dos gozos infinitos do ESPÍRITO PURO E LIVRE. Mais razões tendes, portanto para amar o Mestre que, completando a sua Obra de Regeneração, vos envia o Paráclito, para vos lembrar o que ensinou e revelar o que não pode dizer. ELE DECLARA QUE VIRÁ MUITO BREVE, PARA CONDUZIR-VOS, DE LUZ EM LUZ, AO DEUS ÚNICO E ETERNO, SENHOR DE TODOS OS MUNDOS, A QUEM DEVEIS A HOMENAGEM DA VOSSA ADORAÇÃO.

JUÍZO FINAL
P - Desde criança, fomos educados na crença do terrível JUÍZO FINAL que despachará as criaturas para o céu ou para o inferno. Como explica isso o Espírito da Verdade ?

R – Não haverá esse JUÍZO FINAL, único e definitivo, de que fala a Igreja de Roma. O que de fato se dará é que, NOS ÚLTIMOS DIAS DA ERA MATERIAL DA HUMANIDADE TERRESTRE, OS QUE SE CONSERVAREM REBELDES SERÃO DEGREDADOS PARA MUNDOS INFERIORES, SÓ OS QUE TIVEREM CHEGADO AO GRAU DE APERFEIÇOAMENTO QUE DEVEM ATINGIR PODERÃO PERMANECER NA TERRA, PARA AÍ CONTINUAREM A PROGREDIR. Não é essa, porém, a idéia que (influenciados pelas falsas interpretações, próprias do “reinado da letra”) os homens fazem do JUÍZO FINAL Os Espíritos culpados irão sendo afastados gradualmente da Terra, e esta se purificará DE MODO QUASE IMPERCEPTÍVEL PARA VÓS OUTROS. A renovação do vosso mundo, não resultará de violento abalo, mas de um progresso contínuo. Ainda estais numa era material, sob o império da matéria, e as coisas no vosso planeta estão dispostas de forma a que ele preencha as condições necessárias à vossa existência. Mas chegam os tempos em que a Terra progredirá, do mesmo passo que os vossos corpos, E SE ELEVARÁ COMO ESSÊNCIA, PURIFICANDO-SE E ETERIZANDO-SE. Quanto mais crescer em vós o domínio do Espírito, tanto mais diminuirão as necessidades materiais e, entre os homens de então e os de agora, mais sensível será a diferença material do que a que existe entre os de hoje e os primeiros habitantes do vosso orbe. NA ÉPOCA DA MATÉRIA – VIDA E ÓRGÃOS MATERIAIS; NA ERA DO ESPÍRITO – ESPIRITUALIDADE! O vosso planeta está destinado, como todos os que gravitam na imensidade, a percorrer a via do progresso até ao dia em que a transformação se complete e em que, quais homens despojados da matéria, VIVEREIS ESPIRITUAL E FLUIDICAMENTE, NUM MUNDO FLUÍDICO. Preparai-vos, portanto: a época da renovação da Terra é aquela em que os rebeldes, ao voltarem para o mundo dos Espíritos, serão afastados dela e mandados para os mundos inferiores. E as próximas calamidades abrirão grandes claros nas fileiras humanas, a fim de que estas se renovem mais depressa. DO PONTO DE VISTA FÍSICO, A TERRA ACOMPANHARÁ O PROGREDIR DO ESPÍRITO; E O PROGRESSO FÍSICO DESTE, DE HARMONIA COM O DO PLANETA, SERÁ CONSEQÜÊNCIA DO SEU EVOLVER MORAL E INTELECTUAL. Como todos os mundos já formados e todos os que se hão de formar na imensidade, segundo Leis Naturais e Imutáveis, estabelecidas por Deus, o vosso Planeta saiu dos fluidos impuros; depois chegou, progressivamente, ao estado material, de onde passará, num continuo progredir, a estados cada vez menos materiais, até chegar – por sucessivas transformações – ao de pura fluidez, no qual ele e a sua Humanidade se encontrarão livres de todas as impurezas da matéria. Sim, entendei: cada calamidade ou abalo, cada deslocamento do mundo terrícola serve para levá-lo àquela transformação. Deveis compreender que, chamado a desempenhar outras funções, não pode ele permanecer no mesmo meio: com correr dos dias, e mediante esses deslocamentos gradativos à Terra tomará lugar NAS REGIÕES DOS FLUIDOS SUTIS, ONDE TENDES DE VIVER. Enquanto isso, outro planeta, afastando-se por sua vez do seu centro de formação, virá desempenhar as funções que o vosso desempenhava. No fim do ciclo, no último período dessa transformação, isto é, quando a Terra passar ao estado fluídico puro (e ao de Espíritos Puros os que souberam perseverar até o fim), JESUS APARECERÁ NA PLENITUDE DO SEU PODER, DA SUA GLÓRIA DA SUA PUREZA PERFEITA E IMACULADA, PARA VOS MOSTRAR A VERDADE SEM VÉU, PARA VOS CONDUZIR AO CENTRO DA ONIPOTÊNCIA E VOS FAZER CONHECER O PAI.

ALZIRO ZARUR
PELO ESPÍRITO DE DEUS
(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 03/11/1970 - página 272 - Alziro Zarur)

P - No capitulo em pauta, disse Jesus: "Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é que o Reino de Deus veio até vós". Como explica isso o Espírito da Verdade?

R - A expressão PELO ESPÍRITO DE DEUS, considerada em relação a Jesus, significa - tirado da letra o espírito - A INFLUÊNCIA DIRETA QUE O SENHOR EXERCE SOBRE ELE. Em relação aos homens, deveis compreendê-la como designado os Espíritos purificados que o Senhor vos envia, na qualidade de MEDIANEIROS ENTRE A SUA BOA VONTADE E OS VOSSOS PRÓPRIOS ESPÍRITOS. Deus, o Senhor Onipotente, é - como sabeis - Uno, Único, Indivisível. Eterno, Infinito, Ele reina sobre todos os mundos, no Universo sem limites. Para todos os orbes, promulgou a Lei Imutável do Progresso, MAS A CADA UMA DAS MORADAS CELESTES DEU A CONSTITUIÇÃO QUE LHE ERA APROPRIADA. Nem todos os mundos têm de passar pelas mesmas fases. Assim como há Espíritos que nunca faliram, também há orbes que se conservaram  sempre fluídicos e outros mais ou menos materiais de acordo com as necessidades dos Espíritos a cuja habitação se destinam. Quando chegar a hora de vos dizermos o que significam estas palavras do Mestre "A MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI", nós vos daremos - a cerca da natureza dos mundos - explicações que não cabem agora, porque nos fariam sair do círculo em que, presentemente, nos devemos manter. CADA PLANETA TEM UM ESPÍRITO, DE PUREZA  PERFEITA, ENCARREGADO DE O DIRIGIR E FAZER PROGREDIR, DEPOIS DE LHE HAVER PRESIDIDO A FORMAÇÃO: EXATAMENTE COMO JESUS COM RELAÇÃO A TERRA. Tais Espíritos são perfeitos em tudo, não só do ponto de vista moral e espiritual, como também com referência ao saber, considerado este em face da obra e da missão que lhes confiou o Criador. Eles estão sempre em relação direta com Deus: podem aproximar-se do Centro da Onipotência. Por intermédio deles é que as vontades do Senhor se transmitem aos grandes Espíritos e destes aos homens, através de seus Anjos da Guarda ou Bons Espíritos, COM A RAPIDEZ DO PENSAMENTO. É este modo que o Espírito de Deus opera e desce até vós, com grande poder e glória, vencendo o mal com o Bem. Podeis, assim, compreender as palavras de Jesus aos escribas e fariseus: "MAS, SE EU EXPULSO OS DEMÔNIOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, É QUE O REINO DE DEUS VEIO ATÉ VÓS".

BELZEBU, SATANÁS, DEMÔNIO
(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 01/11/1970 - página 271 - ALZIRO ZARUR)

P - O próprio Jesus, no Evangelho, se refere a Belzebu, Satanás e Demônios. Tomando isso ao pé da letra, as igrejas humanas mantiveram sua crença em tais entidades. Qual a interpretação do Espírito da Verdade?

R - Para que o compreendessem e, sobretudo, o escutassem, Jesus apropriava sua linguagem ao estado das inteligências, e às idéias em voga, aos preconceitos e tradições dos homens a quem falava. Por isso é que empregava as expressões Belzebu, Satanás, Diabo, Príncipe dos Demônios,  QUE PARA ELE NÃO TINHAM - COMO NÃO DEVEM TER PARA OS HOMENS - MAIS DO QUE UM SENTIDO FIGURADO, servindo para designar os espíritos maus que, depois de haverem falido na  sua origem, permanecem nas sendas do mal, praticando-o contra os homens incautos. Acusado de usar poderes do Espírito das trevas, para realizar as obras admiráveis que operava, Jesus aponta aos escribas e aos fariseus seus próprios filhos hebreus como eles, dotado daquela faculdade, se bem que em grau bastante inferior. De fato, entre os judeus havia alguns homens de escol, Espíritos em missão naquele meio, COMO HÁ SEMPRE EM TODAS AS NAÇÕES, PARA MOSTRAREM O MELHOR NO CENTRO MESMO DO QUE EXISTIA DE PIOR. Havia homens sinceramente piedosos, que de coração obedeciam à Lei de Moisés, tendo em vista servir a Deus. Esses conseguiam, algumas vezes, por meio da prece e da perseverança, afastar os Espíritos malfazejos, que se manifestavam pela obsessão ou pela subjugação. Como já o explicamos, ESSES FILHOS DOS HOMENS SE PURIFICAVAM E ELEVAVAM-SE DE SEUS PAIS, CONSTITUINDO-SE ASSIM O JUÍZES NATURAIS DESTES ÚLTIMOS. Hoje, vós outros também sois acusados pelo escribas e fariseus, vossos contemporâneos, de agir sob influência diabólica, exatamente como o foi Jesus outrora. Diante do fato, repetimos as palavras do Mestre: "NENHUM REINO DIVIDIDO CONTRA SÍ MESMO PODERÁ SUBSISTIR". Podereis pela fé, pela prece, pelo conhecimento do Evangelho e do Apocalipse, esclarecer as consciencias, aliviar o sofrimento de vossos irmãos obsidiados, repelir os Espíritos da treva que desejam instalar-se entre vós. Cuidai, pois, de cumprir o Novo Mandamento do Cristo, elevando o pensamento, dominando a carne, para que a nova geração seja preparada para a grande TRANSIÇÃO DO MILÊNIO: CAMINHAI SEM MEDO, PORQUE NÓS MARCHAMOS À VOSSA FRENTE, EM DIREÇÃO AO MESTRE QUE VOLTA!
13ª CHAVE DA VOLTA DE JESUS (Alziro Zarur)

      E nesta chave iremos encontrar a profecia da CONVERSÃO DOS JUDEUS AO CRISTIANISMO DO CRISTO,  O SEU PRÓPRIO MESSIAS, POR ELES REJEITADO A QUASE 2.000 ANOS! Além das palavras de São Paulo Apóstolo (Aos Romanos, cap. 11), o que há de definitivo é esta impressionante passagem do Profeta Ezequiel, cap. 37, vs. 1 a 14: "Veio sobre mim a mão do Senhor; Ele me levou pelo Espírito e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez andar ao redor deles; eram muito numerosos na superfície do vale, e estavam sequíssimos. Então me perguntou: "- Filho do homem, ACASO PODERÃO REVIVER ESTES OSSOS?" Respondi: "- Tu o sabes, Senhor DEUS". Disse-me Ele: "Então podes profetizar a esses ossos, dizendo-lhes: - Ossos secos, escutai a palavra do Senhor. DEUS fala a todos vós, dizendo: "- Eis que farei entrar o Espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele, e porei em vós o Espírito, e vivereis. E sabereis que sou o Senhor DEUS." Então profetizei segundo me foi ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos, e se juntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o Espírito. Então ele me disse: "- Profetiza ao Espírito! Profetiza, ó filho do homem e dize-lhe: assim diz o Senhor DEUS: "- Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e sopra sobre estes mortos, para QUE VIVAM." Profetizei, como ele me ordenara, e o Espírito entrou neles, e viveram, e se puseram de pé - um exército sobremodo numeroso. Então me disse o Senhor: "- FILHO DO HOMEM, ESTES OSSOS SÃO TODA A CASA DE ISRAEL. Eis que dizem: "- Os nossos ossos secaram, morreu a nossa esperança; estamos de todo exterminados". Portanto, profetiza a todos eles, dizendo: assim diz o Senhor DEUS: - Eis que abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair delas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sebereis que sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz".

     Claro que toda essa linguagem é simbólica. JESUS ainda não viera à Terra, pessoalmente, no meio dos judeus, por serem eles o povo que mais acreditava no DEUS único e verdadeiro, graças à doutrinação impecável de Moisés para aquele tempo. Quando o homem só vive a vida animal, espiritualmente ele não passa de uma coleção de ossos ressequidos: o Espírito (isto é - DEUS) se ausenta do seu corpo. Ele seca, ele definha, até morrer. Assim ficou a casa de Israel, quando expulsou o Espírito encarnado em JESUS, O MESSIAS prometido ao povo hebreu. Pois bem: este é o caso de muitos chefes espirituais que criam DEUS à sua imagem, usando seu santo nome para trair, dividir e explorar. Oxalá se arrependam, como os israelitas, para que se convertam e realmente vivam!