12ª Chave da volta de Jesus (Continuação) - ALZIRO ZARUR

A LBV poderia citar muitas outras "maravilhas" do dogmatismo infalibilista. Mas para quê? Resta-nos, apenas, lembrar que até o positivismo negou a existência dos micróbios.

Mas a verdade é que o saber se multiplicou. Só nesta segunda metade do século XX, a ciência criou maravilhas que a Humanidade jamais imaginou ver e ouvir. Além do Apocalipse de Jesus segundo São João, encontramos predições espantosas na Bíblia Sagrada, exatamente no Velho Testamento, com a respeitável idade de 2.500 anos! Vamos abrir o Livro do Profeta Naum, cap. 2, vs. 4 e13: "Os carros passam furiosamente pelas ruas, e se cruzam velozes pelas praças; parecem tochas, correm como relâmpagos. (...) Eis que estou contra tí - diz o Senhor dos Exércitos - queimarei no fumo os teus carros".

Os aviões foram vistos pelo Profeta Isaías, cap. 60, v. 8: "Quem são estes que vêm voando como nuvem e como pombas voando ao seu pombal?"

Ezequiel, logo no capítuilo primeiro do seu livro, versículo 4, tem a antevisão dos discos voadores ou aeronaves espaciais. Eis o que ele escreveu, muito antes da primeira vinda de JESUS: "OLHEI, E EIS QUE UM VENTO TEMPESTUOSO VINHA DO NORTE, E UMA GRANDE NUVEM, COM FOGO A REVOLVER-SE, E RESPLENDOR AO REDOR DELA, E NO MEIO DISTO UMA COISA COMO METAL BRILHANTE QUE SAÍA  DO MEIO DO FOGO".

O progresso do ciência, gerando o materialismo tecnológico, está causando o esfriamento espiritual no Mundo. E a maioria dos pregadores, padres e pastores, subvencionados pelos poderosos para manterem o povo na linha dos fiéis de cabrestos, não sabem comunicar a mensagem de JESUS em Espírito e Verdade, à Luz do Novo Mandamento. Anti-reencarnacionistas declarados, eles continuam na letra que mata, mantendo o seu público na ignorância da VERDADE que liberta: "CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ". Mas essas religiões humanas estão lavrando sua própria sentença de morte: no fim deste ciclo histórico, as religiões radicalizadas na intransigência, negando a reencarnação, que é LEI de DEUS e, portanto, lei eterna, desaparecerão da face da Terra.
A CIRCULAÇÃO DO SANGUE

       "Harvey quer provar que o sangue passa do coração às artérias e, por meio delas, à intimidade dos tecidos que daí o aproveitam, e que em seguida passa às veias, por onde regressa, seguindo o mesmo caminho, ao coração onde é elaborado! Depois volta novamente às artérias de todo o organismo, e é recebido novamente pelas veias! Eu sorri, cofesso-o, e me admiro, também, de que uma hipótese falsa possa produzir tal prodígio. . ." (Jean Riolan, professor da Faculdade de Medicina de Paris, Decano do Colégio de França - "Opúsculos Anatômicos",  p. 337 - edição de 1652).

A TRANSFORMAÇÃO DAS ESPÉCIES

      "Lamarck não se esquece de declarar que não há espécies na Natureza e que, se os homens abraçam idéias contrárias,  tudo depende apenas do tempo que foi necessário para causar essas inumeráveis variedades de formas, sob as quais nos aparece hoje a natureza viva. . . Toda gente pode perceber que, idependentemente de muitos parologismos de detalhes, essa teoria assenta sobre duas hipóteses arbitrárias: uma é que seja a parte seminal que organiza o embrião; outra é que seja possível, através de desejos e esforços, engendrar orgãos aos seres vivos. Um sistema apoiado em tais bases poderá divertir a imaginação  de um poeta; mas não pode sustentar-se, um momento sequer, perante o exame de quem tenha dissecado uma víscera". (Georges Cuvier, Secretário Pertpétuo do Instituto, Membro da Academia das Ciências e da Academia Francesa, Professor do Colégio de França e do Museu, Inspetor Geral da Instrução Pública, Conselheiro de Estado, Par de França e Barão do Império - "Memórias da Academia das Ciências", volume XII).
PENSAMENTOS DE ALZIRO ZARUR

    - Amor é mais bela palavra pronunciada por todas as criaturas do Universo! Ela expressa o mais belo sentimento.

      Só quem ama espiritualmentem pode entender a Mensagem do nosso Mestre Jesus. Na verdade, o Cristo desceu à Terra para ensinar aos homens o caminho do Divino Amor.
       E disse: "Deus é Amor".
       Por isso deves tu amar a todos os seres, a todas as criaturas, sem distinção de raça e religiões, seguindo, desse modo o mandamento do Nazareno: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS TANTO QUANTO EU VOS AMEI".
PENSAMENTOS DE ALZIRO ZARUR

        O que vem pela frente é muito triste! Ai daqueles que não estiverem, MESMO, assinalados pela PROTEÇÃO DE DEUS! Antes que você, meu irmão, seja surpreendido pelas cenas terríveis desse tempo, eu suplico: faça caridade! Apague seu mal com todo o Bem que puder fazer. Trate de ORAR E VIGIAR.
PENSAMENTOS DE ALZIRO ZARUR

     Orar é a melhor maneira de sentir Deus no coração.
     Vigiar é ocupar todas as horas livres com alguma coisa boa, construtiva. Porque cérebro desocupado é oficina do diabo. Todos os crimes nascem de cérebros vazios. Que ora e vigia não tem tempo para pensar no mal.
A GRANDE TRANSIÇÃO
(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 24/10/1970 - página 266 - ALZIRO ZARUR)

P - Cremos na restauração do Sábado do Senhor, como cremos na restauração das Verdades do Evangelho e do Apocalipse do Cristo. Por isso mesmo, Satanás está em desespero, por saber que lhe resta pouco tempo. Como explica o Espírito da Verdade a hora que vivemos?

R - Estás vivendo, sem dúvida, a grande transição dos tempos chegados. Deveis perseverar na Doutrina do Novo Mandamento, enquanto se operam a reforma e a transformação dos cultos exteriores, a unificação de todos os homens pelo CRISTIANISMO DO CRISTO. Até lá, o sábado DEVE PERTENCER SEMPRE A DEUS, e muitos meios tendes de o consagrardes a Ele. Elevai ao Pai Eterno, mais amiúde e com mais fervor, os vossos pensamentos, pois nesse dia cessam as perturbações humanas - Satanás e suas seduções de ouro e prazerees ilusórios. Sejam mais numerosas as vossas boas obras: lembrai-vos - quer começando, quer encerrando a vossa semana de luta - das pobres criaturas que esperam socorro de seus irmãos em Deus. Santificai sempre o dia reservado ao repouso, TORNANDO MAIS ÚTIL ESSE REPOUSO. Imitai vossos irmãos do Espaço, cujos instantes - todos - se assinalam por obras de caridade incessante. Iniciai o sábado oferecendo-o ao Criador, qualquer que seja o culto exterior a que pertençais pelo nascimento,  e prestai a Deus O CULTO DA VOSSA ADORAÇÃO EM ESPÍRITO,  À LUZ DO NOVO MANDAMENTO. É o exemplo que dais aos irmãos que vos cercam, e que são conhecedores da vossa fé sem fronteiras. Presos aos cultos exteriores, gerados pela letra, serão levados a meditar na mensagem libertadora que lhes endereçais. Depois, ide levar aos necessitados o alivio e as consolações de que carecem. Ide aos que vos ofenderam para que também esqueçam AS VOSSAS FALTAS ANTIGAS. Levai a todos o perdão e a paz. Somente pelas obras  santificareis  o Sábado do Senhor, perseverando no Bem, até que sejam restauradas as VERDADES ETERNAS DO EVANGELHO E DO APOCALIPSE DO CRISTO DE DEUS.






SOLUÇÃO FINAL
(Alziro Zarur)

Quem  diz é o próprio JESUS, diretamente: BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TODAS AS COISAS MATERIAIS VOS SERÃO ACRESCENTADAS . E completa: CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Ora, buscar o Reino de DEUS e sua Justiça é conhecer a Verdade do Evangelho e do Apocalipse de JESUS, sempre à luz do Novo Mandamento. É a Verdade que liberta o homem da ignorância e de suas consequências: sectarismo, ódio, inveja, doença, mendicância, vício e tudo mais.

Por tudo isso é que a LBV ensina: governar é libertar a criatura humana pelo conhecimento da Verdade. O homem liberto sabe governar a sí mesmo, vencendo todas as consequências da ignorância espiritual, o maior de todos os flagelos que assolam a humanidade.

Sim, temos de repetir até o fim dos tempos: A MAIOR DESGRAÇA HUMANA É A IGNORÂNCIA DA LEI DIVINA. Não falamos mais de educação, mas de REEDUCAÇÃO com o Novo Mandamento de JESUS. E o trabalho da LBV deve ser entendido como três décadas de REEDUCAÇÃO GERAL, por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz.


JOÃO E JESUS INCOMPREENDIDOS
(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 10/10/1970 - página 256 - ALZIRO ZARUR)

P - Jesus censurou os Judeus porque não souberam compreender o Cristo e o seu Precursor. Como o Espírito da Verdade nos explica essas palavras do Mestre?

R - Armonizemos Mateus, XI: 16-19 e Lucas, VII: 31-35

      MATEUS: 16 - Com que hei de comparar esta geração? Ela se assemelha a crianças que, sentadas na praça pública e aos gritos, 17-dizem aos seus companheiros: "Tocamos flauta para vós outros e não dançastes! Entoamos lamentações e não chorastes!" 18-Pois veio João e, porque não come nem bebe, dizem: "Está possesso do demônio!" 19-Veio o Filho do Homem e, porque come e bebe, dizem: "Ali está um comilão e um bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores!" Todavia, a sabedoria é justificada por seus filhos. 

       LUCAS: 31 - Disse o Senhor: "Com que poderei comparar os homens desta geração? A quem se assemelham? 32-Assemelham-se a meninos que, sentados na praça e falando uns para com os outros, dizem: "Tocamos flauta para vós e não dançastes! Nós nos lamentamos e não chorastes!" 33-João Batista veio e, porque não come pão e nem bebe vinho,  dizeis: "Ele está possesso do demônio!" 34-O Filho do homem veio e, porque come e bebe, dizeis: "É um comilão e beberraz, amigos dos publicanos e dos pecadores!" 35-Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.

       Nesta linguagem, apropriada à capacidade intelectual daqueles que o ouviam, Jesus fazia ver aos homens que suas inteligências rebeldes recusavam todos os testemunhos, quaisquer que fossem, procurando para o que observavam UMA RAZÃO DE SER ESTRANHA À BONDADE DE DEUS, não se rendendo nem à evidência dos fatos. E completava: "Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos". Já estas palavras visavam ao futuro: OS QUE VIRAM NÃO COMPREENDERAM; COM O CORRER DOS SÉCULOS, OS ESPÍRITOS SE DESENVOLVERAM E, HOJE, VÓS  AS COMPREENDEIS. Sabios, filhos de Jesus, são os que compreendem as Verdades que os cegos negaram.
JESUS ENSINA JAMAIS JULGAR PELA APARÊNCIA
                                               Alziro Zarur

Vocês já pensaram na fato de que Jesus foi buscar doze pescadores para Apóstolos? Gente de uma simplicidade tosca, rude; gente que não tinha entendimento das "coisas" científicas, filosóficas, intelectuais; gente reputada ignorante. . . Por que Jesus foi buscar esses homens, e não doze doutores, doze políticos, doze governantes, doze imperadores? Por que Jesus foi buscar doze entre aqueles mais humildes do lugar? É como eu, que fui buscar vocês e me alegro em vocês, com vocês, porque Jesus os traria ao Seu redil, se estivesse no meu lugar. É a vitória da simplicidade, do coração limpo, que não tem dolo, não tem má-fé. Essa é a grande lição do Evangelho, que Deus sempre nos dá: não julgar ninguém pela aparência. Ás vezes, uma pessoa que nos parece muito elevada, é um espírito  vil, rastaquera, um espírito mercenário, hipócrita, farisaico. E, às vezes, uma pessoa simples, que nos parece sem nenhuma importância, é da mais alta importância.
JOÃO ESPÍRITO E JOÃO HOMEM

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 07/10/1970 - página 254 - ALZIRO ZARUR)

P - No ponto em estudo (Mateus, XI: 7-15, Lucas, VII: 24-30 e XVI: 16), Jesus afirma: "Em verdade vos digo que nenhum dos nascidos de ventre de mulher foi maior do que João Batista; entretanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele". Como o Espírito da Verdade explica esta assertiva do Mestre?

R - Falando desse modo, Jesus procurava impressionar fortemente os homens atrasados a quem se dirigia. Apresentando-lhes João, que tão grande era na Terra, como inferior ao que fosse o menor no Reino dos Céus, intentava desenvolver naqueles homens a aspiração por esse Reino e o desejo de alcançá-lo, ouvindo e guardando as palavras do Precursor e as suas próprias palavras, seguindo os caminhos que ambos traçaram: A DIFERENÇA ESTABELECIDA POR JESUS ENTRE JOÃO HOMEM E JOÃO ESPÍRITO DIZIA RESPEITO AOS ENTRAVES DA MATÉRIA. Por mais elevado que seja, o espírito sofre sempre a influência do corpo que o constrange. Mas, por isso mesmo, o Senhor não se serve de uma só medida, como faz a Humanidade, para julgar os atos de seus filhos. Quantas vezes o homem anatematiza seu irmão, por faltas derivadas da organização da máquina, E FECHA OS OLHOS ÀS FALTAS GRAVES PROVENIENTES DE DESVIOS DO ESPÍRITO. João humanizado era naturalmente menor do que João Espírito. E Jesus, comparando-o ao menor no Reino dos Céus, queria que o homem compreendesse a DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE O ESPÍRITO LIVRE DE ENTRAVES E O ESPÍRITO APRISIONADO NO CORPO. ALÉM DISSO, AFIRMAVA INDIRETAMENTE (SOB O VÉU QUE SÓ A NOVA REVELAÇÃO PODERIA LEVANTAR) SER SUPERIOR A JOÃO, PORQUE ELE - JESUS -  NÃO NASCERA DE VENTRE DE MULHER. E isso constitui a prova definitiva do que ensinamos a respeito da origem do Cristo e da virgindade de Maria Santíssima.


COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
                                                        Alziro Zarur

A palavra comunicação está na moda. Mas a que visa tanta "comunicação"?
Apenas ao lado material da vida, nas suas múltiplas manifestações.  E é só?
A vida é apenas isso - a orgia dos sentidos, nas letras e nas artes?
O que mais merece comunicação - o lado espiritual da sagrada pessoa humana - não é comunicado.
Neste campo, a sugestão da LBV, com toda Boa Vontade, é esta: promover em amplas bases populares o conhecimento do Evangelho e do Apocalipse de JESUS SEM NENHUM SECTARISMO RELIGIOSO, UNINDO A TODOS PELO BEM COMUM. 
É necessário esclarecer que não basta a alfabetização material ou intelectual: a mais importante é a ALFABETIZAÇÃO ESPIRITUAL, a única realmente capaz de libertar o Brasil do subdesenvolvimento. Neste sentido é uma necessidade a COMUNICAÇÃO, no rádio, na televisão, no jornal, na revista, no livro, na escola, na fábrica, na oficina, em todos os setores vitais da vida brasileira. O resto é apenas o jogo da mentira, filha da ignorância que escravisa o Brasil.
NOVO MANDAMENTO - CHAVE DO FUTURO
Alziro Zarur

    - Fiquem todos avisados que em outubro (1969) próximo vai ter início o ciclo final do Apocalipse e a maioria das pessoas está tão fora da realidade! Lamento isso profundamente. Basta vermos os sinais para sentirmos o momento trágico que a Humanidade está vivendo. Assistimos diariamente ao desenrolar de tragédias: assaltos, guerras, crimes absurdos em família - filhos que matam suas próprias mães, mães que matam seus filhos, . . .

       Pudéssemos nós Legionários, evitar essas catástrofes! Mas nem JESUS, nem DEUS podem evitar, já que DEUS obedece as suas próprias leis, dando, assim, exemplo de humildade. O  mundo, atualmente, é debochado, depravado, indiferente à espiritualidade. Nem Sodoma e Gomorra eram como a realidade atual. Pudéssemos evitar as consequências penosas que advirão desses abusos! Diante de todos esses acontecimentos, o CEU (Centro Espiritual Universalista) é o toque de reunir, de concentrar forças, é a chamada geral, a união de todos pelo bem de todos.
O GOVERNO DE CADA UM

     - Só governa quem ensina e Verdade. Governar o Brasil é libertar da ignorância todos os brasileiros, para que depois cada um se governe criando a riqueza de que a Nação precisa para não precisar de ninguém. Só assim nossa Pátria se colocará na vanguarda do mundo, SEM NENHUMA AJUDA ESTRANGEIRA.
FAZER O BEM - O MELHOR REMÉDIO
(Alziro Zarur)

Que sabe você de lepra, meu amigo?  Não há uma pessoa que não tenha a sua, e se você não se cuidar, se você não pagar o mal que fez com todo o bem que possa fazer, sua lepra vai também passar para o lado externo do corpo. Só há uma saída: é a prática do Bem.
A POLÍTICA DA PAZ

A LBV, que nunca aprovou a política da violência, fez a mesma revolução de JESUS - nas consciências, dentro das almas. Acontece que a liberdade nasce no Espírito, e fora dele jamais haverá liberdade. Quem o diz é JESUS, no seu Evangelho e no seu Apocalipse. A síntese é esta: CONHECEREIS A VERDADE (DE DEUS), E A VERDADE (DE DEUS) VOS LIBERTARÁ.
A HORA IMINENTE

Só a Doutrina do Novo Mandamento, que é a Doutrina de JESUS, poderá salvar o mundo. Um dia que não vem longe, o Novo Mandamento sacudirá a Organização das Nações Unidas, porque é a solução de todos os problemas do mundo. E não há, nem haverá, outra solução para todos os povos e nações da Terra.


ZARUR COMENTA O MUNDO

Nossa esperança é que DEUS pode mudar tudo, de um momento para  outro. Ele sabe o que faz, e age sempre na hora certa, embora pareça demorar por causa da "santa ignorância" que ainda rege os destinos dos homens. Ainda está em vigor o culto absoluto ao "bezerro de ouro", com novas roupagens e fatasias. Mas, como o rumo está escrito e o tempo não pára vão se cumprir TODAS AS RESTANTES PROFECIAS DE JESUS no seu Apocalipse. Quando o próximo e último Armagedon arrasar todas as modernas formas do Anti-Cristo, então sim, os "realistas" entenderão a irrealidade do seu realismo.
JESUS VOLTARÁ

Muitos não acreditam na volta de Jesus. Temos, pois, de esclarecer: primeiro, foi o próprio Jesus quem afirmou que voltará, nos Evangelhos e no Apocalipse; segundo, desta vez Ele não volta para ser crucificado. Neste fim de ciclo, apodrecido e gasto, tudo vai ser diferente, como revelou o Vidente de Patmos. Todos terão de ajustar suas contas, diante do Divino Tribunal, dentro da lei de causa e efeito. Será dado a cada um de acordo com suas obras. Em suma: desta vez, os crucificadores é que serão crucificados pelas suas maldades.
O FIM DO MUNDO

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 10/12/1970 - página  303 - ALZIRO ZARUR)

P - Todos estão interessados em saber a significação do "fim do mundo", que está no versículo 40 do capítulo XIII (Mateus). Como explica o Espírito da Verdade no CEU da LBV?

R - O fim do mundo, predito por Jesus e que, na parábola, corresponde ao tempo da ceifa, não é o que as interpretações humanas figuraram. Não se trata de um fenômeno repentino, como o imaginaram erroneamente quantos acreditaram que, de um instante para outro, o mundo inteiro seria transformado e renovado. O FIM DO MUNDO ESTÁ SENDO PREPARADO HÁ MUITO TEMPO E, POUCO A POUCO, SE VAI OPERANDO. Avançais para a época em que, pela só influência da vossa presença entre eles, os Espíritos inferiores que encarnam na Terra serão repelidos e fugirão para outros meios que lhe sejam menos incômodos. OS ESPÍRITOS INFERIORES, COMO SABEIS, TEMEM A PRESENÇA DOS ESPÍRITOS ELEVADOS. Não é natural que o homem devasso e vil fique embaraçado, pouco à vontade, numa reunião de pessoas de escol das mais instruídas e virtuosas? E não é natural, também, que volte - assim que lhe seja permitido - para o meio de seus iguais? É o que se dará com os Espíritos inferiores; quando chegar o fim do mundo, isto é, QUANDO, POR SE HAVEREM ELEVADO AS VOSSAS NATUREZAS, MUDANDO DE ORDEM, SUBINDO NA HIERARQUIA ESPIRITUAL, TUDO MUDARÁ EM TORNO DE VÓS. O joio terá sido, então, lançado ao fogo da purificação e o bom grão refulgirá aos olhos do Pai Celestial. Nesse tempo em que o vosso progresso será bastante para repelir os Espíritos inferiores que vos cercam, entrareis no princípio da Vida Espiritual. Quer isto dizer que, tanto para o homem quanto para o Planeta, a matéria será depurada, sem passar, contudo às condições de fluidos puros. Compreendei bem todas as fases, todos os graus que, de modo mais ou menos material, mais ou menos sutil, SEPARAM OS ESPÍRITOS ENCARNADOS NOS DIVERSOS MUNDOS QUE ELES OCUPAM. Chegando à primeira fase espiritual, a primeira separação da matéria espessa, entrareis numa categoria de Espíritos cujo INVÓLUCRO LEVE difere inteiramente do vosso invólucro atual, sem ser, todavia, completamente fluídico. Será uma vestimenta nova, que tereis de mudar ainda muitas vezes, antes de poderdes habitar MUNDOS FLUÍDICOS, o que acontecerá um dia, pois não deveis acreditar que, alcançando esse grau de adiantamento, estejais circunscrito ao planeta em que viveis. A  Terra também terá progredido; mas, nessa ocasião, TODOS OS MUNDOS CUJA CATEGORIA CORRESPONDA A DOS VOSSOS ESPÍRITOS, VOS PODERÃO SERVIR DE MORADA: NÃO ESTAREIS ADSTRITOS A HABITAR ESTES DE PREFERÊNCIA AQUELES. O fim do mundo, compreendido como sendo a época da colheita, se apresenta dividido em três períodos distintos: o primeiro é aquele em que os Espíritos inferiores foi e será "permitido" encarnar na Terra para - por sucessivas expiações e reencarnações - se purificarem, passarem de "filhos da iniquidade", que eram a "filhos do reino"; o segundo é aquele em que o joio começará a ser separado do trigo, aquele em que os Espíritos que se mantiverem culpados, rebeldes, voluntariamente cegos, serão afastados do vosso Planeta e deportados para mundos inferiores; o terceiro é aquele em que, concluída a separação do trigo e do joio, estará acabado o afastamento dos Espíritos inferiores; é, portanto, aquele em que A TERRA SE TERÁ TORNADO MORADA DE PAZ E DE FELICIDADE, DE BONS ESPÍRITOS JÁ APTOS A ENTRAR NA VIDA ESPIRITUAL, O QUE SE FARÁ COMO DISSEMOS, E A AVANÇAR, SOB A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS DO SENHOR E DE ESPÍRITOS ENCARNADOS EM MISSÃO NA VIA DO PROGRESSO, PELA CARIDADE, PELA CIÊNCIA, PELO AMOR INFINITO DO NOVO MANDAMENTO DO CRISTO DE DEUS!
REGRESSO DOS SETENTA E DOIS

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 03/10/1970 - página 251 - ALZIRO ZARUR)

P - Na passagem referente a volta dos 72 discípulos, Jesus disse: "Eu via Satanás caindo do céu como relâmpago". Como explica isso o Espírito da Verdade?

R - Vejamos Lucas, X: 17-20.

      17 - Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: "Senhor, até os demônios
       se  submetem a nós, em teu nome!" 18 - Jesus lhes disse: "Eu via Satanás caindo do céu como
       relâmpago. 19 - Vêdes que vos dei o poder de esmagar as serpentes, os escorpíões e todo o
       poder do inimigo; nada vos causará dano. 20 - Contudo, não vos alegreis por estarem os espíritos
       submetidos a vós; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos no céu".

       Dizendo aos discípulos que via Satanás cair do céu qual relâmpago, Jesus lhes falava, como sempre, figuradamente. Toda vez que tentardes combater o mal sob qualquer forma que se apresente, mas tendo em vista O PROGRESSO E O AMOR UNIVERSAL, O MAL SE PRECIPITARÁ NOS ABISMOS INSONDÁVEIS E SUA QUEDA SERVIRÁ PARA VOS ESCLARECER. Sempre que vos aventurardes por uma estrada desconhecida, perigosa e difícil, mas ao fim da qual podeis entrever o bem de vossos irmãos e o progresso da Humanidade, caminhais desassombradamente. Os répteis venenosos, que se ocultam por onde passais, não levantarão as cabeças malfazejas contra vós, nem vos lançarão seus dardos mortíferos. E vós os esmagareis com os pés, e eles se ocultarão envergonhados da derrota. DEUS PROTEGE OS QUE TRABALHAM COM ZELO NA OBRA QUE LHES CONFIOU. Por isso mesmo, não vos orgulheis nunca do que o Senhor permita que façais. Vosso objetivo e vossa única ambição devem constituir em ganhar a recompensa prometida. REJUBILAI-VOS, POIS, SE VIRDES  QUE VOSSAS OBRAS VOS AUTORIZAM A ESPERÁ-LA, MAS NÃO TIREIS DAÍ NENHUM MOTIVO DE VAIDADE. Na verdade, os que andam sinceramente no caminho do Mestre podem rejubilar-se, pois seus nomes ESTÃO ESCRITOS NO CÉU. O Cristo paga sempre ao trabalhador na razão do seu trabalho. Se, portanto, sentirdes que vossas obras são boas, sabeis igualmente que tendes os nomes escritos para o recebimento do salário. Daí a afirmação de Jesus: "Vedes que vos dei o poder de esmagar as serpentes, os escorpiões e todo o poder do inimigo: NADA VOS CAUSARÁ DANO. Contudo não vos alegreis por estarem os obsessores submetidos a vós; alegrai-vos antes POR ESTAREM OS VOSSOS NOMES ESCRITOS NO CÉU". Cristãos do Novo Mandamento, igual a dos discípulos deve ser a vossa alegria, porque também sois designados para trabalhar na Obra e conseguireis tudo o que tentardes em Seu nome, com o fim exclusivo de impulsionar o progresso da Humanidade!

  
A RECOMPENSA DO FIEL

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 30/09/1970 - página 248/249 - ALZIRO ZARUR)

P - Um ponto que mereceu as atenções do nosso Posto Familiar é o que se refere à  recompensa do discípulo fiel, no Evangelho segundo Mateus. Como o Espírito da Verdade explica essas palavras de Jesus?

R - Examinemos Mateus, X: 40-42 e XI: 1.

       40-"Aquele que vos recebe, a mim me recebe; e aquele que me recebe, recebe o Pai que me enviou. 41 - Aquele que recebe o profeta como profeta, receberá a recompensa do profeta; aquele que recebe o justo receberá a recompensa do justo. 42- Todo aquele que der de beber um copo d'água fria a um desses pequeninos, só por ser dos meus discípulos, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa." X:1-Logo que terminou essas instruções aos seus discípulos, Jesus partiu,  para pregar e ensinar nas cidades vizinhas.

O sentido e alcance destas palavras, dirigidas por Jesus, como ensino, aos homens de então e do futuro, podem resumir-se da forma seguinte: AQUELE QUE DEPOSITA SUA FÉ EM DEUS, E PROCEDE TENDO EM VISTA A VIDA ETERNA, OBTERÁ A RECOMPENSA RESERVADA AO FIEL. As palavras dos versículos 40 eram endereçadas aos Apóstolos: "Aquele que recebe os vossos ensinamentos recebe os meus, e quem recebe os meus ensinamentos recebe os do Pai, que me enviou". As palavras do versículo 41 são simbólicas: AQUELE QUE PROCEDE COM LOUVÁVEL INTUITO SERÁ RECOMPENSADO PELA SUA INTENÇÃO, DENTRO DA LEI DO AMOR E CARIDADE. Quanto às do versículo 42, encerram a seguinte lição para todos os homens: "O bem que fizerdes vos será contado no Livro da Vida, POR MENOR IMPORTÂNCIA QUE TENHA O VOSSO ATO,  E SEJA QUAL FOR A DOS IRMÃOS QUE TIVERDES SOCORRIDO
". Este versículo, contém o símbolo sagrado do copo d'água fluidificada, em que a Divina Providência, medicando vossas almas, purifica vossos corpos. Pois, na verdade, SE DEUS CRIOU A ÁGUA - E ESTE É O "GRANDE MILAGRE" - QUAL O REMÉDIO QUE ELE NÃO PODE COLOCAR DENTRO DELA? Tudo depende, apenas, do vosso merecimento.       

A TERRA ESTÁ CONTAMINADA

O mundo atual se depara com grandes acontecimentos e descobertas que foram há tempos profetizados com o Caráter Divino da Bíblia Sagrada. Hoje, para alguns, preocupam e assustam os terremotos, os tsunames, o aquecimento global, a falta de água no planeta, a descoberta de novos astros celestes e outras maravilhas mais. Para nós, esses fatos nos trazem a certeza de que as Profecias estão sendo cumpridas e, que, portanto, a volta de Jesus está próxima. Vale recordar as palavras de Isaías, capítulo 34, versículos 1 e 16: “VINDE CÁ, Ó NAÇÕES! E ESCUTAI, POVOS, PRESTAI ATENÇÃO! OUCA A TERRA, E O QUE ELA CONTÉM! BUSCAI DILIGENTEMENTE NO LIVRO DO SENHOR, E LEDE: NEM UMA SÓ DESTAS PROFECIAS FALHARÁ.” Apesar de estar tudo profetizado na Bíblia Sagrada, muitas pessoas questionam a Volta de Jesus. Mas as mesmas se esquecem que “PARA O SENHOR, UM DIA É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA. Jesus não retarda a sua volta. O dia do Senhor virá como ladrão.” Desta maneira se faz necessário, nestes tempos, ORAR E VIGIAR e nos preocuparmos com a pureza de nosso coração, valorizando o Bem que trazemos e buscando melhorar nossos pensamentos e ações, tendo como modelo o Divino Mestre Jesus, que nos legou o seu NOVO MANDAMENTO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI. Com esse Amor Divino – o Amor Universal, que é o Amor do próprio DEUS – adquirimos a chave da vida e a chave da morte, pois quem guarda esse NOVO MANDAMENTO, isto é, QUEM O PRATICA, não morrerá mais, já passou da morte para a vida!

Alziro Zarur, no Livro Mensagem de Jesus Para os Sobreviventes, alerta: “Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porque transgridem as leis, violam os estatutos e quebram os MANDAMENTOS do Senhor. Por isso, a maldição consome a Terra, e seus habitantes se tornam culpados; por isso, morrerão queimados os habitantes da Terra, e poucos homens restarão”. O trecho confirma o que estamos vivenciando: A LEI DE CAUSA E EFEITO. Por tantos anos o nosso planeta foi sendo destruído e contaminado pela maldade humana. Os Elementos Naturais sofrem o impacto das baixas vibrações dos moradores da Terra. Aproxima-se a hora predita nas Profecias Divinas – A HORA DO RESGATE, DO CHOQUE DE RETORNO. CADA UM RECEBERÁ DE ACORDO COM AS SUAS OBRAS. É A LEI.
Como avisa o Profeta Malaquias, capítulo 4: “Eis que vem o dia, diz o Senhor, que arderá como fornalha. Todos os soberbos e todos os que cometem perversidades, arderão como palha: o dia, que vem, os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem ramo nem raiz. Mas, PARA VÓS OUTROS, QUE TEMEIS O MEU NOME, NASCERÁ O SOL DA JUSTIÇA, TRAZENDO SALVAÇÃO NAS SUAS ASAS. PISAREIS OS PERVERSOS, PORQUE SE FARÃO CINZAS DEBAIXO DOS VOSSOS PÉS NAQUELE DIA, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS. EIS QUE VOS ENVIAREI O PROFETA ELIAS, ANTES QUE VENHA O E TERRÍVEL DIA DO SENHOR: ELE CONVERTERÁ O CORAÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS, E O CORAÇÃO DOS FILHOS A SEUS PAIS, PARA QUE EU NÃO VENHA E FIRA A TERRA COM MALDIÇÃO”. Assim, ESPERAMOS UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA, ONDE HABITARÁ A JUSTIÇA DE DEUS!
“OS ELEMENTOS SE DESFARÃO, ABRASADOS. A TERRA E AS OBRAS QUE NELA EXISTEM SERÃO ATINGIDAS. VISTO QUE TODAS ESSAS COISAS SERÃO ASSIM DESFEITAS, VIVEI EM SANTO PROCEDIMENTO, ESPERANDO E APRESSANDO O DIA DO SENHOR, POR CAUSA DO QUAL O CÉU INCENDIADO SE DESFARÁ E OS ELEMENTOS ABRASADOS SE DERRETERÃO” (II São Pedro, 3). [Matéria publicada no Informativo PAZ PARA O BRASIL, nº 1 - outubro/2007]
ELIAS DE NOVO NA TERRA

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 09/10/1970 - página 255)

P - Já sabemos que João era o "Elias que há de vir", conforme às Sagradas Escrituras. Mas que diz o Espírito da Verdade sobre a "futura missão" de Elias?

R - Disse o Mestre: "Se quiserdes compreender, João é o Elias que há de vir". E concluiu, dizendo: "Ouçam os que têm ouvidos de ouvir", Ele o fez para chamar a atenção tanto dos homens daquele tempo como dos homens do futuro, para as palavras que acabava de proferir, AS QUAIS ENCERRAVAM UM SENTIDO OCULTO, pois o Elias que havia de vir já viera. Sabeis que Jesus tinha a presciência do futuro: TODOS OS SÉCULOS VINDOUROS SE LHE PATENTEAVAM AOS OLHOS. Essas palavras, portanto, devem hoje prender-vos a atenção, tal como sucedeu na época em que foram ditas: CUMPRE QUE CONCLUAM A OBRA TODOS AQUELES QUE A COMEÇARAM. Assim, não acrediteis que, terminada a sua missão terrena, como Precursor do Cristo, João tenha deixado de trabalhar pelo progresso da Terra. Na condição de Espírito, ele continuou a cumprir sua missão. Neste momento, quando se prepara a volta de Jesus ao vosso mundo, escutai a palavra de Elias, que novamente clama aos povos, dizendo: "Arrependei-vos! Aproxima-se a hora do julgamento, e a morte pode surpreender-vos e entregar os Espíritos culpados à expiação na erraticidade e,  depois, as penas e angústias da reencarnação! Não vem longe o instante em que a Terra passará pelo cadinho da depuração,  em que OS MAUS SERÃO SEPARADOS DOS BONS; O  INSTANTE EM QUE OS ESPÍRITOS CULPADOS E REBELDES,  VOLUNTARIAMENTE CEGOS, SERÃO DEPORTADOS PARA OS MUNDOS INFERIORES, ONDE TERÃO DE EXPIAR SUA REBELDIA DURANTE LONGOS SÉCULOS! ORAI E VIGIAI, PARA NÃO SERDES SURPREENDIDOS; PURIFICAI-VOS PORQUE, EMBORA USURPADORES DESEJEM PENETRAR NA MORADA CELESTE, SÓ OS
ELEITOS SERÃO ALI RECEBIDOS. E TODOS VÓS SOIS DESTINADOS A FIGURAR ENTRE OS ELEITOS, OS QUE TAL SE TORNAREM PELO SEU MERECIMENTO!" Ouçam os que tem ouvidos de ouvir: Moisés - Elias - João, o Precursor, revive no meio de vós. Sua presença assinala imenso progresso, tanto no terreno espiritual quanto no moral e intelectual-científico. Sua missão é a do AMOR UNIVERSAL, CONSEQUÊNCIA DO NOVO MANDAMENTO QUE O CRISTO VOS LEGOU, HÁ QUASE DOIS MIL ANOS. Os tempos chegaram, com as clarinadas imortais do Apocalipse! Breve, também tereis na Terra os casos de aparição IDÊNTICOS AO DA APARIÇÃO DE JESUS, ISTO É,  POR INCORPORAÇÃO PURAMENTE PERISPIRÍTICA, MEDIANTE O  REVESTIMENTO DE UM PERISPÍRITO TANGÍVEL COM A APARÊNCIA DO CORPO HUMANO! COMO VOS DIZ A PALAVRA DE DEUS: O CRISTO VOLTARÁ COM OS SEUS ANJOS!


PRIMEIRO: ESTUDAR!


P – Hoje, graças as instruções do Centro Espiritual Universalista da LBV, compreendemos o perigo das sessões sem um preparo conveniente. Não é esta a orientação do CEU?
R – Claro que é. Ninguém deve participar daquilo que não conhece a fundo. Assim se explica a disciplina da LBV: primeiro – estudar! E meditar muito, orando e vigiando, para não se deixar iludir por encarnados e desencarnados. Os levianos acabam obsidiados, SEMPRE!

P – Que devemos entender por ANJO DA GUARDA?
R – Um Espírito de ordem elevada, que vos assiste durante a vossa permanência no mundo, e que vos aconselha sempre por intermédio da vossa consciência.

  
P – Os Espíritos podem aliviar o mal de alguém e atrair para ele a prosperidade?
R – As Leis Divinas são imutáveis, e todos têm de submeter-se a elas. Mas, não obstante isso, os bons Espíritos podem ajudar-vos a ter paciência, muita resignação, para suportardes os males que vos devem conduzir ao Bem. Esta é a melhor prosperidade.

P – Os Espíritos têm outra preocupação que não seja a de melhorarem individualmente?
R – A vida espiritual é uma ocupação constante, perseverante, permanente. E nada tem de penosa para os Espíritos bons.

P – Em que consiste a felicidade dos Espíritos bons?
R – Eles não têm ódio, inveja, ambição ou qualquer das paixões que fazem desgraçados os homens. O amor que os liga é, para eles, origem da suprema felicidade: são felizes pelo Bem que praticam.

P – Em que consiste o sofrimento dos Espíritos inferiores?
R – Em invejarem as pessoas que têm tudo o que lhes falta para serem “felizes”, e não quererem trabalhar para consegui-lo.Daí o ódio, o desespero, a ansiedade em que vivem, como joguetes da ignorância espiritual.

P – Quais os maiores sofrimentos que os Espíritos podem experimentar?
R – Todos os que decorrem da ignorância da Lei de Deus: a doença, o egoísmo, o orgulho, a inveja, a cólera e tantos mais. Entretanto, o maior castigo que eles podem sofrer é a crença de estarem condenados para sempre.

P – De onde procede a idéia cruel do fogo eterno?
R – Do total desconhecimento da Justiça de Deus. A doutrina do inferno, como tantas outras, é uma imagem tomada pela realidade. Mas só atemoriza os que não conhecem o Evangelho de Jesus, em Espírito e Verdade, sem à luz do Novo Mandamento.

P – Os Espíritos inferiores compreendem a felicidade dos justos?
R – Sim, e isso aumenta o seu suplício, que não deixa de parecer o fogo do inferno.

P – Pode ser eterna a duração dos sofrimentos?
R – Não, porque – como o CEU explica sempre – Deus não criou seres consagrados “eternamente” ao mal. Cedo ou tarde, neles desperta a necessidade irresistível de saírem do seu estado de inferioridade, para serem felizes. Para tanto, só há um caminho: a prática do Bem.

P – Pode o Espírito, separado do seu corpo, comunicar-se conosco?
R – Pode, sim, e o faz muitas vezes, sem que saibais entender o que ele quer comunicar.

P – E como podemos saber?
R – Por intermédio dos médiuns, pessoas aptas (graças ao seu desenvolvimento) a receber as comunicações dos Espíritos, pela escrita, pela audição, pela vidência ou qualquer outro meio. Mas é necessário conhecer a Doutrina de Jesus, através de todas as suas Revelações, para distinguir entre médiuns verdadeiros e falsos médiuns.

Preparem-se, a hora pode estar próxima!










Ora, todo aquele que conheceu a Verdade não pratica mais o mal, leberta-se do crime, mas todo aquele que não se liberta pela verdade continua na treva, continua no erro, continua praticando o mal, então sua vibração é má, sua coloração (da aura) é desbotada, caótica, confusa e o cheiro do seu espírito é horrível, é o magnetismo deteriorado, é exatamente o magnetismo do planeta Absinto, ele é o grande caminhão do lixo, ele é o grande fedor e vai levar da Terra todos os fedorentos. (...) Porque finalmente o planeta Terra vai ser promovido a categoria de Mundo Superior, não poderá ficar na Terra gente fedorenta, gente perversa, debochada, canalha, não pode ficar. O profeta Isaias deu a palavra de Deus dizendo: "A HUMANIDADE MORRERÁ QUEIMADA, CARBONIZADA, POUCOS HOMENS RESTARÃO". São aqueles simbólicos CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL que restarão. Mas por que? Como carbonizadas? Isto é, a Humanidade não está caprichando na bomba atômica, na bomba de hidrogênio, na bomba de cobalto? Os Estados Unidos da América do Norte não explodiram uma bomba subterrânea que foi abalar os telhados de Las Vegas? Vocês acham que as superpotências fazem maios de guerras pra botar no museu? Não é não, é pra usar minha gente, é pra usar.


O Brasil não não está livre do que vem por aí não, vem uma guerra atômica que ninguém pode evitar, nem Deus pode evitar, porque Deus obedece as suas Leis, cada um colhe aquilo que semeia. Não há ONU - Organizações das Nações Unidas - ou desunidas? Não há ONU nenhuma que possa acabar com guerra nenhuma. A ONU não tem força nem para acabar com a guerra no Oriente Médio, porque a Rússia dá um grito fecha a ONU, se os EUA dá um grito fecha a ONU, enquanto houver superpotências não há ONU que dê jeito, NINGUÉM EVITARÁ A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL - é o ARMAGEDON, esse Armagedon levará a Humanidade à ruina, é a ruína total dos homens. O que que voces queriam que eu dissesse, o que? Vamos soltar balão, vamos soltar estrelinhas? O mundo é uma beleza, tudo vai acabar bonitinho? Não vai não. Eu tenho que dar o recado de Deus aos homens.


PREPAREM-SE, porque vem aí o CAMINHÃO DO LIXO;


PREPAREM-SE, porque vem aí o planeta chamado Absinto, denominado "O Monstro" pelo vidente Nostradamus;


PREPAREM-SE, porque ninguém evitará a Gerra Atômica;


PREPAREM-SE, porque voces vão se separar de seus parentes, pai será separado de filho, filha será separada da mãe, de avó e de avô, neto separado de seus avós. Só restarão aqueles que estão assinalados pela limpeza do seu coração.

O que é que nós estamos esperando? Não estamos esperando mais nada, já sabemos tudo que vai acontecer, tudo está no livro MENSAGEM DE JESUS PARA OS SOBREVIVENTES, então o que é que nós estamos fazendo? Unindo as nossas forças, porque o semelhante atrai o semelhante, o bem atrai o bom, o piedoso atrai o piedoso, a mulher caridosa atrai a mulher caridosa, então estamos formando aquele REBANHO ÚNICO que so Jesus pode proteger, porque fora dele não há salvação.

(Alziro Zarur)


ODIAR PAI E MÃE?

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 27/09/1970 - página 247 - ALZIRO ZARUR)

P - Muitos se obstinam e não aceitar as palavras de Jesus, no versículo 26 de Lucas, no capítulo 25. Pedimos, por isso, uma resposta especial, através do CEU da LBV. Que diz o Espírito da Verdade?

R - Vamos reler: "Aquele que vem a mim, e não odeia a seu pai e a sua mãe, a seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo". Essa expressão NÃO ODEIA, oriunda de tantas traduções, e tão forte em vosso idioma, não tem - já o dissemos - tamanha energia na língua judaica. JESUS LANÇAVA UMA SEMENTE QUE TINHA DE FRUTIFICAR EM SOLO ÁRIDO E INGRATO; PRECISAVA, PORTANTO, QUE FOSSE VIGOROSA, PARA NELE ENTERRAR AS RAÍZES. Acreditais que o Mestre pudesse falar aos homens daquele tempo - sobretudo aos hebreus - a linguagem que hoje falais? Não tenteis vestir num povo a roupa de outro; deixai a cada um o que lhe foi, o que lhe é necessário. Tendes a pretensão de admirar os autores antigos; admitis a linguagem de que usaram, tão diferente da vossa, sob o pretexto de que estava adequada ao século em que viveram, e não quereis que seja assim na era em que Jesus apareceu aos homens? E o Mestre não falava a sábios, habituados às elegancias ou aticismos de linguagem. MAS AO POVO ATRASADO, MATERIAL E ENDURECIDO, A MASSA QUE - PARA SE DECIDIR A COMPREENDER - PRECISAVA OUVIR PALAVRAS ENÉRGICAS E OBSERVAR EXEMPLOS FRISANTES. Não! Por aquelas palavras, Jesus não pretendeu condenar, e não condenou, o amor da família, mas o excesso em em que tudo prejudica o homem e, afinal, o transvia. Sim, o homem deve consagrar-se à família, cumprir devotadamente todos os deveres para com ela, MAS NÃO DEVE FAZER DISSO UM CULTO, NÃO DEVE SACRIFICAR AO AMOR QUE CONSAGRA A SEUS PARENTES OS SAGRADOS INTERESSES E A FELICIDADE DE TODOS OS SEUS IRMÃOS EM DEUS: SERIA IMPERDOÁVEL EGOÍSMO! Jesus, com o coração cheio de amor e devotamento para com todos, empregava as expressões que mais impressionassem seus ouvintes, visando a libertá-los desse egoísmo, fazendo-lhes compreender que - devendo o futuro do Espírito ser O ÚNICO INTERESSE DO HOMEM - desde que um laço humano qualquer o possa desviar do caminho que tem de percorrer, importa que ele se desprenda desse laço. Para finalizar: PARA SER DISCÍPULO DO CRISTO, JAMAIS SERÁ LÍCITO AO HOMEM, SOB O PRETEXTO DO AMOR AOS SEUS OU PARA CONSERVAR A VIDA HUMANA,
PRATICAR UM ATO CONTRÁRIO AO EVANGELHO DO MESTRE, QUE É EXATAMENTE O EVANGELHO DE DEUS.
ZARUR RESPONDE:
O BRASIL E A CONSTITUIÇÃO ETERNA DO CRISTO

P – O senhor não acha que Deus não se mete em política?

R – Só pensam assim os que não conhecem o significado da Religião: Política, Ciência, Filosofia e Religião são quatro aspectos da mesma Verdade: DEUS. Portanto, POLÍTICA É A RELIGIÃO CIENTIFICAMENTE E FILOSOFICAMENTE PRATICADA. Resultará inútil todo o trabalho, mesmo bem intencionado, dos políticos brasileiros, se eles não colocarem sua política na órbita de Deus. Esta sentença não é de homem nenhum, mas do próprio Cristo, no Sermão da Montanha: “Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça (isto é, o conhecimento das imutáveis Leis de Deus) e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas (todas as soluções para os problemas que vos afligem pela perfeita aplicação das Leis Divinas)”. Isto é o que devem saber e executar os políticos brasileiros; não adianta combater efeitos, sem remover as causas erradas que geram esses efeitos, que reduzem o Brasil a escravo das grandes potências mundiais. É impossível resolver os problemas do nosso País (como a burocracia, que está dentro do homem ignorante das Leis que regem o mundo e a vida) sem a aplicação do Evangelho, a Carta das cartas, a CONSTITUIÇÃO ETERNA DO CRISTO, fundador e governante supremo do nosso planeta e sem o conhecimento de seu Apocalipse. Ele mesmo o declara, com toda a clareza: “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”. De quê? De tudo, da burocracia, do subdesenvolvimento, da confusão, da irresponsabilidade... E conclui o Mestre: "Sem mim, nada podereis fazer". Meditem, senhores: Governar é ensinar a cada brasileiro a governar a si mesmo! O resto é administrar. Ora, se o político brasileiro não sabe governar a si próprio, como poderá governar os outros?
[Alziro Zarur. Gazeta de Notícias, 09/05/67; 27/02/69]
A JUSTIÇA DE DEUS

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 11/11/1970 - página 278/279 - ALZIRO ZARUR)

P - Não podia ser mais feliz e edificante a explicação do capítulo em exame: uma pergunta, ainda, queremos formular ao Espirito da Verdade : - Pode haver Espírito eternamente culpado?

R - Quando Jesus falava (ou os Evangelhos falavam, em suas narrativas) em ESPÍRITO SANTO, esta expressão, como sabeis, designava os Espíritos Puros, ou Espíritos Superiores, os Bons Espíritos, que desempenham junto dos homens as funções de órgãos do Senhor, de seus ministros, mensageiros ou agentes, de acordo com o grau de elevação de cada um. Servindo-se da expressão ESPÍRITO SANTO, QUANDO TRATOU DA BLASFÊMIA CONTRA DEUS, Jesus o fez porque, como também já o dissemos, os judeus entendiam por Espírito Santo a inteligência mesma de Deus. Em última análise, tudo vem dar no mesmo, num caso e noutro, por isso que OS ESPÍRITOS DE LUZ NADA MAIS SÃO QUE O REFLEXO DA VONTADE DO SENHOR ONIPOTENTE. O homem que blasfema contra Deus é um rebelde às inspirações do seu Anjo da Guarda e dos Bons Espíritos; incorre em culpa grave e não obtém perdão ENQUANTO PERMANECE CULPADO E REBELDE: PORTANTO, A ETERNIDADE DO CASTIGO CORRESPONDE A ETERNIDADE DA FALTA. Se o Espírito permanecesse eternamente rebelde, seria réu de delito eterno; jamais obteria perdão na eternidade, nem além dela (para nos servirmos das expressões bíblicas). Mas não é nem pode ser assim. Por  efeito da onipotência, da justiça,  da bondade e da misericórdia infinita do Senhor, e de acordo com a promessa que Jesus fez,  em nome do Pai, e com o que disse na "Parábola do Filho Pródigo": MEU PAI NÃO QUER QUE PEREÇA NENHUM DESTES PEQUENINOS - VIM SALVAR O QUE ESTAVA PERDIDO, SEDE PERFEITOS COMO É PERFEITO O PAI QUE ESTÁ NO CÉU", não há Espírito culpado e rebelde que, no curso da Eternidade que se desdobra diante de sí, não experimente o influxo das Leis Imutáveis do progresso e da perfectibilidade, do sofrimento e da expiação. Não há Espírito que, usando de seu livre arbítrio, sob a ação de sua consciência, presa do remorso e do arrependimento, auxiliado na erraticidade pelos sofrimentos ou torturas morais adequados e proporcionados aos crimes e faltas cometidos, iluminado pelas provações e expiações, deixe - com o tempo e mediante a reencarnação - de voltar ao aprisco, assim como a ovelha transviada; de voltar à casa paterna, como o filho pródigo, arrependido e submisso. É assim a justiça de Deus: NINGUÉM HÁ QUE, PURIFICADO,  NÃO VENHA A SER, UM DIA, ACOLHIDO PELO PAI DE FAMÍLIA, PELO SENHOR ONIPOTENTE, DE INFINITA MISERICÓRDIA!
SOBRE OS TELHADOS

(Espírito da Verdade - Doutrina do CEU - 18/09/1970 - página 240 - ALZIRO ZARUR)

P - Disse Jesus, no capítulo em pauta: "O que vos digo, nas trevas, dizei-o vós, às claras, e o que escutais no ouvido pregai-o de sobre os telhados; porquanto o que dissestes nas trevas será dito às claras e o que houverdes falado ao ouvido, nos aposentos, será pregado sobre os telhados". Qual a explicação destas palavras, no CEU da LBV, pelo Espírito da Verdade?

R - Sendo pequeno o número das inteligências capazes de O copreenderem, a Jesus não era possível espalhar abertamente a sua Doutrina, para não encher de espanto e paralisar, a bem dizer, a Boa Vontade daqueles O ouviam, SEUS DISCÍPULOS, PORÉM, QUE VIVIAM SEMPRE ENTRE OS HOMENS, ESSES - TENDO DE ESPARGIR A LUZ EM DIVERSOS PONTOS AO MESMO TEMPO - NÃO ALARMARIAM TANTO OS ESPÍRITOS FRACOS AOS QUAIS SE DIRIGISSEM. Entendei: o Mestre falava a multidão apenas por Parábolas, a fim de preparar as inteligências, sem as sobrecarregar com um fardo de peso excessivo para a fraqueza delas. Se pregasse a sua Moral sublime em termos preciosos e claros, teria assustado a maioria dos seus ouvintes que, percebendo o abismo entre as crenças que professam e a Boa Nova que lhes era trazida, não ousariam, sequer, uma tentativa para o transporem. Meditai: AS PARÁBOLAS APRESENTAVAM AOS ESPÍRITOS ORIENTAIS A VANTAGEM DE PERMITIR QUE PROCURASSEM DAR-LHES A INTERPRETAÇÃO QUE LHES PARECE MAIS APROPRIADA OU MAIS LÓGICA. Desse modo eles se familiarizavam com as verdade novas, ainda cobertas por véus, cabendo aos discípulos arrancar, uma a uma, porém sempre sob o império e o véu da letra, as vendas que ocultavam a Luz àquelas inteligências obscurecidas. Novos Apóstolos que sois do Cristo, chamados a pregar a mensagem final deste ciclo de dois mil anos, procurai honrar a confiança do Redentor. O ESPÍRITO DA VERDADE DESCE PARA (DESPOJANDO DA LETRA O ESPÍRITO, LEVANTANDO O VÉU QUE JESUS TEVE DE LANÇAR - E LANÇOU - SOBRE AS SUAS PALAVRAS) EXPLICAR E DESENVOLVER A SUA DOUTRINA, TÃO SIMPLES E TÃO SUBLIME, OS FATOS QUALIFICADOS DE "MISTÉRIOS" E "MILAGRES" OS ENSINOS POR ELE DADOS, AS REVELAÇÕES QUE FEZ E FAZ, AS PROMESSAS QUE FORMULOU.  Publicai e pregai o que assim vos ensinam os Espíritos do Senhor, como órgãos do Espírito da Verdade na grande Obra da Salvação. Arrancai, uma por uma, todas as vendas que ocultam a Luz às inteligências obscurecidas. Paciência e perseverança; nós vos assistiremos, ATÉ A
O FIM DOS TEMPOS!
AJUNTAI OS TESOUROS NO CÉU
(Doutrina do CEU - ALZIRO ZARUR)

"Ajuntai tesouros no céu, onde o ladrão não rouba nem a traça rói". Estas palavras de Jesus não significa que deveis vos despojar de todos os bens humanos e que, somente assim, podereis chegar a Deus.
Não! Tal interpretação (segundo a letra que mata) vos levaria a consequências absurdas, ao mesmo tempo contrárias aos ensinamentos do Mestre, com referência às provas determinadas pela LEI DE CAUSA E EFEITO.
Estas palavras de Jesus significam (segundo o Espírito que vivifica) que a posse e uso, pelo homem, dos bens terrenos, DEVEM SER ISENTOS DE MAU EGOÍSMO E SANTIFICADOS PELA CARIDADE; que as boas obras de ordem material, intelectual e espiritual ou moral, assim praticadas, constituem AS ÚNICAS RIQUEZAS IMP
ERECÍVEIS, isto é, que AS RIQUEZAS ESPIRITUAIS são as únicas que, como elementos de progresso moral e caminho para a perfeição, religam a criatura ao Criador.


TODOS SÃO IGUAIS

(Espirito da Verdade - Doutrina do CEU - 13/09/1970 - página 238/239 -
ALZIRO ZARUR)

P -  A Doutrina do Novo Mandamento resolve todos os problemas de cada um de nós. Por isso lamentamos o que pretende o materialismo ateu: igualar os desiguais, diante da Lei Divina. No ponto em estudo Jesus diz: "O discipulo não está acima do Mestre, nem o servo acima do Senhor; basta ao discípulo ser como o Mestre e ao servo como o Senhor". Como interpreta estas palavras o Espírito da Verdade?

R - Aos olhos do Senhor Eterno são iguais todas as condições sociais dos homens; por conseguinte, o Senhor não é mais do que o servo. Só tem maior valor aquele que pratica, sempre com humildade, a Lei do Amor que Jesus veio trazer. Só será igual ao Mestre em moral, aquele que praticar sua moral. Compreendam bem os homens, no seu princípio, no objetivo e na suas consequências. A LEI NATURAL (E DIVINA) DA REENCARNAÇÃO, QUE LHES ENSINA SEREM A VIDA HUMANA E AS CONDIÇÕES SOCIAIS, PARA CADA UM DELES, UMA PROVAÇÃO OU UMA EXPIAÇÃO. Compreendam, e não esqueçam jamais que, pela pluralidade das existências e conforme ao grau de culpabilidade, as provações e as expiações - tendo por fim a purificação e o progresso - são apropriados às faltas cometidas nas encarnações precedentes. Assim, por exemplo, o senhor de ontem, duro e arrrogante, que faliu nas suas provas como senhor (fossem quais fossem, dentro da ordem social, sua posição ou poder no mundo). É O SERVO OU O CRIADO DE AMANHÃ. O sábio que ontem, materialista e orgulhoso, abusou da sua inteligência ou da sua ciência para desencaminhar os homens, para perverter as massas populares, É O CEGO, O IDIOTA OU O LOUCO DE AMANHÃ. O orador de ontem, que abusou gravemente da palavra para arrastar os homens ou aos povos a erros profundos. É O SURDO-MUDO DO DIA SEGUINTE. O que ontem dispôs da saúde, da força ou da beleza física, e gravemente abusou de tudo isso. É O SOFREDOR, O RAQUÍTICO, O DOENTE, O DESERDADO DA NATUREZA, O ENFERMO DE AMANHÃ. Se for certo que os corpos procedem dos corpos, não menos certo é que eles são apropriados às provações e às expiações por que o Espírito haja de passar, e que A ENCARNAÇÃO SE DÁ NO MEIO E NAS CONDIÇÕES ADEQUADOS AO CUMPRIMENTO DE TAIS PROVAÇÕES E EXPIAÇÕES. É o que explica como e por que, na mesma família, dois filhos, dois homens nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, se encontram em condições físicas tão diversas, tão opostos! De igual modo a diferença nas provações e a disparidade do avanço realizado nas vidas precedentes explicam por que e como - do ponto de vista moral ou intelectual - esses dois irmãos se acham em condições tão diversas, tão opostas! Compreenda o homem, e não esqueça jamais, que o mais próximo e mais querido parente de ontem e o mais caro amigo da véspera PODEM VIR A SER (E SÃO, MUITAS VEZES) O ESTRANHO E O DESCONHECIDO DO DIA SEGUINTE, QUE ELE A TODO INSTANTE PODERÁ ENCONTRAR,  ACOLHER OU REPELIR. Que os homens, portanto, cientes e compenetrados, de que a vida humana e as condições sociais são provações e, ao mesmo tempo, meio e modo de amparo e de concurso recíproco nas vias da reparação e do progresso, PRATIQUEM A LEI DO AMOR QUE É O NOVO MANDAMENTO DE JESUS, PARTILHANDO MUTUAMENTE O QUE POSSUAM DE NATUREZA MATERIAL OU INTELECTUAL, DANDO AQUELE QUE TEM AO QUE NÃO TEM, DANDO DE CORAÇÃO O AUXÍLIO DO CORAÇÃO, DOS BRAÇOS, DA BOLSA, DA INTELIGÊNCIA, DA PALAVRA E, SOBRETUDO, DO EXEMPLO. Entaão quando isso se verificar, estarão cumpridas em toda a sua verdade - sob os auspícios e a prática da Boa Vontade recíproca e solidária - essas palavras do Mestre: "Basta ao discípulo ser como o Mestre e ao
servo como o Senhor". Porque, não vos enganeis, NÃO HÁ IGUALDADE REAL FORA DA LEI UNIVERSAL DA REENCARNAÇÃO.

O NOVO MANDAMENTO DE JESUS

       A Revelação do Novo Mandamento prepara o ambiente desta unificação. Quando os homens souberem como é simples esta revelação deixarão de odiar em nome de Deus, em nome de religião, em nome de Pátria, em nome de política, em nome de ciência, em nome de arte, em nome de todas as loucuras humanas. NO PRINCÍPIO ERA O VERBO E O VERBO ESTAVA COM DEUS E O VERBO ERA DEUS. O MUNDO FOI FEITO POR ELE, TODAS AS COISAS FORAM, FEITAS POR ELE, E NADA DO QUE SE FEZ, SE FEZ SEM ELE - CRISTO DE DEUS.
       Então se ninguém entrou neste planeta sem a sua licença, evidentemente, todas as criaturas humanas são cristãs, e se a criatura humana é cristã, todas as religiões são, evidentemente cristãs com vários apelidos: budismo, islamismo, teosofia, umbanda, espiritismo, protestantismo, e todas mais. Mas, então se somos todos irmãos filhos do mesmo Pai, se todos nós somos do Cristo, então somos cristãos. Então só nos resta cumprir as ordens Dele, e as ordens Dele estão sintetizadas num Mandamento só e é um Mandamento Novo e está na Bíblia, está no Evangelho segundo São João, cap. 13:34 e diz: "UM NOVO MANDAMENTO EU VOS DOU: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI". Agora pense cada um na advertência do próprio Jesus: "POR QUE ME CHAMAIS SENHOR! SENHOR! MAS NÃO FAZEIS O QUE EU VOS MANDO? SEREIS MEUS DISCÍPULOS SE FIZERDES O QUE EU VOS MANDO. PERMANECEREIS EM MIM E EU PERMANECEREI EM VÓS. ISTO EU VOS MANDO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI,  A PONTO DE DAR A MINHA PRÓPRIA VIDA POR TODOS VÓS .
       Este é o grande aviso do Mestre. Se alguém descumprir o Seu Novo Mandamento será riscado do Livro da Vida Eterna. Não sou eu quem o afirma, quem sou eu? Mas o Novo Mandamento é a síntese de toda a Bíblia Sagrada, é a sintese de todas as atividades humanas.

ALZIRO ZARUR