ESPÍRITO  DA VERDADE - DOUTRINA DO CEU
página 49


CIÊNCIA DO CRISTIANISMO  (continuação)

P - Pode-se assistir as sessões com toda espécie de gente?

R - Não: somente com pessoas sérias, aquelas que se reunem com o pensamento em Deus, e por isso têm a assistência real dos Guias.

P - Todos devem procurar desenvolver suas mediunidades?

R - Todos são, mais ou menos, médiuns. Assim, convém que desenvolvam os seus dons, QUANDO ORIENTADOS por quem os possa orientar, dentro da Lei de Deus. Só então serão úteis aos semelhantes, aos bons Espíritos e a sí mesmos.

P - É permitido ao médium recusar os seus serviços?

R - Se assumiu o compromisso de fazer Caridade, não se justifica a recusa. A mediunidade é instrumento de redenção do seu portador, que não deve perder as ocasiões de estar em dia com a Lei, resgatando todos os seus débitos de vidas passadas.

P - Quais as condições imprescindíveis a uma sessão espiritual?

R - O recolhimento, a interiorização, a prece profunda, a paz de consciência e o desejo de fazer somente o Bem.

P - Podem os Espíritos ter influência sobre nós, quando nos achamos fora das sessões?

R - Sim, essa influência, desconhecida para a maioria, não deixa de ser real e muito importante. Daí a recomendação do Mestre: ORAI E VIGIAI.

P - Como se exerce tal influência sobre as pessoas?

R - Os Espíritos agem sobre o seu pensamento sem que elas o percebam. Atuam, muitas vezes, MATERIALMENTE, pelo emprego do fluido, como faz o magnetizador.

P - Essa influência é sempre boa?

R - Depende do sentimento do Espírito: se ele é bom, sua influência é salutar; se é mau, sua influência é perniciosa. Convém, pois, chamar a si os bons Espíritos, que afastam os maus, imediatamente, QUANDO HÁ MERECIMENTO.

P - Como permite Deus - que é infinitamente bom - que os Espíritos maus nos venham induzir ao mau ou fazer-nos sofrer?

R - Para vos experimentar. Porque permite Deus que o homem mau arraste outros à prática do crime? O caso é idêntico. Lembrai-vos: os Espíritos maus não podem fazer mau algum aos que têm a assistência dos Espíritos bons.

P - Mas os Bons Espíritos estarão dispostos, sempre, a nos proteger?

R - Sim, se o chamardes sempre. Deus destinou a cada um de vós um Protetor, Guia, ou Anjo da Guarda.

P - Basta oração para afastar os Espíritos perversos?

R - Certamente não: é preciso praticar sempre o Bem.

P - O que é obsessão?

R - A união de um Espírito mau a uma pessoa, com o fim de atormentá-la e fazê-la praticar atos ridículos ou nefastos. Nessa condições, tal pessoa fica reduzida ao estado de demência.

P - Os médiuns podem estar expostos à obsessão?

R - Sim, quando não estudam, não levam a sério a sua responsabilidade e aceitam tudo o que dizem os maus Espíritos, através de falsos médiuns, que às vezes, falam por sí mesmos, sem Espírito algum.

P - Como fazer cessar a obsessão?

R - Pela união permanente com Deus, pela prece e pela prática incessante da Caridade, que não se limita à distribuição de donativos em dinheiro. Caridade é AMOR para com todos, principalmente para com os inimigos.

ALZIRO ZARUR




ESPÍRITO DA VERDADE - DOUTRINA DO CEU - PG. 48

CIÊNCIA DO CRISTIANISMO

P - Como Legionários da Boa Vontade, sabemos que a grandeza da LBV reside no seu  descortino fraternal, anti-sectária, na vivência maravilhosa do Novo Mandamento de Jesus. Qual a posição do CEU diante do Espiritismo?

R - De absoluto respeito à Terceira Revelação, sem a qual seria impossível a explicação do Apocalipse. À Codificação de Allan Kardec, deve a Humanidade o caminho da sua libertação espiritual. O Espiritismo é a CIÊNCIA DO CRISTIANISMO DO CRISTO, o Cristianismo que só se revelou com "O Livro dos Espíritos", em 1857. A Verdadeira Era Cristã teve início com as obras do Codificador.

P - A vantagem em praticar o Espiritismo?

R - Sim, depois do estudo profundo que impõe a dignidade das coisas sérias. A maioria, infelizmente, não estuda, e daí resultam os fatos que lamentamos.

P - Como se deve praticá-lo?

R - Após o conhecimento perfeito da Terceira Revelação, o mais seguro desenvolvimento das mediunidades. Depois, sim, participar de reuniões sérias, com uma pontualidade LEGIONÁRIA, pois os Guias não têm tempo a perder nem abençoam frivolidades. Sua missão é a Caridade do AMAI-VOS, instruindo os Espíritos inferiores, ajudando os sofredores que se querem libertar da ignorância espiritual, enfim - reeducando a todos no CRISTIANISMO DO NOVO MANDAMENTO.

P - Como se pode abusar do Espiritismo?

R - Fazendo evocações com finalidade puramente diversionista; recebendo e valorizando comunicações puerís; evocando Espíritos para receber uma paga dos que desejam ouvi-los. Esse é o baixo Espirtismo a que aludem os representantes da treva internacional, e que só aproveita aos que desejam renome e projeção em rádio, jornal e televisão.

P - Corre perigo quem recebe comunicações estando sozinho?

R - Sem dúvida. Os médiuns que as recebem nessas ocasiões, acabam sempre obsessos, no fim de pouco tempo. Conta-se nos dedos os que, como João, na Ilha de Patmos, podem trabalhar em solidão total.

ALZIRO ZARUR


(amanhã continuaremos)